Afinal de contas, o que faz um gestor comercial?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A área de gestão comercial desempenha um papel fundamental e estratégico no sucesso de qualquer empresa, já que se envolve em todas as ações do setor comercial de uma instituição, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação. O gestor comercial é o profissional responsável por liderar estratégias de vendas, garantir o crescimento do faturamento, fazer pesquisas de mercado, definir pontos de vendas e aprimorar a eficiência operacional de uma organização. Você que tem interesse em atuar neste mercado, leia esse texto até o final que vamos esclarecer as principais responsabilidades de um gestor comercial, a remuneração no mercado de trabalho e as diversas áreas em que esses profissionais podem atuar.

O que é gestão comercial?

A gestão comercial engloba um conjunto de atividades voltadas para a administração das operações de vendas de uma empresa. É a área responsável pelo planejamento, implementação e controle de estratégias comerciais com o objetivo de atingir metas de vendas, conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes. A gestão comercial é uma função crucial para o crescimento de uma organização, pois ajuda a maximizar os lucros e a expandir a participação de mercado.

Mas o que faz um gestor comercial?

Um gestor comercial desempenha diversas funções de extrema relevância para o sucesso de uma empresa, entre elas, o planejamento estratégico, gestão de equipe, liderando e motivando a equipe de vendas, análise de mercado, identificando as oportunidades e ameaças para o negócio, gerenciamento de clientes, estratégias de preço, definindo políticas de descontos, além de monitoramento de desempenho, acompanhando métricas de vendas e avaliando os resultados alcançados.

Áreas de atuação

A versatilidade da gestão comercial permite que profissionais atuem em diversos setores, como, por exemplo, indústria, varejo, tecnologia, saúde, financeiro. Os gestores comerciais podem atuar coordenando vendas de serviços, desenvolvendo estratégias de vendas, gerenciando a comercialização de produtos farmacêuticos ou serviços de saúde.

Salário de um gestor comercial

Os salários de gestores comerciais podem variar bastante, devemos levar em consideração o porte da empresa, localização geográfica, experiência no mercado, entre outros quesitos. No entanto, em média, um gestor comercial experiente pode esperar uma remuneração competitiva. No Brasil, por exemplo, o salário médio de um gestor comercial pode variar de R$ 6.000 a R$ 15.000 ou mais por mês, dependendo dos fatores mencionados.

A gestão comercial é uma área dinâmica e estratégica que desempenha um papel fundamental no crescimento das empresas. Os gestores comerciais têm a responsabilidade de moldar o futuro das organizações, potencializando suas vendas e contribuindo para o sucesso a longo prazo. A busca por profissionais qualificados nessa área está em constante crescimento, tornando-a uma escolha promissora para aqueles que desejam seguir uma carreira na área de negócios e vendas.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios