Iniciação Científica e a pesquisa acadêmica

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O que é Pesquisa de Iniciação Científica e quais seus benefícios?

Possibilidade de bolsa de estudos, preparação para o mercado de trabalho e currículo valorizado. Essas são algumas das grandes vantagens de fazer Iniciação Científica (IC) na faculdade. Pode até ser que você não saiba ao certo como funciona o processo, mas provavelmente já ouviu falar nesse termo, não é mesmo?

De forma mais ampla, podemos dizer que a Iniciação Científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica que permite ao estudante desenvolver trabalhos científicos na graduação. Trata-se da modalidade mais básica de pesquisa acadêmica, por isso é chamada de “iniciação”, que visa aproximar os alunos da área de pesquisa, permitindo que eles desenvolvam um trabalho científico ainda na condição de estudantes. 

Todo estudante que desenvolve um projeto na iniciação científica é acompanhado de perto por professores responsáveis, que orientam os alunos quanto aos métodos científicos que vão validar a pesquisa em desenvolvimento.

Quais as vantagens de participar da Iniciação Científica?

Proatividade, raciocínio rápido e pensamento crítico são algumas das habilidades que os estudantes adquirem ao longo do processo de iniciação científica. Além destes, os estudantes se beneficiam com: 

1 – Auxílio Financeiro

Apesar de não ser obrigatório, é muito comum que alunos de iniciação científica recebam uma bolsa de estudos para auxiliar nas tarefas de pesquisa. Esse auxílio financeiro é importante, pois permite que o aluno possa se dedicar com afinco ao projeto. E, mesmo que o valor da bolsa não seja alto, o recurso pode ajudar a arcar com os custos da faculdade.

2 – Contribuição para o coeficiente acadêmico

Estudantes que fazem Iniciação Científica costumam ter um coeficiente acadêmico maior, pois o ambiente da iniciação instiga um nível de aprofundamento mais amplo nas pesquisas e é coordenado pelos professores mais experientes do departamento. Desta forma, o aluno consegue desenvolver um senso crítico que naturalmente vai refletir na sua performance em sala de aula.

3 – Horas Complementares

Participar de um projeto de iniciação científica permite ao estudante adquirir horas extracurriculares que são pré-requisitos para terminar a faculdade, de forma rápida e prática. Assim, além de ganhar os créditos de atividade complementar, o estudante ainda aperfeiçoa suas habilidades e turbina o currículo.

4 – Melhor aproveitamento das disciplinas

Devido ao maior grau de aprofundamento teórico e ao contato com pesquisas de autores de referência, os estudantes da iniciação científica passam a ter um olhar mais criterioso sobre as disciplinas do curso e sua própria rotina de estudos. Isso faz com que eles reconheçam os conteúdos que serão úteis à sua pesquisa e priorizem a matrícula nas disciplinas mais alinhadas com seus projetos.

5 – Ampliação de rede de contatos

O fato de contar com um professor orientador durante a iniciação científica, por si só, já representa um enorme ganho em termos de networking. No ambiente de laboratório, o aluno terá contato próximo também com estudantes de pós-graduação que poderão ser grandes inspirações para sua carreira.

Como participar da Iniciação Científica?

Primeiramente, o aluno deve estar com matrícula regular na instituição de ensino para participar de um processo seletivo de Iniciação Científica. Esses processos são coordenados pelo próprio professor que orientará a pesquisa, sendo as instituições as responsáveis pela concessão das bolsas de estudo, caso haja financiamento.

É importante lembrar que o desempenho em sala de aula e o coeficiente de rendimento do aluno são fatores decisivos para a concessão da bolsa. Por isso é tão importante manter um bom histórico e pensar na sua gestão de carreira desde os primeiros períodos do curso, além de participar de todas as atividades acadêmicas, como palestras, oficinas e mostras de profissão.
Gostou de aprender mais sobre iniciação científica e deseja estar em uma instituição que valorize essa atividade tão importante para sua formação? Entre em contato com a sua unidade Wyden e embarque nesta missão!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios