Personal Branding: O que é Marca Pessoal?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

O que é Marca Pessoal ou Personal Branding?

Escrito por: UniMetrocamp em parceria com a Nube

Marca pessoal, segundo a especialista, Deize Andrade, “é a impressão estimulada no mundo por meio de nossas palavras, atitudes e ações. É a percepção construída ao longo da nossa carreira, seja na memória ou no coração dos outros. Pode-se definir como uma expressão particular de cada um. Contudo, personal branding é a gestão e a tática conscientemente adotada com o objetivo de causar o impacto desejado nas relações”, explica Deize.   

Quais os objetivos e beneficios do Personal Branding?

Esse planejamento é vital, principalmente se você quer conquistar diferenciais na sua carreira e vida profissional. O objetivo do Personal Branding é construir uma imagem positiva sobre si mesmo, que se destaque no mercado de trabalho e que te auxilie a criar uma boa percepção da sua imagem pessoal e profissional.

Desse modo, o Personal Branding pode te beneficiar trazendo reconhecimento, notoriedade e fazer com que chefes, colegas e outras pessoas importantes lembrem de você. Dessa maneira, as chances de ser considerado como uma opção a uma vaga de emprego ou em projetos importantes, se tornam ainda maiores.

Como ter sua marca pessoal definida te auxilia no mercado de trabalho?

Com a concorrência acirrada do mercado, os candidatos e empregados mais preparados tendem a captar maior atenção, por isso essa estratégia pode ajudar nessa condução. As suas crenças pessoais quando aplicadas nas suas funções de trabalho e sendo percebidas, podem abrir mais espaços para oportunidades. Entretanto, esse ponto requer cautela. “Investir no acompanhamento, para gerar a percepção de atributos individuais e produzir valores pessoais, deve ir em direção à verdade e sempre genuinamente. Forjar uma visão distante de si prejudica todo esse processo”, alerta Deize.   

Portanto, para atingir objetivos e obter sucesso, trabalhar sua marca pessoal aliada a sua essência é indispensável. Alguns acreditam ser preciso mudar a própria personalidade na tentativa de transformar-se em pessoas mais interessantes. No entanto, “isso não é necessário, você deve simplesmente reconhecer e alinhar os seus pontos positivos a esse plano, isso ajudará a torná-lo alguém especial”, orienta Deize.

Como definir meu Branding Pessoal?

Veja cinco sugestões eficientes em Personal Branding para construção e definição de seu personal branding. Com elas você pode conseguir se desenvolver e conquistar uma presença pessoal e profissional mais marcante.

1 – Marca pessoal e sua aparência

A forma como você se apresenta nos ambientes será a primeira maneira que você será percebido por todos, tornando-se então uma escolha sua para a construção dessa percepção imagética. Mas lembre-se: não se trata unicamente de estar alinhado ao dress code, ou seja o código de vestimenta elementar em cada ambiente, mas também são as suas práticas e comportamentos os responsáveis por moldar essa lembrança.

2 – Como está a comunicação visual de seus materiais?

Um cartão de visita de aspecto agradável ou mesmo um currículo organizado são cruciais para transmitir clareza e notoriedade. Tente manter um padrão para construir uma comunicação visual característica e particular, e que farão os outros instantaneamente pensarem em você. 

Não exagere em efeitos visuais, filtros, diversas fontes ou cores. Encontre uma maneira de transferir sua personalidade para seus materiais visuais, utilizando de estratégias como roda das cores e estudos sobre comunicação visual para construir materiais bonitos e atrativos da maneira correta. 

3 – Suas mudanças de emprego e seu currículo

A sua trajetória curricular diz bastante sobre quem você é profissionalmente. Seu currículo e sua jornada profissional são pistas sobre o seu comprometimento e credibilidade. Pular de uma empresa para a outra ou fazer infinitas trocas de cargo em busca apenas de salários melhores não ajuda nessa construção de marca pessoal. Assim como ficar muitos anos na mesma função. 

É interessante que seu currículo demonstre sua experiência, expertise e confiabilidade. Selecione bons fatos e acontecimentos, escreva sobre sua história de modo positivo e sempre buscando evidenciar suas capacidades e aptidões. É essencial se ver com bons olhos para que você consiga transmitir essa mesma visão em âmbitos profissionais e sociais.

4 – Desenvolva o seu networking

Expandir a rede de contatos profissionais, conhecendo pessoas influentes, importantes e principalmente com ética, fazem parte da construção de um bom networking e desenvolvimento da sua personal branding. Essas aproximações devem vir acompanhadas de respeito, sinceridade e naturalidade. Mantenha sempre o profissionalismo e o cuidado para não se tornar invasivo.  Portanto, evite ser o famoso “chato”.

5 – Você também é o ritmo de suas entregas

De nada adianta falar bem de si, apresentar um ótimo aspecto exterior e não desempenhar bem na sua produtividade. A performance individual é um dos fatores principais para compor a sua imagem de maneira positiva.

Quais as diferenças entre Personal Branding e Marketing Pessoal?

Apesar de similares, o Personal Branding é centrado na criação de uma identidade e de uma reputação em torno dos seus produtos ou serviços. Consiste em criar ligações com o público-alvo através da narração de histórias e conteúdo visual, bem como assegurar de forma consistente que o nome da marca, ou o seu, seja associado a sentimentos positivos e boas experiências.

Por outro lado, o Marketing Pessoal está centrado na realização de ações mais diretas para atrair e envolver o público alvo. Envolve esforços como a criação e distribuição de conteúdos, atividades de construção de relações com os principais influenciadores da indústria, alavancando estratégias de marketing eficazes como SEO ou campanhas de e-mail para chegar a potenciais clientes, monitorização de métricas rastreáveis para análise, e muito mais.

  

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios