7 Dicas para Melhorar a Qualidade do Sono Durante a Pandemia

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Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Preocupação e Ansiedade são Comuns nesse Cenário e Acabam Afetando o Descanso Noturno

A pandemia e o isolamento social trouxeram diversas mudanças no dia a dia e consequentemente acabou desencadeando preocupação, tensão e ansiedade em grande parte da população. Tudo isso acaba afetando diretamente em nosso corpo como na qualidade do sono. Segundo dados divulgados pela revista Galileu e fornecidos pela Google, a busca pelo termo insônia no mês de abril teve um aumento significativo, cresceu em 130% a pesquisa por “remédios para insônia”.

Segundo a professora de psicologia do UniMetrocamp, Juliana Puglia, o sono tem um papel fundamental para o sistema imunológico e para a saúde emocional e fisiológica e por isso é muito importante adotar novos hábitos para que isso melhore. Para que as noites de sono sejam mais tranquilas ela separou 7 dicas que podem ser adotadas em sua rotina. 

Defina horários para dormir e acordar

Criar hábitos regulares de sono é muito importante para que você tenha uma noite de qualidade e durma o tempo necessário, que pode variar entre 12 a 7 horas dependendo da idade.

Realize atividades tranquilas antes do horário de dormir

É preciso acalmar o corpo antes de dormir, procure desacelerar quando estiver próximo do horário de dormir, aproveite para ler um bom livro. 

Limite o consumo de cafeína e substâncias estimulantes

Se você está com dificuldade para dormir é essencial que você evite ou diminua durante o dia o consumo de alimentos que possuem cafeína. Troque o café, o refrigerante e o energético por uma bebida mais leve, isso vai contribuir para seu descanso.

Coma refeições leves

Pelo menos 2hs antes do horário de dormir procure fazer refeições mais leves, saudáveis e que sejam de fácil digestão.

Diminua a exposição a telas

Pelo menos 1h antes de dormir procure ficar longe das telas do celular, computador ou televisão, a luz emitida pela tela interrompe a produção de melatonina e interfere no sono.

Utilize técnicas de relaxamento

Adotar novos hábitos como meditação, ioga e técnicas de respiração profunda ajudam a relaxar e diminuir o estresse através da conexão entre corpo e mente.

Sempre que possível, tome sol

O sol influencia na liberação da melatonina, hormônio responsável por regularizar o sono, portanto a falta dele acaba afetando diretamente no descanso noturno. Além disso,o sol é um importante fator para sincronizarmos nosso ritmo biológico, o corpo sabe que durante o dia é hora de ficar acordado e pela noite é hora de dormir. 

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