Habilidades pessoais para o mercado de trabalho: quais são as mais importantes?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Devido à competitividade do mercado de trabalho, é importante contar com diferenciais para o seu currículo e habilidades pessoais que podem ser úteis no dia a dia. Tais recursos permitem que você desenvolva um relacionamento harmonioso com os colegas e tenha mais produtividade em suas tarefas.

Diferentemente de uma visão antiga que valoriza o perfil técnico de candidatos, os novos processos de recrutamento estão focados em encontrar profissionais com perfil comportamental alinhado aos objetivos da empresa. As soft skills são cada vez mais requisitadas, especialmente para cargos de liderança e comando de equipes.

Se você também quer saber quais competências e habilidades desenvolver para melhorar seu desempenho no mercado de trabalho, continue a leitura e confira!

Ética

A ética é um componente indispensável para qualquer um que busca crescimento por meios honestos e pelo trabalho bem-feito. Em um país onde o ato de cortar caminho prevalece e o famoso “jeitinho brasileiro” é comum, contar com uma postura ética representa um grande diferencial em qualquer esfera de vida.

Indivíduos sem senso ético não conseguem desenvolver empatia pelos demais e isso afeta negativamente o ambiente de trabalho. Grande parte das empresas busca por equipes cada vez mais colaborativas e integradas, fazendo com que pessoas antiéticas percam espaço. Para melhorar essa habilidade e desenvolver empatia, basta se envolver em atividades sociais e trabalhos voluntários na comunidade.

Proatividade

Essa habilidade se refere a indivíduos que compreendem seu papel na empresa e não necessitam de uma grande carga de orientação ou supervisão para saber quais atividades devem ser cumpridas. Pessoas proativas são fundamentais para dar dinamismo e eficiência para as equipes, pois elas conhecem suas responsabilidades e tomam frente de cada uma delas.

Para desenvolver a proatividade, questione-se sobre quais são as suas tarefas principais e, após cumpri-las, ofereça suporte aos colegas que ainda não concluíram. Entender que o trabalho é da equipe e não apenas de um profissional é a melhor forma de encontrar essa habilidade em você.

Organização

Já tentou encontrar algum documento em uma mesa bagunçada? Com essa visão em mente, você deve imaginar a grande importância de ser uma pessoa organizada. Além de evitar o extravio de documentos e registros importantes, essa habilidade evita retrabalho e conduz ao acesso fácil à informação.

Entender de organização significa saber como criar uma hierarquia de prioridade para as tarefas, organizar o fluxo de trabalho e adequar seu tempo de forma correta para cada projeto. A fim de treinar essa habilidade, você pode criar rotinas, listar as tarefas urgentes e anotar o passo a passo do seu dia em uma agenda pessoal.

Ritmo

Em um mundo frenético como o atual, estar fora do ritmo pode ser um problema. Imagine um cenário em que seja importante resolver um determinado problema rapidamente, mas que você esteja em rotação lenta e não consiga compreender como ajudar. Isso pode agravar a situação.

Ter ritmo significa saber os momentos certos para acelerar e diminuir sua rotação conforme a necessidade. Portanto, é importante que você visualize as situações e saiba distinguir o que é preciso fazer em cada ocasião.

Liderança

Essa é uma das soft skills mais demandadas pelo mercado de trabalho, não apenas para gestores. Por isso, é muito importante você desenvolver seu espírito de líder para conquistar mais oportunidades no mercado.

Para isso, é possível investir em cursos de liderança e continuar aprendendo sobre esse assunto, além de se prontificar e tomar a iniciativa em projetos que participe. Por meio da prática, você consegue avançar nesse quesito e se tornar um líder cada vez melhor.

Autogestão

Entre as habilidades pessoais no trabalho valorizadas no mercado está a autogestão. Esta se refere a capacidade de concluir suas atividades sem a necessidade de ser supervisionado por um gerente ou algum cargo superior.

Para desenvolver essa capacidade, você precisa se organizar e ter uma rotina bem definida para que, a partir dela, possa efetuar todas as atividades com disciplina. Ao fazer isso, conseguirá obter mais uma soft skill relevante para sua carreira.

Boa comunicação escrita e falada

Saber esclarecer suas ideias, fazer seus ouvintes entenderem a mensagem que está sendo passada e engajar o público é uma habilidade importante não só para sua vida profissional, mas para a pessoal também.

Portanto, invista em cursos de oratória, treine sua fala e dicção para que todos entendam o que está sendo transmitido e escreva suas ideias no papel para conseguir organizar melhor o pensamento. Essas são dicas valiosas que podem ajudar no desenvolvimento de uma boa comunicação.

Autoconfiança

Entre as habilidades pessoais importantes para o mercado de trabalho está a autoconfiança. É preciso transmitir ao seu potencial contratante que você confia em si mesmo e que será capaz de enfrentar qualquer desafio que possa surgir.

Para desenvolver essa soft skill, você pode procurar entender quais são suas aptidões, seus limites e seus pontos fortes. Dessa forma, é possível compreender suas capacidades de modo claro e procurar formas de melhorar o que ainda não está adequado.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma competência valorizada no mercado de trabalho. Ela ajuda a compreensão dos sentimentos, para que sejam direcionados ao crescimento próprio e da empresa.

Por exemplo, uma pessoa inteligente emocionalmente vai compreender quando está estressada e buscar modos de eliminar essa sensação ruim para otimizar seu desempenho. Além disso, ela consegue perceber as emoções de outras pessoas, de modo a ajudar e ter um relacionamento mais produtivo.

Resiliência

O ambiente de trabalho é um espaço de interação social e frequentemente há problemas que precisam de solução. Ser resiliente significa não perder a energia e o foco quando surgem dificuldades no dia a dia. Inclusive, criatividade e adaptabilidade são outras habilidades importante para contornar desafios no período pós-pandemia. 

Em qualquer empresa há dias bons e ruins, por isso, contar com a resiliência é uma ótima forma de encarar os desafios, sejam eles técnicos ou de relacionamento, e ter uma rotina mais feliz e tranquila no seu ambiente de trabalho. Essa habilidade se desenvolve em momentos de dificuldade, nos quais o seu papel é contornar os problemas que surgem e lidar com eles de maneira calma e centrada nos caminhos que levam à sua resolução. 

Viu como é importante desenvolver essas habilidades pessoais no trabalho? Além de melhorar o seu desempenho profissional, elas permitem que você tenha uma visão mais empática e amigável no ambiente de trabalho e contribua para tornar o dia a dia dos que estão a sua volta ainda melhor. Então, não perca tempo e comece agora mesmo a trabalhar o seu desenvolvimento pessoal! 

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios