O que é estudo intercalado e como essa técnica pode ajudar você?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Para quem está se preparando para vestibulares e Enem, cada momento de estudo é importante na preparação. Afinal, a lista de conteúdos a revisar é bastante extensa. Agora, e se dissermos que é possível otimizar seu rendimento usando técnicas de estudo?

Muitas vezes, a assimilação das matérias depende mais de “como” do que de “quanto” estudamos. Se você já passou horas lendo sobre o mesmo assunto, sabe que fica difícil manter a atenção e ter um bom aproveitamento ao decorrer desse período. Por isso, uma técnica interessante é a do estudo intercalado.

Continue a leitura e veja como atingir os melhores resultados com uma mudança bastante simples na sua rotina de estudos!

Técinas de estudo
Dividir seu dia trabalhando sua mente em várias matérias, ajuda na assimilação.

O que é a técnica de estudo intercalado?

A técnica do estudo intercalado consiste em distribuir as matérias do seu plano de estudos de forma rotativa. O ideal é que, em um mesmo ciclo heterogêneo de estudos, sejam vistos assuntos completamente diferentes entre si. Assim, você consegue se manter mais tempo focado, pois a prática fica mais dinâmica.

A gente até pode pensar que é melhor dedicar cada dia a uma matéria diferente. No entanto, a falta de novidade nos deixa com mais dificuldade de concentração. O resultado? Precisar ler muitas vezes a mesma página, levar o dobro do tempo para resolver um exercício etc. Enfim, o estudo perde produtividade.

LEIA TAMBÉM: 5 DICAS PARA CRIAR UM CURRÍCULO PARA ESTÁGIO

Como aplicar essa técnica na rotina de estudos?

É muito simples: em vez de passar um dia inteiro em História, por exemplo, você pode estudar um pouco de Matemática, um pouco de Literatura e um pouco de Química. Para organizar sua rotina de estudos levando em conta essa técnica, siga estes passos:

  • anote todas as matérias que tem para estudar e anote o tempo total que deve dedicar a elas por semana;
  • defina quanto tempo terá cada bloco de estudos em seu ciclo, por exemplo, se estuda seis horas por dia, você pode ter três blocos de duas horas;
  • divida o tempo total de cada matéria por blocos. Assim, se precisa de quatro horas semanais para Biologia, precisará encaixar dois blocos dessa matéria ao longo da rotina;
  • monte seus ciclos diários, tentando deixá-los o mais diversificado possível, mesclando disciplinas da Natureza, de Exatas e de Humanas;
  • não se esqueça de planejar pequenas pausas no meio dos blocos e pausas um pouco maiores entre eles.

Por que a estratégia de estudo intercalado é vantajosa?

O estudo intercalado é um grande aliado da produtividade, pois ajuda a otimizar o tempo de estudo. Além disso, outra vantagem dessa técnica é que ela favorece a fixação do conteúdo. É melhor estudar um pouco por dia do que tudo em uma única “sessão”.

Ter contato com o conteúdo mais vezes ao longo da semana favorece pequenas revisões e o aprendizado de menos tópicos de uma vez. Então, é uma forma de estimular contínua e gradualmente a memória acerca de determinado assunto.

Gostou de conhecer a técnica do estudo intercalado? Como você viu, trata-se de uma estratégia capaz de deixar o tempo de aprendizado mais dinâmico e manter o cérebro atento. Porém, lembre-se de que uma das dicas de estudo fundamentais é a consistência, portanto, mantenha a frequência nesses métodos de estudo para realmente vê-los dar resultados.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios