Começou no dia 14 de abril o período de isenção da taxa de inscrição para quem deseja fazer o Enem 2025. Os interessados têm até o dia 25 do mesmo mês para solicitar a isenção da taxa da prova.
Para isso, os interessados devem entrar na Página do Participante e fazer o pedido. Caso o usuário tenha se inscrito para o enem do ano passado, mas faltou aos dois dias de prova, precisa justificar a ausência para tentar fazer o exame esse ano de modo gratuito.
Quem tem direito a isenção do Enem 2025:
- Quem esta matriculado no 3º ano do ensino médio em escola pública (ainda em 2025);
- Aos que estudaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 2.277,00;
- Participantes do programa Pé-de-Meia;
- Pessoas de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.
Além desses requerimentos acima, os interessados precisam apresentar alguns documentos, como: documento de identificação do estudante e membros da família; declaração informando que estuda em escola pública ou como bolsista em particular; comprovante que faz parte do CadÚnico como também, caso faça parte, dos programas do Governo Federal, como Bolsa Família, dentre outros.
Para conferir a lista completa de documentos obrigatórios, clique aqui.
É importante que o interessado em fazer o Enem 2025 se enquadre nos critérios estabelecidos e fique de olho no cronograma para não perder nenhuma data importante.
Confira o cronograma abaixo:
Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril.
Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 12 de maio.
Período de recursos: 12 a 16 de maio.
Resultado dos recursos: 22 de maio.
O que é o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio. Ele é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu, Prouni e Fies, tanto em instituições públicas quanto privadas. Além disso, o Enem permite acesso a universidades em Portugal conveniadas com o Inep.
A prova é composta por 180 questões + redação e ocorre geralmente durante os meses de outubro e novembro. Geralmente é aplicada durante dois domingos seguidos e dividida por áreas de interesse, que são: Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens e Códigos. O resultado sai no começo do ano seguinte.