O Ministério da Educação confirmou que a Prova Nacional do Docentes (PND), também conhecida como “Enem dos Professores” irá ocorrer no segundo semestre de 2025. Nesta, serão avaliadas competências em 17 áreas de conhecimento.
A PND faz parte do Programa Mais Professores, lançado em janeiro deste ano. É uma iniciativa do MEC que visa valorizar e qualificar os professores para quem entrem na rede básica de ensino público, estimulando cada vez mais a qualidade no ensino de crianças e jovens.
Mas o que o Enem dos Professores?
Ele avalia as habilidades e competências dos docentes para que possam, futuramente, dar aulas no ensino público do país. A prova é obrigatória para todos os formandos em cursos de licenciatura.
Com o exame, as secretarias de educação dos municípios, estados e do federal podem usar para contratar professores nas redes públicas de ensino, se baseando no desempenho de uma única prova.
Áreas que serão avaliadas:
Os alunos irão fazer 2 tipos de avaliação: teórica e prática. A primeira, primeira será formada por questões que irão avaliar as competências adquiridas ao longo do curso de licenciatura. Já a segunda, serão perguntas voltadas para assuntos aprendidos durantes os estágios obrigatórios, de acordo com cada área.
As áreas de conhecimento são: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, física, filosofia, geografia, história, letras – inglês, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, matemática, música, química e pedagogia.
Ação voltada para futuros docentes
Além da Prova Nacional de Docente, o Ministério da Educação criou o Programa Pé de Meia Licenciatura, uma bolsa incentivo para aqueles que desejam fazer alguma graduação com o currículo de licenciatura. Para isso, a pessoa deve ter ido bem no Enem, e pode ingressar usando o Sisu, Prouni ou Fies.