4 estratégias para desenvolver a sua empregabilidade

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Desenvolver a empregabilidade é um processo contínuo que exige planejamento, esforço e dedicação.  As exigências do mercado de trabalho são cada vez maiores e os profissionais e estudantes que não as acompanharem, dificilmente conseguirão alcançar a tão sonhada estabilidade na carreira.

O que é empregabilidade e como posso melhorá-lo?

O termo empregabilidade surgiu no final da década de 90 e é a capacidade que uma pessoa tem para conseguir um emprego e aptidão para manter-se nele. Ou seja, que se torna relevante aos olhos do mercado pela busca constante por melhorias das suas habilidades e capacidade de se adaptar às mudanças.

Mas não se preocupe, a empregabilidade é uma habilidade e pode facilmente ser desenvolvida ou aprimorada. Ela é um conjunto de competências e não envolve apenas habilidades técnicas, mas também comportamentais.

Se você está em busca de uma carreira sólida, reunimos 4 dicas fundamentais que vão te ajudar a desenvolver a sua empregabilidade, aumentar suas chances de conseguir um emprego e alcançar relevância no mercado de trabalho.

Mantenha-se atualizado

Independente da sua área de atuação, sempre há algo novo para aprender ou aprimorar. Invista em atualizações e na aquisição de novos conhecimentos em relação ao mercado de trabalho e às tendências do setor em que você deseja atuar. Leia, acompanhe notícias, participe de eventos, troque experiências com outros profissionais. Essa é uma forma prática de estar sempre em desenvolvimento e atrair os olhares do mercado pro meio do que você tem para oferecer.

Construa bons relacionamentos interpessoais

Ter uma boa rede de contatos pode ser fundamental para conseguir um emprego. Estar presente em eventos, participar de grupos de discussão online e fazer conexões com pessoas da sua área de atuação pode ser fundamental para conseguir uma vaga. Mantenha contato com ex-colegas de trabalho, professores e pessoas que você conheceu em eventos.

Desenvolva habilidades interpessoais

As habilidades interpessoais, como a capacidade de se comunicar bem, liderança, gerenciar conflitos e a capacidade de se adaptar a diferentes situações, são muito valorizadas pelos empregadores. Procure oportunidades para desenvolver essas habilidades.

Busque feedback e orientação profissional

Peça feedback a colegas de trabalho, mentores ou profissionais da sua área para identificar pontos de melhoria e como você pode se destacar. Procure por um orientador de carreira para ajudá-lo a desenvolver um planejamento e alcançar seus objetivos.

Agora que você já sabe o que é empregabilidade e como pode desenvolver essa habilidade para alcançar uma melhor colocação no mercado, tudo é questão de tempo e dedicação.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios