O Governo Federal abriu as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) nesta sexta-feira, dia 24 de janeiro de 2025.
Nesta primeira fase, os estudantes de baixa renda que fizeram a prova do Enem, podem solicitar bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições privadas de ensino superior.
Como funciona o ProUni?
O programa concede bolsas de estudo integrais para estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo e bolsas parciais (50%) para aqueles com renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos.
Além disso, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.
Para se inscrever no ProUni, o candidato deve:
- Ter participado do Enem do ano anterior.
- Ter obtido a pontuação mínima exigida.
- Comprovar a renda familiar.
- Atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada como bolsista integral.
- Ser pessoa com deficiência.
- Ser professor da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.
O ProUni oferece vantagens como acesso à educação superior de qualidade, em instituições renomadas, visando seu futuro profissional; Bolsa de estudos que cobrem uma parte ou total a mensalidade, facilitando manter os estudos durante o período da faculdade; Inclusão social, ampliando as chances de desenvolvimento pessoal e profissional do aluno.
Inscrições e Processo Seletivo:
As inscrições para o ProUni são realizadas online, pelo site oficial do programa.
O processo seletivo é dividido em duas chamadas, e os candidatos são selecionados com base nas notas do Enem e nas informações socioeconômicas fornecidas.
- Inscrições: 24 a 28 de janeiro.
- Resultado da primeira chamada: 4 de fevereiro.
- Resultado da segunda chamada: 28 de fevereiro.
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 março.
- Resultado da lista de espera: 1º de abril.
Posso usar o Prouni com outros programas do governo?
Fies e Prouni: Caso o candidato consiga a bolsa de estudas parcial (50%) do Prouni, ele pode financiar a outra metade pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Sisu e Prouni: Infelizmente não. O estudante pode se inscrever nos dois programas, mas deve escolher apenas um ao efetivar sua matrícula.
Observação: o Sisu é somente para faculdades particulares, enquanto o Prouni é para faculdades privadas.
Quer saber mais sobre o ProUni?
Baixe o-ebook gratuito e tenha todas as informações que precisa.