COMO SABER QUAL É O CURSO IDEAL PARA MIM? 8 DICAS PRÁTICAS!

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 7 minutos

O fim do Ensino Médio marca o início de uma grande etapa da vida, em que você precisa decidir sobre sua profissão. A parte mais difícil é compreender qual delas vai aproveitar suas habilidades e permitir que você seja feliz e cheio de propósito nessa escolha. Dessa forma, a pergunta “como saber o curso ideal para mim” deve ter rondado sua mente, né? É por isso que existe este artigo: pra ajudar sua escolha!

Durante esse processo, tenha calma e use o autoconhecimento para conseguir aliar a satisfação profissional e os retornos financeiros. Então, para dar conta, você precisa avaliar alguns pontos importantes antes de bater o martelo e definir qual será sua formação.

Confira quais são as 8 melhores dicas para você encontrar um curso ideal para o seu perfil!

Mas antes: como um curso superior pode melhorar as perspectivas futuras?

Quando você pensa em algum curso de graduação, a tendência é considerar apenas as vantagens imediatamente oferecidas por ele, ou seja, os conhecimentos teóricos e técnicos que vai adquirir ao longo da sua formação. Contudo, há um universo de possibilidades a considerar.

A faculdade vai muito além dos conhecimentos, aulas e livros. Esse é um ambiente rico em atividades extracurriculares, estágios, monitorias e cursos de extensão que oferecem novas perspectivas de formação. Além disso, você pode conhecer melhor os professores, as possibilidades de carreira e ampliar sua rede de contatos.

Também há muitos benefícios financeiros a se considerar, como as estatísticas que comprovam que cada ano de estudo adicional acrescenta um percentual a mais na renda. Outro ponto importante é que a taxa de desemprego é menor entre os profissionais com formação superior. Assim, além da possibilidade de salários mais altos, uma faculdade reduz suas chances de desemprego.

Como saber qual o curso ideal para mim?

Você precisa avaliar vários aspectos para escolher a carreira correta. Para evitar arrependimentos, é importante considerar quais atividades você gostaria de exercer e em que áreas você já conta com alguma aptidão natural.

Alinhar habilidades naturais com seus interesses e objetivos não é uma tarefa simples, mas ao seguir as dicas abaixo, você terá mais clareza sobre qual a melhor alternativa de curso para escolher.

1. Trabalhe o autoconhecimento

Uma boa pergunta para trabalhar o autoconhecimento é: que trabalho eu gostaria de fazer se não precisasse de dinheiro? Que tipo de atividade me faria tão feliz que eu exerceria mesmo sem receber? Essas perguntas servem para mapear seus interesses reais e encontrar alternativas que possam aliar também os objetivos financeiros.

Investir um tempo para entender quais são as habilidades que você tem e quais gostaria de desenvolver permite filtrar uma gama de cursos menor e tornar a escolha mais fácil.

2. Peça ajuda a um psicólogo

Um psicólogo pode auxiliar no processo de autoconhecimento, além de oferecer orientação sobre a definição de que carreira seguir. Esses profissionais estudam por vários anos com o objetivo de entender como as pessoas se comportam e conseguem trazer muita clareza pra você nessa etapa da vida, viu?

Além disso, é possível encontrar faculdades que oferecem consultas gratuitas com esse especialista, permitindo que todos consigam suporte para sua escolha. Hoje, também existe a possibilidade de fazer sessões de terapia online.

3. Entenda suas habilidades e aptidões

Conhecer as suas habilidades e aptidões é um importante passo rumo ao objetivo de definir o curso ideal para você. Embora seja possível desenvolver habilidades, utilizar as que já são particulares pode auxiliar a esclarecer a famosa dúvida: “como saber o curso ideal para mim?”.

Isso também traz mais segurança pra encontrar áreas que sejam interessantes para o seu perfil, auxiliando na definição de que faculdade fazer. Por exemplo, se você tem aptidão com a Matemática, procurar cursos como o de Engenharia Civil é uma boa opção. Agora, se você tem uma boa comunicação, uma alternativa interessante é o curso de Direito.

