ProUni – 5 dicas para garantir sua bolsa

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Imagine ter a oportunidade de estudar e se formar sem precisar pagar por isso? Se você tem esse desejo e quer garantir sua bolsa, vamos dar algumas dicas sobre o ProUni , o que vai  te ajudar a dar o pontapé inicial na sua carreira profissional!

CALENDÁRIO PROUNI 2021.1

Inscrições12 a 16 de julho de 2021
Resultado da 1º chamada 20 de julho de 2021
Comprovação de informações 1º chamada  20 a 28 de julho de 2021
Resultado 2º chamada3 de agosto de 2021
Comprovação de informações 2º chamada3 a 11 de agosto de 2021
Inscrição da Lisra de Espera16 e 18 de agosto de 2021
Divulgação da Lista de Espera20 de agosto de 2021
Comprovação de informações da Lista de Espera  23 a 27 de agosto de 2021
Editalem breve

O Programa Universidade Para Todos — ProUni —  foi criado em 2004 pelo Governo Federal. O objetivo principal é dar acesso ao ensino superior dos estudantes que não possuem condições de pagar altas mensalidades em instituições privadas. Por meio do programa, é possível conseguir bolsas de estudo integrais ou parciais.

Para conseguir o benefício, você precisa  atender a alguns requisitos, como:

  1. renda familia de até três salários mínimos por pessoa;
  2. ter cursado ensino médio no ensino público ou ser bolsista em uma instituição privada;
  3. ser  professor da rede pública e desejar cursar algum curso de licenciatura.

Se você já atende a algum desses fatores, saiba que outros pontos podem te ajudar a conseguir a tão sonhada bolsa. São eles:

1. Fique atento ao período de inscrição

O primeiro passo para conseguir sua bolsa no ProUni 2020, além, é claro, de atender aos requisitos do programa, é ficar atento ao período de inscrição O Ministério da Educação (MEC) informou o cronograma do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2020. A edição do segundo semestre receberá inscrições entre os dias 12 e 16 de julho de 2021.

2. Nota de corte

Outro ponto importante para ficar de olho é a nota de corte. Cada curso exige uma pontuação mínima que o candidato deve ter alcançado para conseguir uma das vagas oferecidas. Uma boa dica é observar os números referentes aos dois últimos anos da prova, assim, você consegue ter uma ideia de quanto deve ser sua pontuação para ficar mais perto de garantir a bolsa de estudos.

3. Pesquise!

São diversas as universidades disponíveis espalhadas pelo país, não é mesmo? Mas antes de sair se inscrevendo sem saber se realmente você vai conseguir cursar uma delas, a melhor estratégia é pesquisar sobre as instituições, analisar a grade curricular dos cursos e entender qual opção realmente vale a pena para você. Procure por aquelas que possam oferecer experiências ricas e crescimento em conjunto, que acreditam e confiam no seu potencial!

4. Planejamento

Se planejar é essencial! Já imaginou conseguir a vaga e não poder cursar por falta de planejamento? Vamos supor que você consegue a bolsa para outra cidade, mas não tem disponibilidade imediata para mudar. Ou então acaba ficando sem tempo de começar os estudos. Para que você não passe por essa triste situação, não desgaste sua chance com opções que não fazem sentido no momento.

5. Tenha em mãos os documentos necessários

Antes mesmo de ter a confirmação da aprovação no processo seletivo do ProUni 2021 tenha em mãos toda a documentação necessária para conseguir realizar a matrícula. Não deixe para providenciar tudo em cima da hora, ok? Afinal, essa pode ser a chance da sua vida de iniciar uma graduação com o auxílio de uma bolsa de estudos.

Estas dicas foram úteis para você? Fique atentos às inscrições do ProUni.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios