O QUE É UX: CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DO USER EXPERIENCE

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Conhecer as necessidades de UX (User Experience) nunca foi tão relevante quanto atualmente, afinal, tudo gira em torno dos interesses dos clientes e usuários. As empresas perceberam a importância de privilegiar a melhor interação possível entre o público-alvo com os serviços ou produtos oferecidos.

Dessa forma, as companhias têm procurado profissionais capacitados nas áreas que envolvem UX a fim de aperfeiçoar seus processos e ficar mais próximas dos clientes. Mas você sabe o que é UX e como isso funciona?

Para tirar todas as suas dúvidas, preparamos este post que conceitua o termo e explica sua importância, diretrizes e como se tornar um profissional habilitado para entrar nesse mercado. Vamos lá?

O que é UX – User Experience?

O termo UX (em inglês, User Experience) significa Experiência do Usuário, em português. É uma área do Design que ultrapassa os aspectos meramente visuais de uma plataforma digital para proporcionar mais intuitividade, simplicidade e usabilidade nas interfaces, modo que a tecnologia seja interessante e fácil usar.

Nesse sentido, é possível considerar os mecanismos do UX Experience como sendo a parte emotiva do design, que promove ao consumidor uma interação mais amigável com plataformas e aplicativos, de forma a criar sentimentos e emoções. Para tanto, é preciso abordar as melhores estratégias de desenvolvimento de sites, redes sociais, softwares e outras aplicações similares.

Essas estratégias são compostas por conhecimentos que têm relação com: arquitetura da informação, layout, usabilidade, pesquisa e outras áreas que influenciem a experiência do usuário, fazendo com que interaja cada vez melhor.

Qual é sua importância?

Sua importância está essencialmente atrelada à percepção do usuário: a chave do sucesso de um bom projeto envolvendo UX. Dessa forma, é possível avaliar quando um produto ou plataforma é útil, seu diferencial e quanto seu uso é agradável ou não. Esses atributos são capazes de fornecer uma escala de relevância do projeto em análise.

Usando um exemplo genérico, podemos citar um fruto como o coco, versátil e amplamente usado na culinária, no entanto, sua casca é muito dura e difícil de quebrar.

Assim, se um estabelecimento consegue oferecer o produto descascado e preparado previamente em diversos formatos, isso agrega valor no ponto de vista do consumidor. E, dessa forma, seu valor aumenta porque será necessário usar outros recursos para disponibilizar as unidades do fruto de maneira mais fácil, incluindo mão de obra.

Esse mesmo raciocínio é válido na hora de programar sites, canais digitais, plataformas e outros processos ofertados pelas empresas aos seus clientes. Essas soluções podem ser úteis, agregar valor ou, em última instância, oferecer tudo isso com uma experiência relevante para o cliente. Dessa forma, esse usuário tende a se tornar fiel e ainda promover a sua marca com base na experiência positiva que teve.

Quando falamos de Marketing Digital, usar UX para estruturar e-commerces, sites e blogs é fundamental para garantir a permanência do usuário pelo máximo de tempo possível em contato com o seu negócio. Assim, os visitantes da loja virtual ou site acabam consumindo conteúdo, serviços e produtos oferecidos. Mas quais são as diretrizes essenciais para que isso tudo funcione conforme as expectativas?

Quais são as diretrizes do UX?

Em relação às diretrizes abordadas em UX, é necessário pensar em todas as interações possíveis que o usuário final terá com a marca, seus serviços, produtos e processos. Para tanto, é preciso levar em conta o seguinte:

  • As emoções e os sentimentos experimentados pelos usuários, visto que estamos falando de sua vivência pessoal;
  • A representação do produto, do serviço, do canal ou da plataforma na jornada percorrida pelo usuário, bem como do contexto por ele vivido;
  • A evolução de sua experiência ao longo do tempo. Isso é importante ao se considerar o registro positivo que a experiência será capaz de produzir na memória do usuário.

É, portanto, fundamental usar tais diretrizes nos projetos para permitir que a estratégia de User Experience seja empregada em inúmeros segmentos de negócios, colocando o cliente e os usuários em primeiro lugar.

Nesse contexto, é fácil perceber que a UX é um prolongamento do posicionamento da marca centrado no cliente, não? Sendo assim, como aplicar, por exemplo, esses preceitos em um site de negócio a fim de provocar todos os efeitos que citamos acima?

Para avaliar como a UX afeta o público de interesse, procure considerar se o processo, o produto ou a plataforma atendem aos seguintes requisitos:

  • Utilidade, para satisfazer as necessidades do usuário;
  • Facilidade de uso, isento de barreiras ou processos difíceis;
  • Acessível em todas as linguagens e plataformas;
  • Facilidade para encontrar, considerando a arquitetura das informações internas e sua visibilidade nos buscadores;
  • Confiabilidade;
  • Desejável, agregando valor estético e uma experiência atrativa.

Uma forma mais direta de entender o efeito dos requisitos citados é imaginar que o seu site de streaming preferido, de uma hora para outra, torne-se difícil de navegar. E se ele deixasse de oferecer as sugestões de conteúdo, considerando suas últimas escolhas? E se impossibilitasse a criação de filtros para os conteúdos infantis? E, ainda, se não deixasse organizar os filmes e séries por categoria? Já pensou nos impactos de usabilidade ena experiência ruim que seria perder todas essas facilidades?

Visualizar situações como essa nos faz pensar na importância das estratégias de UX em cada projeto, colocando o usuário no centro das decisões. É ele que deve ser privilegiado no momento de criar as melhores soluções.

E muitos desses usuários são profissionais que dependem de plataformas bem estruturadas para otimizar seus processos da melhor forma, como os nômades digitais, que trabalham levando seus laptops pelo mundo afora.

Com isso em mente o UX designer precisa manter o foco de seus esforços na responsividade de apps, facilidade de navegação, agilidade do carregamento das páginas, usabilidade e estética do produto.

Como atuar nessa área?

O profissional desta área é conhecido como UX Designer e suas atribuições, conforme já esclarecemos, não se limitam à estética dos projetos. Ao contrário dessa ideia, ele se faz presente em diversas etapas que vão desde a definição da estratégia do projeto até sua execução.

Esse processo inclui encontros entre os profissionais de UX e usuários, com intuito de realizar pesquisas sobre suas necessidades. Desse modo, são traçados os objetivos que visam atender a tais anseios para, enfim, desenvolver o projeto e criar protótipos. Assim, os resultados bem-sucedidos, após testados, chegam aos usuários.

Vale acrescentar que o trabalho do UX designer é contínuo, exigindo uma permanência na avaliação da experiência obtida pelos clientes como forma de garantir melhorias. Ele pode auxiliar diretamente o SEO (otimização para mecanismos de busca) de plataformas, aumentar os KPIs (Índices-chave de performance) e ajudar no aumento de vendas de e-commerces.

Mas para se tornar um profissional competente e especializado nessa área, é importante considerar uma boa formação que pode, inclusive, contemplar uma faculdade para quem gosta de desenhar. Nesse sentido, uma graduação de Design abrangente fornece uma formação generalista, que proporciona a atuação em múltiplos setores do mercado.

Assim, você entra em contato com disciplinas como Design de Serviços, Design de Produto, Design, Sociedade e Cultura e outros que servirão como base para atuar como UX Designer. Além disso, o aluno aprende a desenvolver projetos para as mídias digitais e editar conteúdo direcionado a multiplataformas.

A grade curricular aborda, portanto, conhecimentos do segmento gráfico e de produto, com infraestrutura de qualidade e laboratórios equipados para você coloque todo o seu conhecimento aprendido na prática.

Viu como a área de UX (User Experience) é abrangente, rica e dinâmica? É uma das atividades mais tecnológicas e criativas entre as diversas profissões que surgiram nos últimos tempos. Além disso, assume uma importância crescente, considerando as mudanças que a transformação digital vem proporcionando ao mundo.

E você, já se aventurou por alguma área que envolve conhecimento específico em UX? Deixe seu comentário e compartilhe a sua experiência!

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