Conheça os principais tipos de redação que podem ser cobrados no vestibular

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Nos processos seletivos para ingresso nas instituições de ensino superior, a redação é uma das etapas mais importantes e desafiadoras. Ela não apenas avalia a capacidade do candidato de se expressar sobre um determinado assunto por meio da escrita, como também examina sua habilidade de argumentação, análise críticas e organização das ideias.

Os vestibulares frequentemente apresentam diferentes tipos de redação, cada uma com suas peculiaridades e abordagens específicas. Mas quais os principais tipos de redação podem ser cobrados no vestibular? Conhecer os diferentes tipos de redação pode ser crucial para você se preparar de maneira eficaz e enfrentar essa etapa com mais confiança.

1- Dissertação

A dissertação é uma das modalidades mais comuns de redação nos vestibulares. Nesse tipo, você precisa apresentar seu ponto de vista sobre um determinado tema e sustentá-lo com argumentos contundentes. A estrutura deste tipo de texto é composta por: introdução, onde o candidato apresenta o tema de maneira clara e introduz o assunto a ser abordado. Desenvolvimento, nesta etapa você vai aprofundar o conteúdo por meio da argumentação, para em seguida partir para a conclusão, reiterando a sua posição e encerrando a redação de forma concisa.

2- Narrativo

O texto narrativo permite mais liberdade para o escritor ao mesmo tempo que exige a criação de uma história, seja ficcional ou baseada em experiências pessoas. Neste modelo de redação, é importante apresentar e desenvolver personagens, ambiente e enredo de forma que envolva o leitor/avaliador, mantendo a coerência da narrativa. Já neste tipo, a estrutura é formada por introdução, conflito, clímax e desfecho.

3- Artigo de opinião

Nesse tipo de redação, você precisa expressar sua opinião sobre um tema da atualidade, muitas vezes proposto pelo próprio vestibular. É importante fundamentar sua opinião com argumentos bem embasados, exemplos relevantes e trazer uma visão crítica. Sua estrutura é formada por introdução, quando você apresenta o tema e o seu posicionamento sobre determinado assunto, desenvolvimento, expondo a defesa do seu ponto de vista com argumentos consistentes, seguido da conclusão, onde você sintetiza os argumentos e reapresenta a opinião apresentada na introdução da redação.

Escrita é prática. Por isso, para dominar esses tipos de redação é necessária uma prática constante. É importante desenvolver a capacidade de estruturar ideias, apresentar argumentações com coerência e escrever de maneira clara. Conhecer os formatos ajudará você a enfrentar qualquer desafio que a redação dos vestibulares possa apresentar.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios