Ensino híbrido: saiba o que é e quais são as vantagens para os alunos

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A tecnologia é uma realidade na educação. No entanto, para alguns cursos superiores, não é possível que todas as aulas ocorram online. Para atender a essa questão, surgiu o ensino híbrido, também conhecido como semipresencial.

É um formato ainda novo e, desse modo, traz dúvidas para muitos alunos que não entendem como ele funciona e as vantagens de fazer uma faculdade nesse modelo.

Para esclarecer essas questões, desenvolvemos este post. Venha com a gente e compreenda ainda como a Wyden utiliza o ensino híbrido. Boa leitura!

O que é o ensino híbrido?

É um formato que une o melhor do online e do presencial, sendo uma opção para alunos que não têm muita disponibilidade de se deslocar diariamente à faculdade, mas que também não se adaptam ou não querem um ensino 100% digital. Trata-se de um mix desses dois formatos de aprendizagem, no qual 70% das aulas são realizadas a distância e 30% são presenciais.

Oferece, assim, flexibilidade para estudar e se encaixa direitinho em muitas formações com uma grade curricular que une matérias teóricas e práticas, aquelas realizadas em laboratórios, clínicas e outros espaços.

Como esse formato funciona?

Olha que bacana: no ensino híbrido, você cursa as disciplinas teóricas do seu notebook, tablet ou smartphone, porque elas ficam em uma plataforma digital. Com isso, pode acompanhar os tópicos no seu ritmo e no horário que quiser.

Você tem, portanto, autonomia para fazer o curso, podendo até mesmo avançar mais rápido nas matérias com as quais tem mais facilidade. Já naquelas que exigem mais de você, é possível revisar quantas vezes quiser, podendo fixar bem todo o conteúdo.

Já para as disciplinas práticas, você vai à faculdade, geralmente duas vezes na semana, para assistir às aulas em laboratórios ou outros espaços. Mas fique tranquilo, porque tudo é agendado com antecedência para que sua rotina não fique bagunçada.

Quais são os desafios dessa metodologia?

O grande desafio dessa metodologia é a instituição de ensino oferecer uma ótima infraestrutura física e digital. Por isso, é fundamental escolher faculdades de referência no mercado, como as unidades da Wyden.

Com isso, além de ter uma boa experiência de ensino no online e presencial, você sabe que terá professores qualificados e uma grade curricular atualizada, que traz as tendências da sua área.

Outro ponto é você estar disposto a aprender em dois formatos diferentes. No início, pode causar algum estranhamento, mas, rapidamente, você entra no ritmo e descobre como esse mix é uma ótima escolha para fazer faculdade.

Quais são as vantagens de estudar nesse modelo?

Há diferentes vantagens de fazer o curso superior escolhendo o ensino híbrido. Confira a seguir.

Flexibilidade para estudar

O ensino semipresencial permite que você estude sem precisar fazer grandes alterações em sua rotina. Dá para cursar a faculdade e trabalhar ao mesmo tempo, possibilitando manter a sua renda no período da formação.

Além disso, os custos das faculdades do modelo híbrido têm um valor menor que os mesmos cursos no formato presencial, e você ainda economiza com o transporte até a faculdade. Com isso, consegue se qualificar sem que o orçamento fique apertado.

Reconhecimento do MEC

As pessoas estão acostumadas com o ensino presencial, em sala de aula, ainda mais quando se trata do curso superior. Dessa maneira, é comum que alguns alunos fiquem receosos com o ensino digital e com o híbrido.

Mas não há com o que se preocupar, visto que são cursos com reconhecimento pelo MEC (Ministério da Educação), ou seja, têm o aval do órgão federal para funcionar. Isso garante boas condições de infraestrutura, qualificação dos professores, entre outros aspectos avaliados periodicamente para uma boa formação. Além disso, é a certeza de conquistar um diploma de ensino superior aceito em todo o território nacional.

Oportunidade de networking

Você aproveita os benefícios da tecnologia para estudar, mas também participa dos encontros presenciais. Dessa forma, conhece os colegas e os professores, o que vai ampliar seu networking, que é a rede de contatos profissionais.

Por que isso é importante? Além de permitir a troca de conhecimento e de experiência, pode facilitar sua inserção no mercado de trabalho, conseguindo, por exemplo, indicações para uma vaga de emprego. Ajuda ainda a fazer parcerias profissionais e a ficar mais bem-informado sobre as oportunidades na sua área.

Desenvolvimento de habilidades digitais

Um ponto de destaque é que o seu contato com a plataforma digital de ensino vai propiciar o desenvolvimento de habilidades digitais. Você fica mais familiarizado com a tecnologia e com o uso de diferentes programas, o que será valorizado pelas empresas.

Possibilidade de cursar faculdades com bagagem prática

Por último, é sua chance de se valer da versatilidade do ensino digital mesmo para cursos em que a matriz curricular tenha uma parte prática importante. É o caso de algumas Engenharias e diversos cursos da área da saúde.

Como a Wyden usa o ensino híbrido?

Na Wyden, o formato recebe o nome de semipresencial e o aluno tem a facilidade de comparecer aos encontros práticos, como as aulas em laboratório, com o agendamento prévio, que ele faz no próprio portal do aluno.

A instituição de ensino sabe como o dia a dia de muitas pessoas é corrido e, dessa forma, oferece essa flexibilidade maior em seu ensino híbrido. A ideia é que o estudante não fique preso aos horários das turmas presenciais, podendo escolher o melhor horário e fazer as atividades práticas assim que se sentir preparado.

Outra vantagem é que, em caso de qualquer dificuldade no online ou no presencial, você conta com tutores especializados e tem todo o suporte necessário. Aqui na Wyden, há uma grande oferta de cursos no formato híbrido para que você possa escolher aquele que mais se encaixa em seu perfil e objetivos profissionais. Sem contar que dá para fazer o vestibular online Wyden, uma comodidade a mais para você.

Já conhecia o ensino híbrido? Aproveite a versatilidade de fazer um curso de graduação, mesclando as aulas online às presenciais. Você otimiza a rotina, mas também tem um contato maior com a sua turma e professores. A única preocupação deve ser escolher uma instituição de ensino reconhecida no mercado.

Está interessado em conhecer os cursos superiores do ensino híbrido aqui da Wyden? Entre em contato com nossa equipe e descubra como começar sua carreira, optando pelo modelo semipresencial!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios