Como organizar o tempo para estudar para o vestibular?

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Passar no vestibular é a grande preocupação de parte dos jovens brasileiros que sonham com uma universidade. E não existe fórmula mágica: é preciso se debruçar nos livros. No entanto, saber como organizar o tempo para estudar é um desafio, ainda mais quando tentamos conciliar a nossa vida pessoal com os estudos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como organizar o tempo para estudar para o vestibular e ter maior controle das suas atividades cotidianas. Assim, você irá aproveitar a melhor fase da sua vida e ainda conquistar a vaga dentro de uma universidade de renome. Acompanhe a leitura!

Como se organizar para estudar no cursinho?

O cursinho nada mais é que um ambiente preparatório para o vestibular. Sendo assim, quem decide passar um ano no cursinho precisa saber como organizar o tempo para estudar da melhor maneira possível, participando das aulas e realizando os exercícios requisitados pelos professores.

O ideal é que você estipule um horário de estudos durante a maior parte do seu dia, mas tome cuidado para não esgotar seu organismo. Para melhor gestão do tempo e dos estudos, aconselhamos que você aumente gradativamente as horas em que passa estudando, mas sem se descuidar de outras atividades do dia a dia, como dormir bem, os horários das refeições e, é claro, os períodos de lazer.

Como organizar o tempo para estudar em casa?

Desde a pandemia da covid-19, em 2020, muitos vestibulandos tiveram que adaptar as rotinas de estudo em casa. Isso foi realmente um desafio, tanto para alunos quanto para professores.

No entanto, saber como organizar o tempo para estudar em casa pode fazer toda a diferença no seu desempenho durante o vestibular. Além disso, você tem a oportunidade de desenvolver o aprendizado autodidata e ter um controle maior da gestão do tempo e dos estudos – habilidades muito valorizadas no mercado!

Algumas dicas de como organizar o tempo para estudar em casa são:

  1. Tenha um ambiente reservado para os estudos;
  2. Separe um tempo do seu dia apenas para estudar;
  3. Desligue os aparelhos que podem te distrair (celulares, TV, etc.);
  4. Priorize as disciplinas que você tem mais dificuldade;
  5. Divida os dias da semana dedicados a cada matéria.

No início, pode até parecer difícil. Mas, aos poucos, você irá se organizar melhor e verá o quanto a sua rotina de estudo será produtiva, mesmo em casa.

A imagem contém uma jovem estudante com seu notebook e livros abertos. A jovem, que sabe como organizar o tempo para estudar, está sorrindo.
Saber como organizar o tempo para estudar para o vestibular é o melhor meio para obter sucesso na prova sem prejudicar sua saúde mental!

Ferramentas para a gestão do tempo e dos estudos 

Se mesmo aprendendo como organizar o tempo para estudar, você ainda está com dificuldades, vale a pena investir em algumas ferramentas para a gestão do tempo e dos estudos que fazem toda a diferença! Dessa forma, com o auxílio da tecnologia, você irá aproveitar muito mais as horas do dia, com mais produtividade e empenho. A seguir, conheça algumas.

Trello

O Trello é um dos programas mais conhecidos para a gestão do tempo e dos estudos. Com ele, você pode criar um quadro de afazeres, separando as disciplinas que você precisa estudar, o que já está estudando e os conteúdos finalizados. Por lá, também é possível estabelecer horários para finalização das tarefas.

Rescue Time

O Rescue Time é um aplicativo que envia relatórios semanais para mostrar o que está “roubando o seu tempo”. Ou seja, quais atividades do seu dia a dia estão comprometendo a sua produtividade (por exemplo, passar muito tempo no celular, ao invés de estudar!).

Evernote

O Evernote é uma ferramenta de produtividade gratuita, que permite a captura de ideias e rascunhos. Além disso, você pode até mesmo gravar uma leitura em voz alta, ou mesmo reuniões, entrevistas, discursos, entre outras coisas. Isso pode ajudar na hora dos estudos, ainda mais para os jovens que estão cada vez mais conectados ao digital.

Dicas para organizar o tempo de estudo para o vestibular

Agora que você já está preparado(a) com ferramentas de gestão do tempo e dos estudos, fica muito mais simples organizar o seu tempo para estudar para o vestibular. No entanto, é importante ainda levar em consideração alguns pontos:

Estabeleça uma rotina

Ter uma rotina de estudos é o primeiro passo para saber como organizar o tempo para estudar. Afinal, a falta de planejamento pode comprometer a sua produtividade, fazendo com que você dê atenção para atividades não tão importantes do dia a dia.

Resolva vestibulares antigos

Já que o seu foco é passar no vestibular, vale a pena pesquisar algumas provas antigas e tentar fazê-las como parte dos estudos. Hoje em dia, você consegue encontrar os vestibulares antigos nos sites das universidades.

Escreva mais de uma redação

A redação é um ponto muito importante do vestibular. Por isso, recomendamos que você escreva mais de uma redação por semana. O ideal é produzir pelo menos 3 redações, com temas diferentes. Lembre-se de buscar pelos assuntos mais latentes da atualidade!

Tem como estudar faltando um mês para o vestibular?

Saber como organizar o tempo para estudar faz toda a diferença no seu desempenho para o vestibular. Sendo assim, ao invés de esperar a véspera da prova, vale muito mais a pena traçar um planejamento a longo prazo, para não cair no desespero.

Mas, se você decidiu estudar faltando um mês para a prova, o ideal é focar em estratégias emergenciais. Por exemplo, é bem provável que você não consiga revisar toda a matéria do colegial, então, foque em resolver vestibulares anteriores.

O importante é não desistir da sua formação, afinal, é o seu futuro que está em jogo. Então, compartilhe esse texto com seus amigos que também querem aprender como organizar o tempo para estudar para o vestibular!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios