PASSO A PASSO DE COMO FAZER UM TCC!

Tempo estimado de leitura: 9 minutos

Muitos estudantes universitários temem o momento em que vão precisar elaborar o famoso Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, como fazer um TCC? Ao longo do artigo de hoje, mostraremos o passo a passo desse processo sem dores de cabeça.

Assim, daremos dicas para você escolher o tema certo, elaborar uma boa conclusão, lidar com as regras da ABNT, entre várias outras questões.

Continue com a leitura!

A finalização do curso

Ao final de qualquer curso de graduação ou pós, é necessário fazer um TCC, ou seja, projeto que você elabora a partir de um tema ao final da graduação para obter o seu diploma e poder colar grau.

O objetivo dele é fazer o aluno aplicar todo o conhecimento aprendido durante o curso em algo específico, que pode ser uma monografia, um projeto experimental, um documentário, etc.

O formato varia da forma escolhida por você de como fazer um TCC e também da instituição de ensino e do curso que você faz. De todos os formatos disponíveis, o que causa mais dúvidas nos estudantes é a monografia. Afinal, ela possui muitas regras específicas e exige pesquisa científica.

Então, ao longo do texto, quando falarmos sobre como fazer um TCC, entenda que estamos fazendo referência à elaboração da monografia, tudo bem?  

Passo a passo de como fazer um TCC

Bem, chegamos ao momento prático. Neste tópico, selecionamos os cinco principais pontos que você precisa levar em conta para fazer um bom trabalho de conclusão de curso. Vamos lá?

Passo 1: escolha a área que você gosta

Ao longo da graduação, você estudou muitas matérias e, com certeza, existem aquelas que detesta e as que sempre despertaram o seu interesse. Sendo assim, antes de pensar em qualquer etapa específica de como fazer um TCC, analise a área do seu curso que mais gosta e pense no tipo de projeto que pode desenvolver baseado nela.

Dessa forma, você terá muito mais motivação para iniciar o trabalho e bem menos receio de desenvolvê-lo.

Passo 2: escolha tema e orientador

Com área do TCC definida, chegou o momento de buscar um orientador. Ou seja, a pessoa que vai ajudá-lo na construção do trabalho final. Ela deve ser um professor da sua faculdade que tenha pesquisas desenvolvidas dentro da área que você definiu no passo 1. Assim, poderá guiá-lo com maior facilidade em todas as etapas de como fazer um TCC.

Com essa definição, você pode seguir em busca do tema do seu trabalho – essa escolha pode ser apenas sua ou feita juntamente do seu orientador. Esta é uma etapa que deixa os estudantes angustiados. Afinal, como escolher o tema do TCC em meio a tantas possibilidades?

Bem, aqui vão alguns passos:

  • o primeiro passo é observar o tempo que você tem disponível para se dedicar ao projeto. Isso servirá de referência para definir o quão complexa ou mais simples a pesquisa deve ser;
  • analise os materiais de referência que já existem para consulta sobre determinado assunto. Quanto mais materiais, mais fácil será o desenvolvimento do trabalho;
  • por fim, defina uma pergunta central que deseja responder com a sua pesquisa e leve em conta o porquê desse estudo ser relevante para a sociedade.

Passo 3: estruturação

A estruturação é o corpo do trabalho e ela segue regras específicas, de modo geral baseadas na NBR 14724. Porém, dependendo da sua faculdade, podem existir variações. Então, é importante conversar com o seu coordenador de curso e se informar das regras institucionais.

Aqui, vamos dar ênfase nas normas padronizadas para todas as faculdades e universidades.

Em primeiro lugar, você precisa saber como fazer um TCC em termos de estrutura. Ele, normalmente, é dividido em três partes. De início estão os elementos pré-textuais, que são aqueles que envolvem capa, folha de rosto, agradecimentos etc.

Depois entram os elementos textuais, ou seja, o conteúdo do projeto em si, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão. Por fim, estão os elementos pós-textuais, que incluem referências, anexos etc.

As três partes são obrigatórias em todo Trabalho de Conclusão de Curso. No entanto, nem todos os tópicos, dentro de cada uma dessas divisões, precisam aparecer no seu trabalho.

Nas infográfico, você consegue conferir isso de modo mais detalhado:

Como fazer a conclusão do TCC?

Dentro dos elementos textuais, a conclusão é, talvez, um dos pontos que mais causa dificuldade aos estudantes. Porém, não existe motivo para desespero. Na verdade, esta etapa do trabalho, quando bem compreendida, é a mais simples no processo de como fazer um TCC;

Afinal, é na conclusão que você vai dar um fechamento de todas as ideias apresentadas. Sendo assim, retome a pergunta principal que deu início ao seu trabalho e a responda baseada nas descobertas que fez em sua pesquisa.

Aproveite e proponha ao leitor reflexões, seja de como mudar o cenário que você apresentou ou de novas ideias para melhorar ainda mais algo que teve um resultado positivo.

Passo 4: normas ABNT

ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas e é a responsável por desenvolver regras para diversos segmentos do país, incluindo a educação.

Assim, no que se refere aos trabalhos acadêmicos, a ABNT possui diversas NBRs (Normas Brasileiras) especialmente dedicadas ao tema. A NBR 14724, que comentamos anteriormente, é a principal delas. Porém, também vale a pena conferir as seguintes normas:

  • 6022 – dedicada à apresentação de trabalhos;
  • 6023 – voltada para as referências;
  • 6027 – dedicada ao sumário;
  • 6028 – dedicada a resumos;
  • 10520 – voltada para citações.

Passo 5: apresentação

O último passo para você que está descobrindo como fazer um TCC é a apresentação. Ela é feita para a banca avaliadora, composta de professores, do seu orientador e, algumas vezes, de um profissional por você convidado.

É por meio da apresentação que o corpo docente vai analisar o quanto você está dominando o tema que escolheu. Sendo assim, prepare-a com bastante atenção e seja objetivo, pois o tempo máximo de exposição do conteúdo deve estar entre 10 e 20 minutos, dependendo da instituição.

Dessa maneira, elabore um documento em Power Point contendo as principais informações da sua pesquisa. Depois, treine a apresentação em casa até que ela fique do jeito que deseja.

Dicas de como fazer um TCC ainda melhor!


Saber como fazer um TCC pode ser nebuloso no começo. Com essas dicas, você poderá vencer o medo e começar esse processo!

Agora você já sabe como fazer um TCC, certo? Mas, claro, existem algumas ações que podem facilitar ou complicar o desenvolvimento do trabalho. Por isso, separamos dicas essenciais do que fazer e do que não fazer nesse processo.

Planeje-se com antecedência

Fazer um TCC envolve muitas etapas, como deu para notar. Então, nunca deixe para elaborá-lo perto da data de entrega. Isso só vai deixar você estressado, bem como diminuir a qualidade do trabalho final. Portanto, separe um ou dois semestres para organizar a sua rotina de estudos. 

Peça para alguém ler o seu trabalho regularmente

O nosso cérebro tende a nos enganar com frequência. E uma das vezes em que isso ocorre é quando estamos lendo algo que acabamos de escrever ou que vemos com frequência.

Desse modo, sempre peça para o seu orientador ou algum colega revisar seu TCC mais de uma vez. Assim, eles podem reparar em erros simples de digitação, concordância e ortografia que passaram despercebidos por você.

Seja objetivo em suas escolhas

Na hora de explicar, dentro do seu trabalho, sobre a escolha do tema ou de algum autor, seja objetivo. Liste as razões que o levaram para aquele caminho e porque as considera importantes.

Nunca comece pelo referencial teórico, resumo ou introdução

Para escrever o referencial teórico do TCC, você já deve ter o tema bem definido, bem como a pergunta de pesquisa e os seus objetivos. Do contrário, não vai conseguir filtrar o referencial para lhe dar o direcionamento correto.

Em relação ao resumo e à introdução, ambos apresentam uma ideia geral do seu trabalho. Então, para que sejam bem construídos, é preciso que a sua pesquisa já esteja pronta ou em processo de finalização.

Sempre procure seu corpus de pesquisa antes de definir o tema

Como explicamos anteriormente, antes de definir o tema do seu TCC, é importante analisar o material que existe disponível falando sobre o assunto. Dessa maneira, você não cai no problema de escolher algo que não tem onde pesquisar e ter de recomeçar todo o processo.

Dúvidas frequentes

Temos certeza que todas as informações que apresentamos até agora vão ajudar, e muito, em como fazer um TCC de muita qualidade.

Apesar disso, uma grande quantidade de estudantes possui dúvidas sobre o tempo de elaboração do trabalho. Será que é possível fazê-lo em poucos dias, em uma semana, por exemplo? Quais são as estratégias usadas para acelerar esse processo de desenvolvimento?

Listamos as respostas para algumas dessas dúvidas abaixo:

Consigo fazer meu TCC em poucos dias?

Bem, em primeiro lugar, quanto mais tempo você tiver disponível, menor será seu nível de estresse para a elaboração do TCC e, é claro, maior a qualidade final. Todavia, caso o prazo já esteja apertado ou, pior, esteja a apenas sete dias da data de entrega, é possível tomar algumas atitudes para melhorar a sua produtividade e buscar uma nota de aprovação. 

Como se concentrar no processo do TCC?

Avise aos seus amigos e familiares que está desenvolvendo a sua pesquisa e, por isso, não estará muito acessível para passeios nem momentos de muita conversa. Por fim, escolha um local tranquilo e sem distrações para ser a sua área de estudos.

Colocando essas ideias em prática, você conseguirá ter mais foco e, assim, terminar seu Trabalho de Conclusão de Curso rapidamente. Além disso, é claro, siga todos os cinco passos que apresentamos.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios