O que fazer se não for aprovado através do Sisu? Quais são as outras opções que o estudante tem para chegar à universidade até mesmo aproveitando o Enem? Hoje o vestibulando possui mais opções de ingresso no curso superior de sua preferência. Confira:
1 – Acesso direto
Enem
É aceita a nota do Enem como forma direta de ingresso. Ou seja, o aluno que tiver um bom desempenho e apresentar sua nota na universidade, poderá fazer a matrícula sem precisar passar por Vestibular ou qualquer outro processo seletivo. Consulte nosso site ou fale diretamente com a Sala de Matrícula da instituição escolhida.
A nota do Enem 2023 foi divulgada no dia 16 de janeiro de 2024, na Página do Participante.
O passo a passo para acessar os resultados do Enem 2023 é o seguinte:
– Entrar na “Página do Participante” do Enem (mesma utilizada para fazer a inscrição);
– Inserir CPF e senha cadastrados para fazer o login;
– Selecionar as imagens solicitadas ou digitar os caracteres pedidos;
– Clicar em “Enviar”.
Ao fazer isso, você terá acesso a todas as suas notas do Enem 2023, separadas pelas seguintes áreas do conhecimento:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias.
Sua nota do Enem é a chave para conquistar a vaga no curso de graduação dos seus sonhos. Com nossa calculadora você descobre sua média no Enem e ainda pode conseguir uma bolsa de até 100%. Conheça e utilize de forma rápida aqui.
Vestibular
Aproveita o Enem como forma de ingresso em seus cursos de graduação. Combinado com provas no formato tradicional, onde o desempenho no Exame é válido como primeira ou segunda fase, ou ainda de forma integral, quando a pontuação do candidato no Enem é a única etapa do vestibular.
2 – Acesso por financiamento
Prouni
Uma delas é o Programa Universidade para Todos (Prouni). Caso o candidato não seja aprovado em uma instituição pública através do Sisu, ele poderá tentar o Prouni para uma instituição particular.
O programa concede bolsas de estudos que podem ser integrais ou parciais (100% e 50%). Isso será variável de acordo com a pontuação obtida pelo estudante no Enem. No entanto, para poder concorrer é necessário obter mais de 450 pontos no Exame e não zerar a redação.
Além do Enem, também é necessário preencher alguns requisitos, como ter estudado todo o ensino médio na rede pública de ensino ou na rede particular através de bolsa de estudos. No caso da bolsa integral do Programa, é necessário comprovar renda bruta de 1,5 salário mínimo por pessoa da família, já para bolsas parciais, a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Saiba mais sobre o PROUNI.
Fies
Outra opção para o estudante é financiar parte dos estudos, no caso por exemplo de ser beneficiado com uma bolsa de 50% do Prouni. Ele poderá fazer isso utilizando o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que financia a graduação no ensino superior desde que o estudante esteja devidamente matriculado e cursando uma faculdade particular. Para participar é necessário que a instituição esteja cadastrada no programa, com cursos que tenham obtido avaliação positiva do Ministério da Educação (MEC).
Portanto, não fique triste se não obter a aprovação do Sisu, pois espaços não te faltam para ingressar no ensino superior utilizando ainda o seu desempenho no Enem. Aproveite as oportunidades e boa sorte!