A graduação em Direito abre um vasto leque de oportunidades profissionais para aqueles que têm paixão pela justiça e pelo sistema jurídico. Mas todas elas exigem muita dedicação e esforço ao longo dos cinco anos de formação. O curso requer bastante leitura e atualização constante das inúmeras leis que envolvem a área jurídica. Embora muitas pessoas associem a advocacia a essa formação, é importante destacar que ela é sim uma das opções mais populares, mas, claro, o Direito não se limita a isso. Existem diversas áreas de atuação para os graduados em Direito e vamos te mostrar algumas a seguir.
Desembargador
Os desembargadores são escolhidos pelo presidente da República ou pelo governador estadual, após uma lista ser produzida pelo Ministério Público ou OAB. Mas para exercer este cargo não basta apenas ter graduação em Direito, o jurista precisa ter, pelo menos, 10 anos de experiência na área. Como requer grandes responsabilidades, como revisar e julgar recursos, tomar decisões judiciais de segunda instância e contribuir para o desenvolvimento do sistema jurídico, o cargo tem uma remuneração atrativa e o salário inicial é superior a R$30 mil.
Defensor público
Fornecer assistência jurídica gratuita a pessoas que não podem pagar por serviços advocatícios, garantido o acesso à justiça para todos, conforme assegura a lei.
Juiz
É uma das carreiras mais cobiçadas no Direito, justamente pela sua remuneração, que pode chegar a R$28 mil já no início da carreira. O juiz pode atuar na esfera estadual e federal e tem como uma de suas funções presidir audiências, analisar evidências e julgar de forma imparcial processos que envolvem cidadãos, organizações e agentes públicos.
Promotor público
É o profissional que representa o Estado na acusação de crimes, conduz investigações, apresenta casos em tribunais e garante que a justiça seja aplicada corretamente em nome da sociedade.
Advocacia
A advocacia é a carreira mais comum e popular para os formados em Direito. Os advogados atuam na representação legal de indivíduos, empresas ou instituições em diversas áreas, como direito civil, direito criminal, direito trabalhista, direito internacional, direito empresarial e direito digital, área bastante em alta e que surgiu com a necessidade de regulamentar as relações no ambiente digital e editar normas dentro do espaço virtual, evitando práticas abusivas.
Quais as áreas mais bem remuneradas?
Esta é uma das principais perguntas que os graduados em direito mais fazem antes de decidir a sua área de atuação. Mas é importante destacar que isso depende de vários fatores, como localização geográfica, experiência, especialização, setor de atuação, dedicação e demanda de mercado. Entre elas estão a magistratura, direito trabalhista, direito tributário, delegado de polícia, promotor de justiça, direito eleitoral, compliance jurídico e direito digital.
Gostou? Então conheça melhor nosso curso e amplie suas possibilidades.