4. Faça testes vocacionais

Se você ainda está se perguntando “como saber qual o curso ideal para mim?”, uma ferramenta que pode te ajudar são os testes vocacionais. Por meio deles, você vai obter ajuda para avaliar suas aptidões, preenchendo um questionário. Ao terminar de respondê-lo, tem um guia para saber quais são as profissões que combinam com seu perfil, facilitando sua decisão.

Inclusive, a gente tem uma opção de teste vocacional para você fazer depois de ler este texto!

5. Converse com profissionais de várias áreas

Uma excelente forma de conseguir orientação de carreira é conversando com profissionais atuantes em diversas áreas. Dessa forma, você terá uma visão esclarecida de como é o cotidiano de trabalho de vários segmentos e, a partir disso, poderá determinar qual profissão é interessante para você.

Então, se sonha em fazer Medicina, converse com um médico pra saber como foi o período de faculdade, o primeiro emprego e por aí vai!

6. Pesquise bastante

Para entender como funciona uma profissão e escolher um curso, você precisa fazer muita pesquisa. Com isso, você descobre quais são as competências exigidas no trabalho cotidiano, que matérias são abordadas no decorrer do curso e quais são as instituições que oferecem essa formação.

Você pode começar essa pesquisa por nossa playlist que traz detalhes sobre os mais diversos cursos, como Educação Física, Artes Visuais e muito mais!

7. Ouça a sua intuição

Em alguns momentos da vida, é preciso deixar o que é externo a você do lado de fora por um momento e fazer uma avaliação apenas do seu interior. Isso significa ouvir sua intuição sem interferência de nenhuma informação, opinião e palpite externo.

Vale ter em mente que, mesmo que várias pessoas em sua vida desejam o melhor para sua carreira, é você quem vai ter de lidar com essa escolha e arcar com as consequências. Por isso, considere as opiniões dos demais, mas use também a sua intuição.

8. Conheça as vantagens das faculdades

Após estabelecer em qual área do conhecimento você deseja se especializar, é o momento de conferir qual instituição é a melhor escolha. Verifique qual faculdade oferece opções de formação no exterior, cursos de extensão e uma excelente infraestrutura para ajudar em seu aprendizado.

Afinal, quanto mais engajamento durante os anos de estudo a faculdade oferecer, mais fácil será focar os estudos, concorda?

A Wyden é a melhor opção!

Para avaliar se uma instituição é boa para você, considere sua localização, reconhecimento pelo MEC, se há oportunidades e programas de suporte ao aluno e qual a experiência da faculdade em ensino.

Na Wyden, você encontra 11 faculdades espalhadas por todo o Brasil. Estamos presentes nas cidades de Araçatuba-SP, Belém-PA, Campinas-SP, Caruaru-PE, Fortaleza-CE, Imperatriz-MA, Manaus-AM, Recife-PE, Salvador-BA e Teresina-PI. Além das unidades presenciais estamos on line e acessível para todos através do ensino à distância – EAD.

 As nossas faculdades e centros universitários possuem diversos programas de pesquisa, ligas acadêmicas, extensão, projetos sociais e programas de suporte ao aluno. Todas essas possibilidades estão alinhadas a tradição das nossas marcas, com faculdades reconhecidas nas cidades onde atuamos.

Agora, toda vez que você se perguntar “como saber o curso ideal para mim?” já sabe quais são as melhores alternativas para escolher. O próximo passo é encontrar uma instituição de confiança, como a Wyden, para orientar todo o seu desenvolvimento profissional. Lembre-se de que o período de formação é uma das fases mais empolgantes da vida. Assim, vale a pena aproveitar cada momento.

Viu como a escolha certa está a apenas um passo? Então conheça os cursos presenciais, semi-presenciais e EAD da Wyden agora mesmo e dê o pontapé inicial de sua carreira!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios