Para quem está se preparando para vestibulares e Enem, cada momento de estudo é importante na preparação. Afinal, a lista de conteúdos a revisar é bastante extensa. Agora, e se dissermos que é possível otimizar seu rendimento usando técnicas de estudo?
Muitas vezes, a assimilação das matérias depende mais de “como” do que de “quanto” estudamos. Se você já passou horas lendo sobre o mesmo assunto, sabe que fica difícil manter a atenção e ter um bom aproveitamento ao decorrer desse período. Por isso, uma técnica interessante é a do estudo intercalado.
Continue a leitura e veja como atingir os melhores resultados com uma mudança bastante simples na sua rotina de estudos!
O que é a técnica de estudo intercalado?
A técnica do estudo intercalado consiste em distribuir as matérias do seu plano de estudos de forma rotativa. O ideal é que, em um mesmo ciclo heterogêneo de estudos, sejam vistos assuntos completamente diferentes entre si. Assim, você consegue se manter mais tempo focado, pois a prática fica mais dinâmica.
A gente até pode pensar que é melhor dedicar cada dia a uma matéria diferente. No entanto, a falta de novidade nos deixa com mais dificuldade de concentração. O resultado? Precisar ler muitas vezes a mesma página, levar o dobro do tempo para resolver um exercício etc. Enfim, o estudo perde produtividade.
LEIA TAMBÉM: 5 DICAS PARA CRIAR UM CURRÍCULO PARA ESTÁGIO
Como aplicar essa técnica na rotina de estudos?
É muito simples: em vez de passar um dia inteiro em História, por exemplo, você pode estudar um pouco de Matemática, um pouco de Literatura e um pouco de Química. Para organizar sua rotina de estudos levando em conta essa técnica, siga estes passos:
- anote todas as matérias que tem para estudar e anote o tempo total que deve dedicar a elas por semana;
- defina quanto tempo terá cada bloco de estudos em seu ciclo, por exemplo, se estuda seis horas por dia, você pode ter três blocos de duas horas;
- divida o tempo total de cada matéria por blocos. Assim, se precisa de quatro horas semanais para Biologia, precisará encaixar dois blocos dessa matéria ao longo da rotina;
- monte seus ciclos diários, tentando deixá-los o mais diversificado possível, mesclando disciplinas da Natureza, de Exatas e de Humanas;
- não se esqueça de planejar pequenas pausas no meio dos blocos e pausas um pouco maiores entre eles.
Por que a estratégia de estudo intercalado é vantajosa?
O estudo intercalado é um grande aliado da produtividade, pois ajuda a otimizar o tempo de estudo. Além disso, outra vantagem dessa técnica é que ela favorece a fixação do conteúdo. É melhor estudar um pouco por dia do que tudo em uma única “sessão”.
Ter contato com o conteúdo mais vezes ao longo da semana favorece pequenas revisões e o aprendizado de menos tópicos de uma vez. Então, é uma forma de estimular contínua e gradualmente a memória acerca de determinado assunto.
Gostou de conhecer a técnica do estudo intercalado? Como você viu, trata-se de uma estratégia capaz de deixar o tempo de aprendizado mais dinâmico e manter o cérebro atento. Porém, lembre-se de que uma das dicas de estudo fundamentais é a consistência, portanto, mantenha a frequência nesses métodos de estudo para realmente vê-los dar resultados.