O que é Dermatofuncional e Cosmetologia?

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Diferentemente do que muitos estudantes imaginam, a área de Fisioterapia não está restrita ao tratamento de limitações físicas ou motoras. Dessa forma, hoje em dia, é possível se especializar em vários segmentos, como é o caso da atuação Dermatofuncional, uma vertente que trabalha questões estéticas e está ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Quer conhecer mais sobre a Fisioterapia Dermatofuncional e a Cosmetologia? No artigo de hoje, separamos um conteúdo completo para você conhecer mais sobre essas áreas e procurar uma especialização adequada para a sua carreira profissional. Acompanhe!

O que é Fisioterapia Dermatofuncional?

A Fisioterapia Dermatofuncional está relacionada à aplicação de técnicas de prevenção e recuperação do sistema tegumentar, isto é, a pele. Essa é, portanto, uma vertente de estudos que foge um pouco do curso tradicional de Fisioterapia, sendo um segmento multidisciplinar que engloba a Dermatologia e a Estética.

Mas, qual é o papel da Fisioterapia dentro do segmento Dermatofuncional? Bem, a Fisioterapia trata problemas funcionais em órgãos e sistemas por conta de disfunções cinéticas. A nossa pele nada mais é que o maior órgão do corpo humano, sendo também um sistema, por isso, nada mais justo que concentrar também essa área nos estudos dermatofuncionais.

O que um fisioterapeuta dermatofuncional faz?

O fisioterapeuta dermatofuncional lida com vários procedimentos, entre os quais:

  • soluções para prevenção estética;
  • gordura localizada;
  • obesidade;
  • flacidez na pele;
  • recuperação de cicatrizes e estrias;
  • fibroadenomas, entre outros.

É importante destacar que o fisioterapeuta dermatofuncional é um profissional da saúde. Sendo assim, ele pode recomendar procedimentos em conjunto com outras áreas da Medicina.

Além disso, quem opta por seguir carreira como fisioterapeuta dermatofuncional irá lidar com técnicas próprias da área da Fisioterapia, como procedimentos para tratar músculos e ossos, processos fototerapêuticos e recomendações de intervenções cirúrgicas, quando necessário.

No entanto, é importante ressaltar que o fisioterapeuta dermatofuncional não é um dermatologista. Portanto, o profissional não pode receitar medicamentos, ou mesmo realizar cirurgias clínicas.

Entre algumas técnicas comuns e tratamentos aplicados pelos fisioterapeutas dermatofuncionais, destacam-se:

  • massagens relaxantes;
  • drenagens linfáticas;
  • bambuterapia;
  • massoterapia.

Em casos de intervenção cirúrgica, como abdominoplastia e mamografia, por exemplo, o fisioterapeuta dermatofuncional prepara a pele do paciente para melhorar a hidratação e circulação. Assim, é possível aumentar a tonificação dos músculos e colaborar com a cicatrização, reduzindo edemas e inchaços.

Outra atuação é no tratamento de queimaduras e úlceras de pressão. O fisioterapeuta dermatofuncional irá realizar um trabalho de reabilitação da área atingida, para diminuir os efeitos estéticos da lesão, ou mesmo colaborar com a mobilidade da epiderme do paciente, por exemplo.

A imagem apresenta uma sala de massoterapia. Na esteira uma pessoa está deitada de costas, enquanto a fisioterapeuta dermatofuncional massageia suas costas.
A Fisioterapia Dermatofuncional inclui tratamentos como a massoterapia!

O que é Cosmetologia?

Já a área de Cosmetologia, como o próprio nome sugere, lida com aplicações e efeitos de cosméticos, sendo um desdobramento da Estética. Mais do que aprender sobre os diferentes produtos existentes, o cosmetólogo deve observar a eficácia de cada substância, por isso, o profissional também realiza pesquisas de matérias-primas usadas na indústria da beleza.

Com o grande crescimento do mercado de estética, a Cosmetologia também se destaca ao lado da Fisioterapia Dermatofuncional. Desse modo, não é à toa que muitos estudantes buscam especializações nessa área, como uma possibilidade de abrir novas perspectivas de carreira e oportunidades de crescimento profissional.

O que um cosmetólogo faz?

A carreira do cosmetólogo é muito abrangente. Além da perspectiva de cuidados com a pele, em algumas linhas que se aproximam bastante da Fisioterapia Dermatofuncional, também é possível trabalhar em indústrias de beleza, verificando produtos e suas composições.

Nesse sentido, o cosmetólogo pode atuar:

  • na produção de cosméticos;
  • em procedimentos de depilação;
  • na aplicação de cosméticos para limpeza e hidratação da pele;
  • na produção de maquiagens;
  • em tratamentos de bronzeamento e outras técnicas.

O cosmetólogo também é um profissional flexível, já que lida diretamente com muitas pessoas. Além disso, é fundamental compreender as reais necessidades de cada cliente, não se limitando apenas ao “padrão de beleza”, mas oferecendo tratamentos que promovam a saúde e bem-estar.

Onde estudar Fisioterapia Dermatofuncional e Cosmetologia? 

Como vimos, a Fisioterapia Dermatofuncional e a Cosmetologia são vertentes da Estética e da própria Fisioterapia, sendo opções viáveis de carreira para os estudantes que desejam ir além da atuação tradicional.

Nesse sentido, vale a pena procurar por cursos de especialização centrados nesses estudos, já que é fundamental se qualificar na área e aprender mais sobre o ramo da estética, cosméticos e procedimentos de beleza.

A grande vantagem para os estudantes de especialização é que a Fisioterapia Dermatofuncional acompanha o crescimento do mercado da estética, que é um dos mais promissores do momento. Para termos uma ideia, segundo censo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), os procedimentos estéticos tiveram um crescimento de 390% nos últimos anos, abrindo oportunidades para vários profissionais qualificados.

Se você conhece alguém que também busca por uma especialização em Fisioterapia Dermatofuncional, o que acha de compartilhar este conteúdo com essa pessoa?

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios