O que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Você sabe o que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas e sua importância dentro das empresas? Com o domínio tecnológico cada vez maior, o mercado de Tecnologia da Informação cresce de forma ininterrupta. E, para não ficar para trás, as empresas investem cada vez mais nesse mercado. 

Inclusive, segundo dados levantados pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil forma apenas aproximadamente 46 mil profissionais da área tecnológica por ano para uma demanda que será de 420 mil profissionais até 2024

É nesse cenário que a Análise e Desenvolvimento de Sistemas ganha destaque! Então, se você se interessa por esse mercado, continue a leitura e confira tudo sobre esse curso.

O que faz a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Entre as principais atuações da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, temos as funções de analisar, estudar, projetar, testar, implementar, desenvolver e gerir sistemas de informação. Enfim, de forma geral, essa área é responsável, por exemplo, pela análise de dados, pelo desenvolvimento de softwares e pela administração de sistemas computacionais. 

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma formação focada no mercado de trabalho. Então, durante sua formação, o aluno tem contato com aulas práticas voltadas para a experiência em empresas. 

Dessa forma, o analista e desenvolvedor de sistemas, por meio de sistemas informatizados, desenvolve soluções tecnológicas de acordo com as necessidades e demandas da empresa

Para isso, esse profissional faz o levantamento e a análise de dados específicos, a fim de projetar um sistema, que pode envolver a criação, por exemplo, de um software para a resolução de problemas ou otimização do processo.  

Onde trabalhar como analista e desenvolvedor de sistemas?

O analista e desenvolvedor de sistemas é um dos profissionais mais procurados atualmente. Assim, devido à relevância desse profissional no mercado de trabalho, ele é requisitado em diversos setores, podendo atuar como autônomo, analista, consultor, enfim, são diversas as possibilidades. 

Nesse cenário, o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem oportunidade em lugares como:

  • empresas de tecnologia e desenvolvimento de projetos;
  • organizações voltadas para o setor de prestação de serviços, indústria e comércio;
  • centros de pesquisa e instituições de ensino;
  • órgãos públicos. 

Percebe-se que o analista e desenvolvedor de sistemas ocupa quase todos os espaços, sendo essencial para a organização empresarial, principalmente. 

É importante ressaltar que esse profissional precisa estar em constante capacitação, a fim de acompanhar as mudanças e atualizações das tecnologias da informação e a dinâmica do mercado.

A imagem contém um profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas programando em seu notebook.
O(a) profissional que atua na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem diversas oportunidades de trabalho!

O que fazer depois do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Como vimos, a área de Tecnologia da Informação domina cada vez mais o mercado, tornando-se essencial e indispensável para todas as organizações que querem crescer e manter a competitividade. 

Dito isso, não falta trabalho e oportunidades para o analista de sistemas. Entre as áreas de atuação, as que têm mais procura e destaque são:

Administração de Banco de Dados

Com a quantidade de informações compartilhadas diariamente na rede, há uma preocupação em armazenar e utilizar esses dados de forma segura. Assim, para lidar com o armazenamento e proteção de dados, toda empresa deve contar com um administrador de banco de dados. 

Esse profissional será responsável, basicamente, pela gestão, organização e manutenção das informações disponibilizadas à empresa.

Arquitetura da informação

Essa área é responsável por organizar a interface de uma página na internet, aplicativo ou software de forma que seja compreensível e de fácil manuseio. Assim, o arquiteto da informação desenvolve a página pensando na experiência do usuário, num design interativo e fácil de navegar.  

Desenvolvimento de softwares

Como o próprio nome sugere, essa área de atuação é voltada para a criação e desenvolvimento de um software voltado para uma demanda específica. 

E, para isso, o profissional precisa passar por algumas etapas, como levantamento e análise de requisitos, projeto, implementação, testes e, por fim, implantação. 

Administração de redes

Atualmente, todas as organizações trabalham com acesso à rede e, por isso, o administrador de redes se faz tão necessário. É esse profissional que trabalhará na manutenção de aparelhos, configuração de arquivos e para que as redes continuem funcionando sem problemas. 

Além disso, o administrador de redes também é responsável pela segurança das informações e atualização e gestão de redes. 

Essas são apenas algumas áreas de atuação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, contudo, as oportunidades e opções de profissionalização são diversas

Inclusive, o analista e desenvolvedor de sistemas é um dos profissionais mais procurados e valorizados do mercado, e, conforme exposto, essa demanda só tende a crescer.  

Agora que você já sabe o que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o que acha de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais?

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios