Vestibular de Medicina: confira os principais do Brasil!

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Para muitos estudantes brasileiros, passar no vestibular de Medicina é um sonho. Porém, sem um preparo adequado, esse sonho pode virar um pesadelo.

Isso porque o curso de Medicina é o mais concorrido do Brasil, exigindo uma dedicação acima da média dos candidatos

Essa dedicação não é à toa, até porque essa profissão tem grande prestígio, muitas oportunidades de emprego e uma ótima remuneração.

Mas também não há motivos para pânico! Existem inúmeras formas de se preparar para o vestibular de Medicina e alcançar esse sonho. Assim, neste artigo, separamos algumas informações importantes para quem deseja seguir nessa carreira. Confira!

Como funciona o vestibular de Medicina?

Devido à expressiva concorrência, o vestibular de Medicina conta com critérios mais rigorosos de avaliação, tendo notas de corte altas e um conteúdo complexo.

Apesar de alguns vestibulares de Medicina terem métodos específicos, a maioria utiliza duas etapas, contendo questões objetivas, dissertativas e uma redação.

Normalmente, essas questões têm pesos diferentes, ou seja, algumas matérias “valem” mais que outras. 

No caso do vestibular de Medicina, as matérias mais cobradas são Biologia, Química, Matemática e Língua Portuguesa. Além disso, uma nota alta na redação é fundamental para uma boa colocação entre os candidatos que prestam o vestibular de Medicina. 

Assim, fica claro que o vestibulando de Medicina precisa se dedicar aos estudos e ter muito foco para alcançar uma das tão concorridas vagas. E, para isso, é preciso se preparar não só nos estudos, mas também buscando entender quais são as opções e os processos. 

Quais são os principais vestibulares de Medicina do Brasil?

Para conseguir definir suas estratégias de estudos para o vestibular de Medicina, é muito importante conhecer as opções de vestibulares que você pode prestar, já que cada um tem alguma particularidade.

Dentre as várias opções, confira a seguir os principais vestibulares que temos no Brasil.

Enem

Com a nota do ENEM você pode escolher estudar em uma das várias faculdades por todo o país, tanto públicas quanto privadas. 

Assim, por conta de sua grande abrangência, o ENEM se tornou uma ótima oportunidade para quem quer cursar Medicina, oferecendo diversas oportunidades ao candidato. 

Esse vestibular conta com 180 questões objetivas divididas entre as áreas de conhecimento e uma dissertação-argumentativa. Em média, para conseguir uma vaga em Medicina pelo ENEM, o candidato deve ter uma pontuação de 793,62.  

Fuvest

Esse vestibular acontece em duas fases. A primeira fase é composta por 90 questões objetivas e a segunda por questões dissertativas específicas da área e uma redação. 

Por ser um dos vestibulares mais concorridos (e complexos), a nota de corte é bem alta. Apenas para passar para a segunda fase, o candidato deve acertar, em média, 80 questões. 

Unicamp

É aplicada em duas fases, divididas em questões objetivas e dissertativas, algumas interdisciplinares. 

Esse vestibular também exige a realização de duas redações de gêneros diferentes, o que pode assustar um pouco o candidato que está acostumado com o formato dissertativo-argumentativo. 

Em relação à nota de corte, é preciso, em média, somar 700 pontos, variando de ano para ano.

Instituições privadas

Normalmente, as instituições privadas têm vestibulares próprios, então vale a pena conferir o edital de cada uma e entender os processos de seleção. 

A Wyden, por exemplo, aplica o vestibular unificado, que, com uma única taxa e prova, permite que você possa concorrer a uma vaga em Medicina na UniFacid. Ah, e não para por aí! A prova, este ano, será online, tendo em vista o atual contexto de pandemia.

A imagem contém um jovem estudando para o vestibular de Medicina. Ele está sentado com o notebook aberto e faz anotações em um caderninho.
Além de estudar para o vestibular de Medicina, é preciso se preparar para o formato das provas!

E quais são os tipos de vestibular de Medicina?

Muita gente acha que todos os vestibulares são padronizados. Mas você sabia que existem diferentes tipos de vestibular? Confira abaixo os principais:

  • Vestibular tradicional: é o tipo de vestibular mais comum no Brasil, tanto para o ingresso em universidades públicas quanto para instituições privadas. Normalmente, ele é realizado em duas fases, contando com questões objetivas, dissertativas e redação.
  • Vestibular misto: esse é um dos tipos de vestibular no qual o candidato pode usar sua nota do ENEM, mas também deve realizar a prova específica da instituição. Assim, ambas as notas são consideradas para a classificação do candidato.
  • Vestibular seriado: o candidato é avaliado ao longo do seu Ensino Médio, fazendo aos poucos os testes. Dessa forma, o vestibular seriado avalia e acompanha o desenvolvimento escolar do aluno. 
  • Vestibular online: esse tipo de vestibular é realizado de forma virtual, método muito utilizado atualmente por conta da pandemia. 

Como se preparar para o vestibular de Medicina?

Agora que você já sabe quais são os principais vestibulares de Medicina e quais são os tipos de prova, é necessário traçar uma estratégia para se preparar

Em primeiro lugar, é muito importante que você tenha um método de estudo. Seja montar resumos, criar um cronograma ou definir metas, o importante é se organizar. Por exemplo, você pode separar dias da semana específicos para estudar cada matéria, ou separar os conteúdos por ordem de prioridade.

E não é apenas de leitura que o vestibulando vive: a prática também é muito importante! Por isso, procure provas antigas e resolva os simulados. Se possível, tente cronometrar o tempo que você leva para realizar cada questão. Com isso, você criará certa familiaridade com o tipo de prova e conseguirá otimizar o tempo para resolver com mais eficiência as questões.

Por fim, é interessante que você foque em suas maiores dificuldades. Até porque não faz sentido gastar horas estudando uma matéria que você tem facilidade. Ah! E não se esqueça de priorizar as matérias com maior peso para o vestibular de Medicina, as quais citamos anteriormente.

Conclusão

Sabemos que essa fase de prestar vestibular pode ser estressante, principalmente para o candidato que vai prestar o vestibular de Medicina. Mas muito desse estresse vem da desinformação.

Por isso, busque todas as informações disponíveis, entenda o edital de cada vestibular, tire todas as suas dúvidas e, principalmente, dedique-se aos estudos!

Agora que você já sabe mais sobre o vestibular de Medicina, o que acha de compartilhar com colegas que também têm interesse na área?

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios