7 dicas para aproveitar a faculdade

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Não basta ter boas notas, se relacionar bem com colegas e professores e trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Saber como aproveitar a faculdade inclui sair um pouco da sala de aula e buscar novas experiências e convívios. Se antigamente ter uma graduação no diploma era mais do que suficiente para garantir uma boa colocação no mercado, hoje, estreitar laços na universidade é tão importante quanto preencher requisitos curriculares.

Isso ajudar a tornar o período acadêmico ainda mais saudável e proveitoso, construindo um networking que pode ser fundamental para indicações profissionais futuras. Sem falar nas relações de amizade que ficam para o resto da vida. Confira as dicas!

1- Divirta-se!

A primeira dica é se divertir com os novos amigos. Pode até parecer contraditório, afinal, estamos na universidade para estudar. Mas não dá para viver só de estudo, certo? É preciso relaxar a mente para equilibrar as energias e renovar o fôlego, sobretudo em momentos cruciais, como antes da semana de provas.

Por isso, reserve momentos para curtir os eventos da turma, principalmente se você for calouro. Esses eventos são muito interessantes para se relacionar com os novos colegas e conhecer os alunos veteranos, aprendendo um pouco mais sobre a jornada acadêmica, o perfil dos professores e o cotidiano no curso. Que tal?

2- Assista palestras

Ir aos eventos acadêmicos do seu curso e das demais áreas correlatas é super importante. Normalmente, já na primeira semana de aula, as faculdades realizam palestras de boas-vindas e oficinas para que o aluno comece a se adaptar à nova rotina de estudos.

Ao longo dos semestres, outros eventos vão surgindo para preencher o cronograma acadêmico com conhecimentos extras e depoimentos de profissionais das áreas, que muitas vezes são convidados para palestrar sobre assuntos específicos. Os próprios professores do curso também organizam seminários e congressos internos para estreitar os laços com os estudantes e conhecer um pouco mais as habilidades e os tipos de aprendizagem de cada um.

Mais: Fique de olho nos nossos eventos.

3- Iniciação científica

A famosa iniciação científica (IC) é uma excelente alternativa para aproveitar a faculdade e se preparar para a vida profissional, sobretudo se você pensa em seguir carreira acadêmica. Essa modalidade faz parte dos projetos de extensão das universidades para aproximar os alunos do universo da pesquisa, sendo uma boa porta de entrada para quem deseja fazer mestrado e doutorado.

Os diversos grupos de estudo coordenados por professores também ajudam bastante a turbinar o currículo universitário. Além de se aprofundar em temáticas específicas das disciplinas, os grupos permitem criar laços com docentes e possíveis orientadores para pesquisas futuras ou mesmo indicações para o mercado de trabalho.

Mais: Como desenvolver um artigo científico

4- Intercâmbio

Se você está se perguntando como aproveitar a faculdade, com certeza já pensou em fazer um intercâmbio. Essa é uma das maneiras mais inteligentes de curtir o período acadêmico com novas experiências de vida. Afinal, passar uma temporada em outro país amplia nossa visão cultural e nos ensina muito, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Uma série de universidades oferece bolsas de estudo em programas de intercâmbio para cursar períodos no exterior. Em algumas situações, também é possível obter auxílio para apresentar trabalhos em congressos internacionais e ter uma experiência em outro país, mesmo que de menor duração. Então vale a pena pesquisar a respeito.

Leia mais: Como é ser calouro na faculdade?

5- Idiomas

Já que falamos sobre intercâmbio, vamos ressaltar a importância de estudar idiomas. Até porque não adianta querer sair do país sem ter o mínimo de afinidade com outra língua, não é mesmo? Sabemos que investir em um bom curso de idiomas não é barato, embora seja possível encontrar aulas particulares a preços justos.

6- Monitoria

Com certeza você já ouviu falar em monitorias, mesmo se ainda for calouro do curso. Ser monitor nada mais é do que acompanhar os professores em disciplinas específicas, auxiliando os alunos nas atividades do curso. Na maioria das vezes, os estudantes que assumem a posição de monitores são aqueles que se destacaram na disciplina e, portanto, têm mais capacidade de ensinar para os demais tudo o que aprendeu.

Geralmente, abre-se um edital para a seleção de monitores, sob a responsabilidade do professor daquele conteúdo. A monitoria concede horas curriculares extras para os alunos e até pode ser remunerada, a depender do regulamento e recursos da instituição. De qualquer forma, essa experiência por si só já é um grande diferencial no currículo, fazendo a diferença em processos seletivos futuros.

7- Leia

Sabe aquela bibliografia completar que os professores sugerem na folha de apresentação do curso? Pois é! Aquilo não está ali à toa. Sabemos que é muito difícil manter todas as leituras em dia e ainda participar ativamente das aulas. Mas, sempre que possível, procure ir além dos textos obrigatórios e leia também os complementares.

Essa bibliografia é uma fonte riquíssima de conhecimento e permite ao aluno se aprofundar em temas particulares. Uma boa dica é priorizar as disciplinas que você mais gosta e focar nos conteúdos extras sobre aquele assunto. Assim, dá para ir aos poucos se familiarizando com certos assuntos para, quem sabe, garantir uma especialização em longo prazo.

Com essas dicas, ficou mais fácil saber como aproveitar a faculdade sem perder o foco ou ficar estressado com as atividades. Até porque cultivar o equilíbrio entre os afazeres acadêmicos e a vida pessoal é imprescindível para o seu bem-estar físico e emocional.

Procure manter um bom ritmo na universidade, mas não descuide dos demais compromissos, como trabalho e, principalmente, sua família e amigos. Esse é um dos grandes segredos para uma trajetória de sucesso!

Está gostando do conteúdo? Confira mais notícias

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios