FIES 24.1: Abra as Portas do Ensino Superior com Financiamento Estudantil

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O sonho de ingressar no ensino superior está ao alcance de muitos brasileiros por meio do Fundo de Financiamento Estudantil, conhecido como FIES. Com a proximidade do período de inscrições para a edição 24.1 do programa, é essencial entender como funciona essa iniciativa governamental que tem transformado a realidade de estudantes em todo o país.

Três alunos em pé com cadernos na mão olhando entre si.

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal brasileiro destinado a facilitar o acesso ao ensino superior por meio de financiamento estudantil. Ele permite que estudantes financiem suas mensalidades em instituições particulares de ensino superior, proporcionando condições mais acessíveis de pagamento.

Como o FIES funciona?

O FIES atua como um contrato de financiamento entre o estudante e uma instituição financeira conveniada. O aluno se inscreve no programa, e a seleção é realizada com base em critérios socioeconômicos. O financiamento pode cobrir até 100% do valor da mensalidade, e os juros são baixos, com carência durante o período de estudos e possibilidade de parcelamento após a conclusão do curso.

FIES Social

O FIES Social é uma modalidade do programa destinada a estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Nessa categoria, o financiamento é concedido com juros zero, o que facilita ainda mais o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior. No seu primeiro ano, 50% das vagas do modelo tradicional serão destinadas para o Fies Social. Segundo o governo, isso pode beneficiar mais de 100 mil estudantes.

Calendário das fases do FIES 24.1

Inscrições:

  • Período: 12 a 15 de março
  • Durante esse período, os candidatos devem realizar a inscrição no site oficial do FIES, fornecendo informações sobre sua situação socioeconômica e acadêmica.

Contemplação de Inscrição:

  • Período: 22 a 26 de março
  • Os candidatos terão a oportunidade de verificar a situação de sua inscrição, garantindo que todas as informações estejam corretas.

Primeira Chamada:

  • Data: 21 de março
  • Divulgação dos resultados da primeira chamada, indicando os candidatos pré-selecionados.

Lista de Espera:

  • Período: 28 de março a 30 de abril
  • Candidatos não selecionados podem manifestar interesse em participar da lista de espera, caso ainda haja vagas disponíveis.

Lembre-se de verificar as informações no site oficial do FIES para eventuais atualizações. Quer saber mais sobre as novas atualizações do Fies Social? Acesse nosso site e confira!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios