Quais as melhores dicas para a concentração?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Com Wagner Thiele

Definição

Concentração é, de acordo com o dicionário, o ato ou efeito de concentrar-se, a capacidade de direcionar a atenção e o pensamento para uma ideia, assunto ou tarefa específica. É uma função cognitiva do ser humano e nos permite realizar atividades de maneira eficiente. Porém, em um cenário pandêmico como o nosso, tornou-se mais complexo realizar essa ação.

No mundo atual, somos bombardeados de notícias. Nossas redes sociais são como uma enciclopédia lotada de informações passando na tela dos celulares e computadores. Assim, é praticamente impossível fugirmos das distrações do dia a dia e conseguirmos direcionar a preocupação para somente um assunto. É como se tudo ao redor fosse extremamente atrativo e nós nos recusássemos a continuar focados.

Em alguns casos, o problema pode ser visto e tratado desde a infância. Entretanto, é possível desenvolver essa dificuldade também na vida adulta, sendo a época na qual as maiores cobranças acontecem. É preciso conciliar a vida pessoal e corporativa, desfrutando de um alto nível em ambas, sem ceder aos estímulos externos de desvio.

Passo a passo

Visando te ajudar a ser uma pessoa mais compenetrada no trabalho e em casa, trouxemos seis dicas para você nunca mais sofrer com a desatenção e render mais:

1 – Cuide da sua alimentação: pode parecer besteira, mas é importante termos cautela ao comermos. Alguns pratos ajudam no processo de estudo e outros aumentam as chances de dispersão. Uma dieta saudável tem potencial de promover nutrientes, como o ômega 3, otimizando o funcionamento cerebral e o nosso raciocínio.

2 – Hidrate-se: esse pode ser o segredo para o seu sucesso. O cérebro humano é a parte da nossa matéria mais dependente de água, pois precisa dela para conduzir a informação de um neurônio a outro e recebe 20% de todo o sangue. Ao ocorrer uma queda de 5% do volume do líquido no corpo, ele perde em torno de 30% do seu desempenho. O ideal é bebermos, no mínimo, dois litros por dia. Tente incluir isso na sua rotina.

3 – Pratique atividades físicas: nossa carne e mente andam lado a lado. Gastar energia ajuda a aliviar as tensões extras. O neurocientista Ben Martynoga selecionou diversas pesquisas acadêmicas, em um artigo publicado no The Guardian, para demonstrar a importância do exercício físico. Um estudo realizado com crianças na Alemanha mostrou como a prática esportiva após o período de aula ajuda os alunos a terem mais foco. Dessa maneira, procure esportes e exercícios do seu agrado.

4 – Foque em apenas uma tarefa: não tente realizar diversas coisas ao mesmo tempo. Fazer vários deveres na mesma hora pode não ser positivo, você acaba não conseguindo direcionar seu juízo para o essencial. Além disso, a sua criatividade também será prejudicada.

5 – Durma bem: descansar é preciso. Durante o sono, o sistema nervoso central é restaurado, ou seja, os neurônios repassam informações adequadas entre eles, impactando nossa rotina. Os grandes gênios da ciência valorizados hoje, como Albert Einstein, possuíam horas regradas de descanso.

6 – Tenha momentos de lazer: programe passeios com seus amigos, familiares, pets, busque se distrair do caos gerado durante a semana. Evite ficar muito ao celular e tente se reconectar com você. Nossa mente precisa de um reset para funcionar a todo vapor.

Para o consultor de carreiras, Wagner Thiele, “as coisas mais básicas da vida são essenciais, é preciso manter o equilíbrio na nossa saúde para termos capacidade de nos concentrarmos.” Por isso, cuide muito bem de você e garanta bons resultados de maneira orgânica e não forçada ou problemática.

Gostou do assunto? Assista a este vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios