PRIMEIRO DIA DE TRABALHO: APRENDA COMO CAUSAR UMA BOA IMPRESSÃO!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Depois de enviar currículo, passar por todo o processo de seleção e fazer a entrevista de emprego: você finalmente foi aprovado. Agora, o próximo desafio é ter sucesso no primeiro dia de trabalho.

A primeira vez fazendo uma nova atividade sempre causa muita ansiedade. No trabalho não é diferente, mesmo que não seja o seu primeiro emprego. Afinal, causar uma boa impressão desde o começo é fundamental para ajudar na ambientação em um novo espaço profissional.

Para ajudar você a aliviar um pouco o nervosismo, fizemos uma lista com algumas dicas de como causar boa impressão no primeiro dia de trabalho e se adaptar à nova rotina com mais facilidade. Acompanhe o post e confira!

Seja pontual

O primeiro passo para mandar bem no primeiro dia de trabalho é evitar quaisquer atrasos, seja na chegada ao local, seja na entrega dos documentos, seja na realização das tarefas — mesmo que seja em home office.

Para começar, programe-se para chegar ao ambiente de trabalho com, pelo menos, 15 minutos de antecedência. Para isso, veja quanto tempo você leva de sua casa até o local e verifique se vai sair em um horário de muito trânsito. Não se esqueça de colocar o despertador para acordar na hora certa e conferir qual é o meio de transporte mais adequado, visando evitar imprevistos.

Se o trabalho for em home office, cheque se você tem tudo o que precisa para começar as atividades no horário previsto, como acesso à internet, computador ligado, webcam posicionada, entre outros pontos importantes.

É fundamental ser pontual também no horário de saída. Não pense que ficar até mais tarde atrairá a atenção dos seus supervisores. Porém, também não é legal sair mais cedo logo no primeiro dia de trabalho.

Preste muita atenção

Esteja de olhos bem abertos nos detalhes para pegar o ritmo da rotina empresarial com mais facilidade. No primeiro dia, é comum que as pessoas mostrem diversas novidades, a fim de apresentar o ambiente de trabalho. Por esse motivo, faça o possível para prestar atenção no que dizem e não perder nenhuma informação importante.

Também não tenha medo de tirar dúvidas caso não tenha entendido alguma tarefa ou procedimento interno do local em que você começou a trabalhar. É melhor resolver isso nos primeiros dias, que são, de fato, dedicados para o aprendizado.

Relacione-se bem

Cultivar um bom relacionamento com os colegas de trabalho só tem a oferecer benefícios ao seu dia a dia profissional, e isso pode ser feito ainda no primeiro dia no novo emprego. Seja gentil e apresente-se como novo colaborador para as pessoas que vão dividir o ambiente com você.

Além disso, evite conflitos, principalmente nos primeiros dias de trabalho. Busque sempre manter a comunicação não violenta e o diálogo saudável. Depois do expediente, vale a pena se engajar nas redes sociais com quem você teve mais contato, como no LinkedIn. Com isso, é possível montar um bom networking, algo fundamental para o desenvolvimento e o sucesso profissional.

Outra dica importante é saber respeitar as diferenças. Atualmente, é possível encontrar cada vez mais diversidade nas empresas. Sendo assim, no ambiente de trabalho, você vai ter contato com pessoas das mais variadas origens, culturas, crenças e ideologias. O respeito precisa ser primordial para um bom relacionamento.

Mostre ter disciplina e responsabilidade

Mostrar que você é uma pessoa responsável e que tem disciplina desde o primeiro dia de trabalho vai melhorar muito a sua imagem profissional, principalmente aos olhos dos seus supervisores.

Por isso, além da pontualidade, preze sempre pela organização, dedicação à realização das suas atividades, atenção às normas da empresa, entre outras atitudes que evidenciam responsabilidade e disciplina.

Vista-se de acordo com o ambiente

Nem todos os ambientes de trabalho têm uniforme ou código de vestimenta para ser seguido. No entanto, existem roupas adequadas para cada tipo de ocasião. Sendo assim, acerte também na escolha dos trajes.

O ideal é evitar decotes, excesso de acessórios e peças muito informais. Além do mais, garanta sempre a higiene. Vista roupas limpas, tome banho, use perfume, limpe as unhas, penteie os cabelos e evite exageros.

Conheça as regras do lugar

Por mais descontraído que seja o ambiente de trabalho, ele ainda vai apresentar um conjunto de regras que visam a conduta dos colaboradores e a boa convivência no local. Tais normas podem estar escritas ou ser passadas para você oralmente. Por isso, reforça-se a importância de prestar muita atenção no primeiro dia.

Tenha ciência das normas corporativas e siga-as com dedicação. Confira, também, se existem padrões entre os colaboradores do local, como o tipo de assinatura do e-mail, o uso interno de aparelhos eletrônicos, o tom de voz, entre outros.

Tenha controle sobre sua ansiedade

É praticamente inevitável não demostrar ansiedade no primeiro dia de trabalho. Como é algo novo, o nervosismo e a insegurança vão surgir. O importante é saber dosá-los para que não atrapalhem o seu desempenho nem causem uma impressão negativa.

Para se preparar melhor, durma bem na noite anterior. Isso envolve desligar as telas (celular, computador, televisão, entre outros), arrumar a cama, comer alimentos leves pela noite e, caso seja necessário, meditar. Isso ajuda a aliviar a ansiedade para o dia seguinte e a ter um sono de qualidade.

Durante o trajeto para o trabalho, ouça músicas tranquilas e que acalmam. Se você tem um livro preferido, vale a pena levá-lo no caminho. Quer outra dica? Elabore frases de autoafirmação, lembrando do seu potencial. Afinal, você conquistou a vaga!

No trabalho, sempre que sentir que o nervosismo está aumentando, tire alguns segundos para respirar conscientemente, tome um copo de água e, é claro, não sinta vergonha de se desculpar, caso mostre muita ansiedade. Os supervisores já estão esperando comportamentos assim; o importante, no entanto, é não perder o profissionalismo.

Estude

Algo que ajuda ainda mais na sua preparação é conhecer um pouco melhor o local onde você vai começar a trabalhar. Pesquise sobre a história e a filosofia do lugar, veja quais são as conquistas mais recentes e descubra informações sobre o segmento. Isso oferece vantagem na hora de compreender o funcionamento do ambiente.

Saber como se portar no primeiro dia de trabalho é realmente uma tarefa difícil. Contudo, ao seguir essas dicas, você tem tudo para tirar de letra e conquistar os seus colegas e supervisores de trabalho. Por isso, controle o nervosismo e dedique-se a ter um bom desempenho desde o começo.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios