Como funciona o curso e o mercado de Marketing?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Você já parou para analisar o que está por trás de uma propaganda? Especialistas calculam minuciosamente cada imagem, mensagem, sons e até mesmo cores com um objetivo: evocar sentimentos que levam as pessoas a comprarem determinados produtos ou serviços.

Mas a faculdade de Marketing ensina muito mais que as técnicas para vender mercadorias ou trabalhar a imagem das empresas. O curso envolve uma série de conhecimentos e oferece muitas oportunidades de carreira diferentes. Quer saber que possibilidades são essas? Então, continue a leitura deste post!

O que se aprende na faculdade de Marketing?

Podemos dizer que o profissional de Marketing é responsável por elaborar estratégias de comunicação. Em muitos casos, essas ações têm o objetivo de estimular a compra de bens, produtos ou serviços. Outras vezes, a meta é mudar o comportamento das pessoas, seja para que elas se envolvam com uma causa ou para que se tornem mais produtivas no trabalho, por exemplo.

Portanto, o profissional de Marketing busca entender o comportamento do público-alvo, identificar suas necessidades e utilizar esses dados em campanhas que influenciem as pessoas, atingindo o objetivo definido. Existem duas possibilidades de formação e as duas são oferecidas tanto em cursos a distância (EAD) quanto presenciais. Veja a seguir!

Bacharelado em Marketing

Trata-se de um curso mais completo, com duração de 4 anos. O aluno começa estudando disciplinas básicas do Ensino Superior, como Sociologia, Psicologia, Economia e Antropologia. Essa é uma base muito importante, pois ensina a compreender o ser humano e o mercado em que o profissional atuará. A seguir, a faculdade ensina temas específicos, como comportamento do consumidor, estratégias mercadológicas, posicionamento de marcas, publicidade e propaganda, entre muitas outras.

Além desses conhecimentos específicos, o aluno de Marketing também tem disciplinas relacionadas à Administração de Negócios. Entre os exemplos, podemos destacar:

  • Direito do Consumidor;
  • Gestão de Projetos;
  • Técnicas de Negociação;
  • Administração Financeira;
  • Análise de Investimentos.

Esse conjunto de matérias é fundamental, visto que muitos desses profissionais serão responsáveis pelo departamento nas empresas em que atuarão. Portanto, eles precisam liderar equipes e planejar ações que levem as companhias a atingirem seus objetivos estratégicos.

Tecnólogo em Marketing

Também é possível embarcar na profissão por meio do curso superior tecnológico, que forma o tecnólogo. Geralmente, essa faculdade dura dois anos. Isso é possível porque o foco está nas disciplinas específicas e práticas. Portanto, o aluno não estuda aquela base que nós comentamos no tópico anterior: Psicologia, Sociologia, Antropologia.

No curso superior tecnológico, a grade curricular é mais voltada à gestão de Marketing. As disciplinas são direcionadas a áreas específicas, como varejo, pequenas e médias empresas, setor de turismo, e assim por diante. Portanto, são temas que envolvem as atividades diárias do profissional, fazendo com que ele esteja pronto para entrar no mercado mais rapidamente.

Quais são as oportunidades de carreira para os profissionais de Marketing?

O profissional da área de Marketing é bastante disputado no mercado. Especialmente em um sistema capitalista, o sucesso econômico depende do estímulo ao consumo. Mesmo em tempos de crise, as empresas precisam de pessoas capacitadas para criar campanhas efetivas que consigam fazer os consumidores entender que seus produtos atendem às necessidades deles, levando-os à compra.

Porém, essa não é a única área de atuação do profissional de Marketing. Conheça algumas das principais possibilidades a seguir:

  • Estratégias mercadológicas
  • Endomarketing
  • Marketing Digital
  • Empreendedorismo

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios