Faculdade de Administração, conheça o nosso guia

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

A escolha de um curso de graduação é sempre um grande passo. Afinal, essa decisão pode moldar todo o seu futuro profissional. Sabendo disso, é importante pesquisar bastante sobre as áreas desejadas, a formação e as possibilidades de atuação no mercado. Para ajudar nessa tarefa, preparamos um guia completo sobre a faculdade de Administração!

Essa área é repleta de atrativos, começando pela alta empregabilidade. Afinal, trata-se de uma profissão curinga e que nunca deixa de ser necessária: todo tipo de organização precisa de profissionais cuidando de sua administração, independentemente do setor ou porte.

Além disso, essa é uma profissão que permite flexibilidade na carreira, devido à formação generalista. É, também, uma área dinâmica e que garante uma atuação diversificada, com grandes possibilidades de desenvolvimento e realização pessoal.

Graduação

O curso de Administração forma profissionais aptos a planejar, controlar, coordenar e organizar os recursos de empresas, sejam eles financeiros, materiais, humanos, de tempo, imagem corporativa etc. Por terem um campo de trabalho tão abrangente, os administradores têm uma das profissões mais versáteis do mercado.

Ainda, a faculdade de Administração é a opção perfeita para aqueles que procuram uma área de interface entre os cursos de Humanas, de Exatas e Sociais. Segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Administração se enquadra nas Ciências Sociais Aplicadas. Isso mesmo!

Assim como o Direito, a Comunicação e o Design, por exemplo, as profissões dessa área de conhecimento são aquelas que tratam da dinâmica entre as pessoas e a sociedade, com um caráter bastante prático. Então, a Administração é uma boa para quem gosta de lidar com pessoas, mas quer ter um trabalho mais voltado para ação em meio às relações estabelecidas socialmente, principalmente as empresariais.

Além disso, a empregabilidade nessa carreira também chama atenção. Afinal, absolutamente todas as empresas precisam de profissionais cuidando de sua administração, seja de qualquer ramo e porte, tanto na iniciativa pública como na privada e até no terceiro setor.

Duração do curso

Para construir uma carreira profissional nessa área tão complexa, promissora e ampla, é necessário investir na capacitação. Embora haja vagas para profissionais de nível médio ou técnico, o grau de nível superior é um enorme diferencial e garante os melhores cargos e salários.

O curso de graduação dura 4 anos (8 períodos), sendo encontrado tanto na modalidade presencial como digital. É isso mesmo! Na educação a distância (EAD) — agora conhecida como ensino digital —, a duração é a mesma, pois há o cumprimento da mesma carga horária estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).

No decorrer da faculdade de Administração, o estudante tem contato com os conhecimentos de base da profissão, além de ter disciplinas específicas relacionadas às principais áreas de atuação do administrador. Para garantir o diploma, é necessário ter o aproveitamento esperado nas matérias e elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Além disso, a faculdade de Administração tem estágio supervisionado nos últimos períodos. Sua realização é obrigatória para a formação e, por isso, acompanha a redação de um relatório de estágio avaliado pelos professores. Mas tenha calma! Esses processos são muito tranquilos e os estudantes recebem todas as orientações necessárias.

Disciplinas

No curso de graduação, o futuro administrador tem uma formação generalista, que abrange desde conteúdos teóricos até disciplinas mais práticas. 

Teoria geral da administração

Aqui, o estudante tem contato com o conceito de Administração, a tipologia das organizações e as principais noções de processos administrativos. Ainda, são vistas as principais contribuições teóricas para essa área do conhecimento, como a teoria da administração científica de Taylor Ford.

Contabilidade

Na contabilidade, o estudante conhece as possibilidades de aplicação de recursos empresariais, entende a função dela e aprende os principais conceitos e processos contábeis, como o balanço patrimonial e o fluxo de caixa. O objetivo é que o futuro administrador esteja apto a fazer o planejamento financeiro da empresa conforme o cenário econômico.

Competências gerais

Na matéria de competências gerenciais, o estudante tem contato com os princípios de gestão e as principais habilidades relacionadas aos processos gerenciais, como comunicação e planejamento. Ao longo do curso, há mais uma série de matérias dedicadas às competências gerenciais em áreas específicas, como:

  • recursos humanos;
  • comércio exterior;
  • processos;
  • projetos;
  • marketing;
  • cadeia de suprimentos;
  • sistemas de informação;
  • produção e operações.

O que achou da carreira na área de Administração? Está a fim de entrar nessa? Preencha o box e saiba mais!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios