5 dicas para você se dar bem em uma reunião de trabalho

Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Grupo de pessoas reunidas ao redor de uma mesa em um escritório.

Reuniões de trabalho são um cenário comum e rotineiro no mundo profissional, e você pode aproveitá-las como oportunidades para se desenvolver profissionalmente ainda na graduação. Se você é um estudante que deseja causar uma ótima impressão em reuniões, aprender e contribuir de forma significativa para o sucesso da equipe, reunimos cinco dicas essenciais:

1. Esteja preparado:

Antes de entrar em uma reunião, é fundamental se preparar adequadamente. Dedique tempo para entender o objetivo da reunião, leia documentos relacionados e considere quais insights ou contribuições você pode oferecer. A preparação ajuda a aumentar sua confiança e a garantir que você esteja pronto para se envolver de maneira construtiva na discussão.

2. Seja pontual:

A pontualidade é uma marca de respeito pelo tempo dos outros, assim como demonstra o seu profissionalismo e interesse em estar alí. Chegar atrasado a uma reunião é uma maneira certa de criar uma má impressão. Tente chegar com alguns minutos de antecedência, para se acomodar e mostrar que você valoriza o tempo de todos. Imprevistos acontecem, caso isso ocorra, avise com antecedência.

3. Participe de forma ativa:

Nas reuniões, não seja um mero espectador. Esteja disposto a participar ativamente da discussão, contribuindo de forma ativa e em momentos adequados. Faça perguntas pertinentes, compartilhe suas ideias e ouça com atenção o que os outros têm a dizer. Seja respeitoso com as opiniões divergentes e esteja aberto a diferentes pontos de vista.

4. Comunique-se de forma clara:

Uma comunicação eficaz é fundamental. Fale de maneira clara e concisa, evitando jargões ou palavras que não condizem com o ambiente profissional. Esteja ciente de sua linguagem corporal, mantenha contato visual e evite distrações, como itens eletrônicos. Lembre-se de que a comunicação é uma via de mão dupla, portanto, ouvir atentamente e fazer perguntas quando necessário é igualmente importante.

5. Faça o acompanhamento:

Após a reunião, não encerre o assunto. Faça o acompanhamento das ações acordadas e das tarefas atribuídas a você. Envie um e-mail recapitulando os principais pontos discutidos e as responsabilidades definidas. Isso demonstra seu comprometimento e responsabilidade, além de garantir que todos estejam na mesma página quanto aos próximos passos e cientes das suas responsabilidades.

Participar de reuniões de trabalho de forma eficaz é uma habilidade importante que pode fazer a diferença na sua carreira. À medida que você aprimora essas habilidades ao longo de sua jornada acadêmica, estará mais preparado para se destacar no mundo profissional. Lembre-se de que as reuniões são oportunidades importantes para aprender, crescer profissionalmente e contribuir para o sucesso da equipe!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios