A gastronomia é uma área que vive um momento de ascensão e que envolve não apenas a preparação de alimentos, mas também a criatividade, a arte e a ciência culinária. Para os profissionais formados nesse ramo, as oportunidades de carreira são muitas e diversificadas. Para te ajudar a entender melhor, exploraremos cinco áreas de atuação que um profissional formado em gastronomia pode seguir.
Chef de Cozinha
Uma das opções mais populares e altamente exigente para os graduados em gastronomia é se tornar um chef de cozinha. Nessa função, você pode trabalhar em restaurantes, hotéis, navios ou até mesmo abrir seu próprio negócio. Como chef, você será responsável por supervisionar a equipe de cozinha, não apenas colocar a mão na massa como muitos pensam, além de criar cardápios, garantir a qualidade dos pratos e manter os padrões de higiene e segurança alimentar. Essa é uma área altamente exigente, mas também gratificante para aqueles que amam a culinária e desejam mostrar suas habilidades ao mundo.
Consultoria Gastronômica
Outra área interessante para profissionais formados em gastronomia é a consultoria gastronômica. Nesse campo, o profissional pode oferecer orientação especializada a restaurantes e empresas de alimentos e bebidas. Como consultor gastronômico, ajudará no desenvolvimento de cardápios, na melhoria da eficiência operacional e no treinamento da equipe. Essa função permite que você utilize o conhecimento adquirido em anos de estudo e experiência com outras pessoas, contribuindo para o sucesso de empresas do ramo.
Gestão de Alimentos e Bebidas
Para aqueles que desejam combinar sua paixão pela gastronomia com habilidades gerenciais, a área de gestão de alimentos e bebidas oferece uma excelente oportunidade. Nessa função, o gastrônomo será responsável pela administração de operações culinárias, gerenciamento de estoque, controle de custos, contratação e treinamento de pessoal, assim como pela supervisão geral de restaurantes, hotéis ou estabelecimentos similares.
Confeitaria e panificação
Nem sempre as pessoas lembram da confeitaria e panificação como parte da gastronomia, mas ela não se resume apenas a pratos salgados. A confeitaria é uma área desafiadora, pois além do uso de medidas exatas para ter um bom resultado, ela requer muita habilidade e técnica para harmonizar diferentes ingredientes.
Personal chef
O personal chef atua em residências, empresas ou em eventos específicos e, junto com sua equipe, é responsável por definir o menu, comprar os ingredientes, preparar os pratos e realizar o evento. O personal chef oferece uma experiência gastronômica para os seus clientes.
Mas vale lembrar, além delas existem diversas outras áreas possíveis de atuação no ramo. Já escolheu a sua?