Aluno do UniFanor faz redesign minimalista do Uno e protótipo se torna produto

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Um dos jogos mais famosos e mais vendidos no mundo, o UNO ganhou um novo visual. O estudante de Publicidade e Propaganda, Warleson Oliveira, do Centro Universitário UniFanor, criou uma nova identidade visual para o jogo. Minimalista, a nova versão prioriza as cores das cartas deixando somente os contornos dos números e símbolos. O logotipo do jogo também foi simplificado. O design difuso encontrado no verso da embalagem também foi eliminado e substituído por um fundo escuro, produzindo um UNO Dark Mode.

 Além do novo conceito, o estudante acrescentou duas novas cartas para intensificar ainda mais as rixas entre os jogadores. Dentre elas está a super divertida carta “trocar de mãos”, que obrigaria os jogadores a trocarem de baralhos entre si. Este novo UNO chamou a atenção da mídia e repercutiu nas redes sociais do Brasil e do mundo. Foi tão bem aceito pelo público e comentado que chegou até a Mattel, que divulgou o protótipo do UNO Minimalista, durante o New York Toy Fair 2020, trazendo, inclusive, o nome do designer em sua embalagem. Segundo o site Gizzmodo, a versão do UNO Minimalista irá custar cerca de US$ 10 nos EUA e ainda não há previsão (e confirmação) do lançamento aqui no Brasil.

Como foi o processo de criação? Com a palavra,  Warleson Oliveira: 

“Tudo começou exatamente em uma partida de UNO com os amigos. Ao menos uma vez na semana nos reunimos para jogar. Desde criança sempre gostei de questionar como as coisas poderiam ser e de criar, então em um desses dias de jogatina me questionei: “Como seria o UNO em uma versão minimalista?”. Essa pergunta não saiu da minha mente até pôr em prática. A vontade de ter uma resposta e o amor ao design, me fizeram rascunhar diversas vezes até chegar o resultado. De início não pensei em postar na internet, seria apenas para ter uma resposta e mostrar aos meus amigos de jogo. Eles simplesmente amaram e lembrei que meus professores sempre diziam para termos um portifólio, mesmo que seja projetos pessoais, então decidi compartilhar no meu Behance e nas redes sociais (Grupos de designers no Facebook e no meu perfil no Instagram).

Dentro de um dia o projeto teve seus primeiros milhares de acessos. Fiquei muito surpreso com a quantidade de visitas. Mas não era nem o começo. Nos dias seguintes o projeto já estava sendo divulgado em diversas páginas e sites da área do Design ao redor do mundo, chegando até mesmo a sair em uma matéria no jornal da minha cidade. Achei isso muito incrível. As pessoas queriam que aquilo se tornasse real, me pedindo até mesmo para produzir. Porém, sempre fui explicando que as únicas empresas que possuíam direitos autorais para produzir seria a Mattel e a Copag (no Brasil). Foi então que começam uma campanha nas redes sociais e uma petição online que dias atrás alcançou mais de 50 mil assinaturas. Eu realmente não conseguia acreditar em toda essa repercussão positiva. E queria que isso se tornasse real para que todos pudessem adquiri-lo de maneira oficial e com a qualidade que a Mattel poderia dar.

Foi quando a Mattel me contatou. No momento não acreditei, chegando a pensar que fosse algum usuário querendo brincar comigo (Já havia acontecido). Porém, vi que era real e aquilo estava acontecendo. Foi um misto de emoções, o Uno Minimalista poderia ser real e, além de tudo, oficial.

Trabalhei todo o projeto a distância, junto a equipe da Mattel dos EUA. Apesar de não ter o domínio da língua, tive a ajuda de um grande amigo, Gabriel Farias, e tudo ficou mais fácil.

Então, no último sábado, 22, a versão do Uno Minimalista foi lançada em uma das maiores feiras de brinquedos do mundo (Toy Fair New York). Eu não poderia estar mais feliz vendo ser lançada uma versão do UNO feita por um grande fã, e brasileiro.” 

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios