A Escolha da Carreira: Dicas Essenciais

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Escolher ou se qualificar para uma carreira é um momento que exige reflexão, autoconhecimento, estudo e planejamento. Essa escolha carrega o peso da tomada de decisão, principalmente na atualidade em que há opções de cursos para as diversas áreas do conhecimento, o que pode despertar ansiedade em muitos jovens.

Para lidar com esse turbilhão de emoções e dúvidas existem algumas dicas para você tornar esse processo mais prazeroso.

Conexão entre pessoal e profissional

Para isso, você precisa considerar seus interesses de vida e vinculá-los às profissões. Suas aptidões, habilidades e competências, também devem ser levadas em conta nesse processo, como facilidades de raciocínio, estilos cognitivos, estilos de aprendizagem.

Do colégio para a graduação

Busque na memória as disciplinas que você tinha maior interesse na escola na época em que cursava o Ensino Médio e Fundamental. Elas podem ser um indicativo da área que lhe garantirá a motivação necessária para os estudos no Ensino Superior.

Pesquise

Se você está na fase que antecede o início de um curso superior, ou pretende mudar de área, você deve encarar essa escolha como um projeto de vida, e refletir sobre os desejos para o futuro, exercitando o autoconhecimento e buscando informações sobre a profissão escolhida.

Procure consultar as disciplinas que compõem a grade curricular do curso escolhido, converse com diferentes profissionais da área e assista palestras voltadas à essa prática profissional.

Não mire apenas no salário alto

Muitos jovens caem na tentação de tomar uma decisão baseados apenas na projeção de salários da área, mas isso pode ser uma armadilha. Escolher a profissão pela rentabilidade que ela pode trazer no futuro também pode gerar frustração.

Não se esqueça que o trabalho representa e ocupa uma dimensão importante na vida de cada um. Portanto, se o foco for apenas financeiro, no futuro a escolha pode gerar infelicidade e frustração.

Conheça a área e a instituição

Conhecer mais sobre a profissão de interesse é fundamental para analisar se a realidade daquela profissão corresponde às expectativas de quem está prestes a investir nela.

Além do conhecimento sobre as possibilidades de cada carreira, é importante reunir informações sobre as instituições, considerando aspectos como: localização, disciplinas que compõem o Projeto Pedagógico do Curso de interesse, possibilidades de aprimoramento da formação profissional com Iniciação Científica, Extensão, Estágios e Intercâmbios.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios