Diferença entre bacharelado e licenciatura em Educação Física

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O profissional de Educação Física tem diversas oportunidades no mercado de trabalho, bem como variadas áreas de atuação. Inclusive, o curso é oferecido em duas modalidades, bacharelado e licenciatura. Mas a diferença entre bacharelado e licenciatura em Educação Física, muitas vezes, causa dúvidas.

Quais são as diferenças entre bacharelado e licenciatura em Educação Física? É possível fazer as duas modalidades? Qual é a melhor? Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o curso de Educação Física. 

O que é bacharel em Educação Física?

De forma geral, o bacharelado é um grau acadêmico que forma o profissional de Educação Física para atuar em diversas áreas do mercado de trabalho, ou seja, busca preparar profissionais generalistas com um amplo conhecimento da área. 

Por sua vez, o bacharel em Educação Física apresenta mais opções de atuação, podendo trabalhar em diversos setores, como academias, equipes esportivas, clubes, hospitais etc. Como também pode atuar com diversos públicos e modalidades, desde técnico em esportes até como personal trainer para atividades físicas específicas. 

Normalmente, o curso de bacharelado tem duração de oito semestres (quatro anos), período no qual o profissional é apresentado às diversas modalidades esportivas, à importância da busca pela qualidade de vida e a diversas noções em saúde.

Nesse aspecto, vale ressaltar que o profissional de Educação Física tem grande impacto na promoção da saúde, atuando em prol do bem-estar.

A imagem contém uma profissional que fez bacharelado em Educação Física atuando como personal trainer.
Uma diferença entre bacharelado e licenciatura em Educação Física está na necessidade do público atendido por cada profissional.

O que faz um licenciado em Educação Física?

Ao contrário do amplo campo de atuação fornecido pelo bacharel, o profissional licenciado em Educação Física atua no Ensino Básico. Dessa forma, o curso de licenciatura tem uma grade curricular voltada para disciplinas da área da educação, como Psicologia da Educação, Didática, Políticas Educacionais, Métodos de Ensino etc. 

Contudo, vale lembrar que tanto a licenciatura quanto o bacharelado têm disciplinas em comum, principalmente nos primeiros semestres, que, em geral, apresentam disciplinas mais básicas e introdutórias. 

Assim como o bacharel, o curso de licenciatura em Educação Física tem, em média, duração de três a quatro anos. Durante esse período, o aluno deve fazer um estágio obrigatório e desenvolver atividades complementares voltadas para a prática educacional, a fim de obter experiência como educador. 

Nesse sentido, percebe-se que a licenciatura em Educação Física é mais específica. Mas isso não significa que a área de atuação apresente limitações ou poucas oportunidades. 

Além da sua importante participação na formação e aprendizagem de alunos, o profissional de Educação Física licenciado também pode escolher seguir carreira acadêmica, seja como pesquisador ou professor. 

Quem faz licenciatura em Educação Física pode fazer bacharelado?

Sim, e o caminho inverso também é possível. Caso o profissional de Educação Física queira ampliar seus conhecimentos e seus campos de atuação, ele pode optar por cursar as modalidades de licenciatura e bacharelado simultaneamente.

Mas se o profissional de Educação Física já é licenciado, por exemplo, ele pode se matricular no bacharelado como “segunda graduação” ou “portador de diploma”, que são opções profissionalizantes e mais objetivas. 

A imagem contém um profissional que fez licenciatura em Educação Física atuando em uma escola com sua turma de alunos.
A pessoa licenciada em Educação Física atua no Ensino Básico Escolar.

É possível fazer bacharelado e licenciatura ao mesmo tempo?

Sim! É possível realizar o bacharelado e a licenciatura em Educação Física ao mesmo tempo, com exceção de algumas instituições de ensino que oferecem os cursos de forma individual e separada.

Mas, assim como diversos outros cursos, como Geografia, História, Química, Biologia etc., o profissional de Educação Física por conseguir os dois graus simultaneamente. 

Para ser licenciado e bacharel, o profissional de Educação Física pode escolher dois caminhos. O primeiro é cursar as duas modalidades ao mesmo tempo, mas, nesse caso, é preciso conhecer as regras da universidade para esse tipo de formação.

Por outro lado, também é possível cursar primeiro o bacharelado e depois começar a licenciatura. Assim, você pode eliminar por equivalência diversas matérias e, consequentemente, reduzir a duração do curso. 

É melhor fazer bacharelado ou licenciatura em Educação Física?

A resposta para essa pergunta depende dos desejos profissionais de cada um. Isso porque as duas modalidades têm grandes oportunidades no mercado de trabalho.

É importante citar que a disciplina de Educação Física é obrigatória no Ensino Básico. Então não faltam vagas para profissionais de Educação Física especializados na área docente.

Por outro lado, o bacharel, como já vimos, permite que o profissional de Educação Física atue de forma ampla. Inclusive, com o aumento da preocupação com bem-estar, saúde e qualidade de vida, houve um crescimento considerável da procura por profissionais de Educação Física, principalmente como personal trainers.

Assim, percebe-se que os índices de empregabilidade são altos e, da mesma forma, a procura por esse profissional só aumenta. 

Para escolher qual modalidade seguir, é preciso, então, refletir sobre seu perfil profissional, suas habilidades e, principalmente, sua vocação

Agora que você já sabe qual a diferença entre bacharelado e licenciatura em Educação Física, o que acha de compartilhar este conteúdo com alguém que também está em dúvida?

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios