Passo a passo: aprenda como definir e alcançar os objetivos de carreira

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

O começo de um novo ciclo é sempre o período em que muitas pessoas aproveitam para traçar objetivos de carreira e em diversas outras áreas da vida. Por serem uma época inspiradora e de renovação, os primeiros meses do ano são, de fato, uma boa fase para tirar os planos do papel.

Definir objetivos profissionais é uma estratégia fundamental para quem busca crescimento de carreira e quer começar a dar os primeiros passos. Portanto, nada melhor do que fazer um bom planejamento visando ter mais controle dessa área da vida e projetar melhor o futuro.

Neste post, vamos mostrar o passo a passo para definir planos de carreira e alcançar objetivos profissionais. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Por que fazer um planejamento profissional?

Que ter objetivos de carreira bem definidos é algo positivo para a vida profissional, praticamente, ninguém duvida. O que muitas pessoas não se dão conta é que, para alcançá-los, é preciso ter também um plano de ação.

Apenas ter em mente quais são as conquistas desejadas em sua vida profissional não faz com que elas se tornem próximas. No entanto, definir metas, das mais simples até as mais complexas, é uma maneira de garantir que os seus planos comecem a fazer parte da sua realidade.

Por que não aproveitar o começo do ano para planejar os passos que você quer dar em direção aos seus objetivos profissionais? Dessa forma, é possível estabelecer prazos e metas para que o planejamento seja seguido.

Por exemplo, suponha que você queira mudar a área de atuação. Portanto, uma especialização pode ser a solução para trabalhar onde deseja. Desse modo, colocar em seu planejamento profissional que você vai adaptar a rotina nos próximos meses para, no segundo semestre do ano, matricular-se em uma pós-graduação, é um exemplo de atitude para tornar o seu objetivo cada vez mais alcançável.

Como definir e alcançar objetivos de carreira?

Após compreender a importância de fazer um planejamento profissional, chegou a hora de descobrir como definir seus objetivos de carreira para, enfim, traçar estratégias para alcançá-los. Saiba mais a seguir!

Prepare-se mentalmente

A preparação mental é um dos passos mais importantes para estabelecer metas. Isso porque, ao longo do dia a dia, sobretudo quando surgem problemas ou adversidades, é comum desviar o foco dos seus objetivos e até deixá-los de lado.

Entretanto, quando você já se preparou mentalmente para se concentrar naquilo que deseja para o futuro e começar a construir seu caminho, é muito mais difícil perder o foco ou desanimar no meio da jornada. Por isso, estabeleça o que é necessário para se preparar mentalmente e dê atenção às suas necessidades.

Usando o exemplo anterior, se um profissional quer se arriscar em uma nova carreira, é necessária uma boa preparação para não afetar seu bem-estar durante essa transição. Até mesmo fazer uma reserva financeira é uma maneira de cuidar também da saúde mental e se organizar adequadamente.

Tenha clareza nos objetivos

É muito fácil perder o foco se o objetivo não é muito específico. Pense em uma pessoa que almeja se tornar milionária. Essa é uma meta que pode ser alcançada, mas percebe como ela é muito vaga?

Agora imagine alguém que se propõe a juntar seu primeiro milhão de reais até os 50 anos visando viver tranquilamente a terceira idade. Note que, dessa vez, existe uma meta, um prazo e uma motivação. Isso faz com que o objetivo seja mais claro e que estratégias adequadas passem a ser tomadas para alcançá-lo, como poupar uma determinada quantia todo mês em uma carteira de investimentos rentável.

Faça uma autoanálise

Primeiro, para saber o que você espera do futuro, é necessário entender o que gosta de fazer, quais são os seus maiores sonhos, entre outros fatores. Para isso, uma boa dose de autoanálise com um toque extra de autoconhecimento é essencial.

A autoanálise também permite identificar fatores que estão atrapalhando seu desenvolvimento de carreira e pessoal, assim como ajuda a reconhecer quais são os pontos positivos que podem fazer seus objetivos serem conquistados.

Contudo, é preciso ressaltar que o autoconhecimento e a autoanálise não são feitos da noite para o dia. Requer tempo para reconhecer suas qualidades e os fatores que ajudam a definir seus objetivos de carreira, tal como os pontos negativos e o que atrapalha a realização dos seus sonhos.

Por isso, não tente se apressar, nem se cobre demais. Mas vale a pena tomar pequenas atitudes que já fazem uma grande diferença. Por exemplo, parar de procrastinar tarefas desde o ato de dobrar as roupas recolhidas do varal até a busca por uma nova graduação.

Trabalhe para alcançar os objetivos

Uma forma de tornar o seu maior objetivo alcançável, é fragmentá-lo em pequenas metas que você pode trabalhar no dia a dia. Quer um exemplo prático? Pense em uma pessoa que quer fazer doutorado. O que é necessário para chegar até esse ponto?

Algo que é fundamental para passar nos processos seletivos da pós-graduação stricto sensu são os testes de proficiência de outro idioma, geralmente o inglês. Desse modo, se o indivíduo ainda não domina essa língua, é possível começar a estudar desde já para se aproximar do objetivo final.

Fortaleça os pontos fracos

O momento de autoconhecimento vai ser importante em todos os outros passos para definir seus objetivos de carreira. Afinal, ele permite que você identifique os pontos fracos que ainda precisam ser trabalhados e quais são as demais barreiras no seu caminho, mas que não estão no seu controle.

Os pontos fracos individuais são capazes de serem fortalecidos até se tornarem qualidades profissionais. Sabe aquele líder que tem uma ótima oratória? Pode ser que, anteriormente, ele tinha muita dificuldade de falar em público e, ao identificar isso, começou a treinar até se tornar algo natural.

Já em relação às adversidades que surgem em seu caminho, mas que não estão sob o seu controle, é possível encontrar estratégias para contorná-las ou enfrentá-las, dependendo do contexto e dos riscos envolvidos.

Aproveite as oportunidades

Por fim, sempre fique de olho nas oportunidades que aparecem pelo caminho e não tenha medo de aproveitá-las. Muitas vezes, surgem chances de se aproximar do seu objetivo que você nunca imaginaria existir. Por isso, é fundamental usufruir do que aparece de positivo em sua jornada.

Como visto, ter boas metas é muito benéfico para alcançar os objetivos de carreira. Afinal, elas permitem que cada passo adequado seja dado por vez, ajudam no desenvolvimento pessoal e, é claro, proporcionam o sentimento de realização e sucesso profissional.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios