Pós-graduação é diferencial reconhecido pelo mercado e garante aumento salarial

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

As constantes transformações do mercado e adaptações das empresas geram uma necessidade de atualização dos profissionais que encontram na pós-graduação um suporte para o aperfeiçoamento da carreira aliado à formação acadêmica. Já pensou em como isso pode aumentar o seu ganho salarial?

Para os profissionais com algum tipo de Pós-Graduação, seja ela Lato sensu (especialização ou MBA) ou Stricto Sensu (mestrado ou doutorado), a remuneração pode ser 150% a 255% superior em relação aos colegas sem formação do tipo, segundo um estudo apresentado pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) e divulgado pela Folha de São Paulo no mês de fevereiro.

Já o levantamento feito pela IDados a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE,  concluiu quase nenhum trabalhador sem pós-graduação ganha mais de 10 salários mínimos.

Além dos ganhos com conhecimento e atualização contribuem diretamente para atingir posições mais altas, ter uma pós-graduação favorece a taxa de empregabilidade, de acordo com os dados da última pesquisa Catho Educação sobre “como aumentar seu salário”.

E para quem já está em posição de destaque, constatou-se o aumento da remuneração nos cargos de Diretores, Gerentes, Coordenadores e Supervisores após concluir uma pós-graduação, seja uma especialização ou um Master of Business Administration (MBA).

Para se ter uma ideia do ganho salarial, executivos que são apenas graduados costumam receber 47,2% menos do que aqueles que possuem especialização ou MBA. Para os cargos de coordenação e supervisão, as diferenças entre pós-graduados e profissionais sem estes títulos é ainda maior: 53,7%. Além disso, vale destacar que para os cargos de Gerência e Diretoria, os ganhos com Mestrado e Doutorado são de apenas 2,8%.

Já nos cargos de supervisão e coordenação, esse valor é de 47,4% maior para uma pessoa com MBA. Desse modo, entre um Mestrado e uma especialização ou MBA, é mais vantajoso optar pela especialização ou MBA, tendo em vista que os ganhos são maiores, além desta modalidade preparar melhor para o mercado de trabalho.  

Para os que atuam no nível técnico, com formação em curso tecnólogo, a especialização acrescenta em média 12,4% no salário, enquanto os assistentes, auxiliares e nível operacional podem obter aumento de 25,3% na remuneração mensal.

“Independentemente da área de atuação, manter-se atualizado quanto às tendências do mercado e preparar-se de forma estratégica é primordial para os que fazem um planejamento da carreira”, afirma o coordenador geral da faculdade Martha Falcão, Luiz Patrício Barbosa Júnior.  

A instituição, que possui tradição na oferta de cursos nas áreas de Administração, Finanças e Negócios, além de Direito, Psicologia e Comunicação, agora também inaugura especialização na área de Saúde, atendendo demanda do mercado por formação específica.

Ao todo, a FMF disponibiliza 23 cursos de especialização, sendo três MBAs, com duração de 12 meses. Nos casos de cursos correlatos, podem ser cursados juntos em 18 meses.

Networking agrega trocas e experiências na carreira

Aliar a experiência acadêmica com a do mercado é o objetivo dos cursos de MBA. Além do corpo docente altamente qualificado, os cursos da faculdade Martha Falcão agregam ainda outro diferencial: a vivência de um networking diferenciado a cada quadrimestre por meio do Business Experience Events (BEE), evento que executivos e empresários de sucesso para debater sobre temas relevantes ao mundo dos negócios como gestão, logística, marketing, finanças, estratégia, liderança, venda e gerenciamento de projetos.

“A riqueza da troca e o conhecimento da dinâmica do mercado favorecem a qualificação do profissional em um mercado cada vez mais exigente”, afirma a coordenadora de Pós-graduação e extensão da instituição, Suelen de Paula Falcão. “O MBA existe para ensinar o estudante ou o jovem profissional a olhar a sua área de atuação como um negócio e a gestão de sua carreira como um ativo a ser valorizado”, completa.

 Coach modela e desenvolve competências pessoais e profissionais

Os benefícios de cursar uma especialização podem ser inúmeros como a prática de continuação dos estudos, aprimoramento do conhecimento, enriquecimento de currículo, vantagem perante a concorrência e direcionamento de carreira. Nessa caminhada, há ainda o desenvolvimento das competências pessoais por meio do networking com colegas e professores.

Na faculdade Martha Falcão, o aluno do curso de MBA recebe ainda a mentoria e acompanhamento de um Coach de carreira, que trabalha com foco no presente e com objetivos e metas específicos, focando o processo no estimulo ao autoconhecimento, habilidades e desafios.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios