Dicas para fortalecer o seu networking

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Você já deve ter ouvido muitas vezes a famosa expressão: “Não é o que você sabe, mas quem você conhece.” E isso não poderia ser mais verdadeiro no mundo acadêmico e profissional. Construir e fortalecer sua rede de contatos, ou networking, é uma parte essencial da sua jornada durante a graduação. Isso pode abrir portas, criar oportunidades e ajudá-lo a alcançar o sucesso. Para te ajudar, separamos cinco dicas valiosas que vão fortalecer seu networking:

1. Participe de eventos acadêmicos e profissionais: Uma das maneiras mais eficazes de construir seu networking é comparecendo a eventos acadêmicos e profissionais, como palestras, conferências, workshops e feiras de emprego. Esses ambientes são locais ideais para conhecer profissionais experientes, professores e colegas de diferentes áreas. Não apenas participe, mas seja proativo em interagir, fazer perguntas e trocar informações de contato.

2. Use as mídias sociais a seu favor: As redes sociais são ferramentas poderosas para expandir sua rede de contatos. Certifique-se de ter perfis atualizados no LinkedIn, Twitter e outras plataformas relevantes para a sua área. Siga pessoas influentes, participe de grupos e compartilhe conteúdo relacionado ao seu campo de estudo. Essas ações ajudarão você a se destacar e a se conectar com pessoas que compartilham dos mesmos interesses.

3. Participe de grupos estudantis: Muitas universidades oferecem uma variedade de clubes e grupos estudantis, como ligas acadêmicas. Participar de uma liga relacionada à sua área de estudo ou interesses é uma maneira excelente de conhecer pessoas com objetivos semelhantes. Além disso, frequentemente, esses grupos organizam eventos e atividades que podem proporcionar oportunidades de networking valiosas.

Grupo de pessoas conversando e se conhecendo.

4. Estabeleça relações com professores e orientadores: Seus professores e orientadores são recursos valiosos em sua jornada. Eles têm experiência e conhecimento que podem orientá-lo e apresentá-lo a outros profissionais. Não perca a oportunidade de pedir conselhos, tirar dúvidas e mostrar seu interesse em aprender com eles.

5. Tenha uma boa comunicação: Construir um networking sólido requer habilidades de comunicação eficazes. Seja um ouvinte atento, faça perguntas significativas e seja respeitoso com o tempo e as opiniões dos outros. Lembre-se de que o networking não é apenas sobre o que você pode obter, mas também sobre o que você pode oferecer. Compartilhe seus próprios conhecimentos e experiências e esteja disposto a ajudar os outros quando possível.

6. Mantenha contato regularmente: Construir uma rede de contatos é apenas o começo. É fundamental manter relacionamentos em andamento. Envie e-mails ou mensagens de acompanhamento após eventos, lembre-se de datas importantes, como aniversários e marcos profissionais, e esteja sempre disposto a oferecer ajuda quando alguém da sua rede precisar.

7. Explorando oportunidades de voluntariado: O voluntariado é uma excelente maneira de expandir seu networking e, ao mesmo tempo, fazer o bem. Participe de projetos sociais, programas de mentoria ou programas de voluntariado relacionados à sua área de estudo ou carreira. Você conhecerá pessoas com interesses semelhantes e, ao mesmo tempo, terá a oportunidade de fazer a diferença.

8. Construa um portfólio online: Criar um portfólio online é uma maneira eficaz de exibir suas habilidades e projetos. Isso pode ser particularmente útil para áreas criativas e de tecnologia. Compartilhe seus projetos acadêmicos, artigos, trabalhos freelance ou projetos pessoais em um site ou plataforma de portfólio. Isso não apenas impressionará seus contatos, mas também o tornará mais visível para potenciais empregadores.

9. Participe de programas de estágio e bolsas de pesquisa: Estágios e bolsas de pesquisa são ótimas oportunidades para mergulhar na sua área de estudo ou pesquisa. Durante essas experiências, você conhecerá profissionais experientes, colegas talentosos e possíveis futuros empregadores. Mantenha contato com as pessoas que conheceu durante esses programas, pois elas podem ser valiosas em sua futura carreira.

Seu networking pode ser um ativo valioso em sua carreira, desde a graduação até a vida profissional. Esteja aberto a novas conexões, seja proativo e cuide de seus relacionamentos profissionais. Com estas dicas, você estará bem encaminhado para construir um networking sólido e benéfico ao longo da sua caminhada, Lembre-se de que as relações construídas durante a graduação podem desempenhar um papel fundamental e estratégico em seu sucesso futuro.

Construir e nutrir seu networking não apenas oferece oportunidades acadêmicas e profissionais, mas também pode enriquecer sua vida pessoal. Lembre-se de que a construção de relacionamentos é um processo contínuo que pode beneficiar sua carreira ao longo do tempo.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios