Qualidade acadêmica — Como o professor pode contribuir para uma educação de qualidade?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O educador é uma peça chave quando o assunto é o desenvolvimento dos alunos. Listamos algumas formas de como o professor pode contribuir para uma educação de qualidade. Assim, você saberá exatamente como usar essas informações a seu favor e extrair o máximo do seu corpo docente.

 3 maneiras de como o professor pode contribuir para uma educação de qualidade 

O melhor de saber como o professor pode contribuir para uma educação de qualidade é que você poderá aproveitar bem cada detalhe passado por ele presencialmente ou mesmo on-line. Ou seja, estará mais atento a três pontos muito importantes:

  1. a forma como os conteúdos são passados — o que envolve didática e aplicabilidade;
  2. a forma como as dúvidas são tiradas, garantindo a compreensão completa dos assuntos;
  3. a forma como os exercício são aplicados — se eles estão alinhados ao cronograma de estudo e se fazem diferença no aprendizado.

Entenda cada ponto detalhadamente:

Apresentando conteúdos aplicáveis à realidade atual 

É importante que o professor siga o conteúdo programático previsto nas informações de cada curso. Mas, além disso, uma didática é fundamental e faz diferença na hora de avaliar o desempenho dos alunos.

Uma boa dica para elevar a sua performance de aprendizado é ter atenção em como os assuntos são facilitados pelo educador. Assim, pode pedir exemplos aplicáveis ao dia a dia para ir além da teoria. Isso pode ajudar bastante a assimilar as informações e ter gatilhos de lembrança mais fáceis. 

Tirando dúvidas e mediando o conhecimento 

Outra maneira de como o professor pode contribuir para uma educação de qualidade é a forma como ele pode tirar dúvidas de maneira estratégica.

Se você tem um questionamento a fazer, o educador pode apenas responder de forma direta. Mas, se ele desejar ir além, poderá “mediar” o conhecimento. Ou seja, se usar técnicas, vai fazer com que você aprenda e fixe os conteúdos com a ajuda dos seus próprios questionamentos. 

Ele pode responder sua dúvida e usar algum exemplo para ilustrar, pode pedir para você ajudá-lo a montar o exemplo ou até fazer algumas outras perguntas para que pense mais sobre o assunto e você mesmo encontre a solução.

 Propondo exercícios fora de sala de aula

Uma boa ideia é ir além da resolução de questões em sala. Atividades que façam você pensar fora da imersão de estudo pode ajudar na fixação dos assuntos. Por mais simples que pareça, esse tipo de atividade é determinante para estimular seu cérebro e impulsionar seu aprendizado.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios