Programa Trainee 2025 da Yduqs: Inclusão e Desenvolvimento de Jovens Talentos Negros

Tempo estimado de leitura: 9 minutos

Objetivo e Foco A Yduqs, uma das maiores organizações do setor de educação no Brasil, está lançando a quarta edição do seu Programa Trainee 2025, exclusivo para pessoas que se autodeclaram pretas e pardas. Com o objetivo de ampliar a diversidade racial em seu quadro de colaboradores, a empresa busca incluir e desenvolver jovens talentos negros para transformar a diversidade da liderança no ambiente corporativo.

Quem Pode Participar

  • Concluintes ou recém-formados entre dezembro de 2021 e dezembro de 2024.
  • Formação completa em qualquer curso de nível superior.
  • Disponibilidade para residir no Rio de Janeiro e para viagens ao longo do programa.

Inscrições

Seleção e Benefícios O processo seletivo avaliará a capacidade analítica e habilidades comportamentais dos candidatos, sem exigir conhecimento em Excel ou inglês. Após a contratação, os trainees serão direcionados para posições estratégicas na organização, recebendo um salário compatível com o mercado, plano de saúde e odontológico, entre outros benefícios.

Desenvolvimento e Impacto Os trainees passarão por treinamento, integração, desenvolverão atividades nas unidades e terão a oportunidade de elaborar um projeto de alta relevância e impacto para a instituição. A ação é parte de um grande projeto de diversidade da companhia, que atualmente promove várias iniciativas em prol da igualdade racial.

Depoimentos de Trainees

Thayane Nascimento Duarte Psicologia RH e Liderança 

Ela é Trainee da Yduqs 2024: 1, mas sua última experiência foi como trainee nas Lojas Renner, formou-se em Psicologia pela Universidade Salgado Oliveira e tem 29 anos. Thayane foi a primeira de seu núcleo familiar a se graduar. Ela tem 2 irmãos e reside com meu marido e suas duas filhas em Niterói. Escolheu ser psicóloga por ser muito apaixonada pela área de saúde mental, mas também pelas possibilidades estratégicas que essa formação lhe deu. 

Segundo ela, com o curso de psicologia pode atuar em diversas áreas do mercado de trabalho. Certa vez, ela ouviu o ator Lázaro Ramos falar a seguinte frase: ” Eu não quero ser representado, eu quero fazer parte!” E isso a chamou muita atenção sobre seu papel social, enquanto mulher negra.  A trainee quer que pessoas negras possam fazer parte de decisões importantes em nossa sociedade. Ela pontua que sabe que essa realidade é distante, mas luta por mais equidade racial.  

De acordo com Thayane, os programas como esse da Yduqs, abrem caminhos na luta contra a desigualdades e deixarão de ser um fator menos impeditivo para outras gerações. A psicóloga afirma que tem foguete nos pés e que nunca para. Seus planos para o futuro é não ficar presa à ideia de cargo, mas sim de uma atuação. Quer ser uma liderança referência, quer inspirar outras pessoas.  

“Em todos os semestres estamos realizando o sonho de várias pessoas. Sonho que já foi o meu e que hoje faço parte desse grande movimento de formar pessoas. Não tem nada mais inspirador que isso. “A minha jornada tem sido incrível aqui na companhia. Muito diferente de tudo que já vivi! Percebo que a cada dia estou mais próximo de atingir meus objetivos profissionais, mas não estou sozinha nessa jornada. A Yduqs abraça, acolhe! Estou muito feliz com a minha escolha e tenho certeza de que muitas realizações estão por vir!”, orgulha-se Thayane 

Ela deixa algumas dicas para os próximos candidatos: trabalhem seus autoconhecimentos. Tenham certeza de seus potenciais! Vocês podem ser um exemplo para alguém e vocês não percebem! E dediquem-se aos seus planos, eles merecem seu tempo! Chegando aqui na Yduqs, vocês terão toda a oportunidade, só dependerá de vocês!  

Gustavo Albano Dias

Cursou Administração na Universidade Salgado Oliveira e fez pós-graduação em metodologia ativa da aprendizagem, sua experiência anterior foi como Analista de RJ JR na Essilor. Tem 28 anos, mora em Trindade, São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 

Ele mora com sua esposa e seu filho e também foi o primeiro a ingressar em uma universidade de seu núcleo familiar. Gustavo pretende abrir as portas para seus dois irmãos. Sempre quis fazer administração porque desde criança gostava de jogos de gerenciar, se imaginava trabalhando em escritórios e sendo um grande líder em alguma empresa. Para o trainee, a administração é um curso amplo que te fazer conhecer o todo, para que depois você escolha uma área para atuação. 

“Participar de um programa de trainee exclusivamente para negros me traz uma sensação única, me mostra que estou na empresa certa. Iniciativas como essas ajudam a incluir pessoas que muitas das vezes não possuem os mesmos acessos para se desenvolverem. Fazer parte de um programa assim também é fazer história e ajudar a pavimentar o caminho para outras pessoas. Quero crescer sempre! Não apenas em cargo, mas evoluir com profissional e pessoa. Tenho um desejo de me tornar um líder na empresa e ser referência para pessoas que vieram do mesmo lugar que eu. Atuar no mercado de educação é um propósito para mim, uma missão nobre que eu quero ajudar no corporativo e em salas de aulas, sendo professo”, enfatiza Gustavo. 

O jovem deixa alguns conselhos para quem pretender fazer parte do programa: “Arrisque-se a essa jornada incrível, onde você vai se desenvolver muito. Muitas vezes pensamos que não somos capazes e que não vamos conseguir chegar aonde sonhamos, mas se permita a tentar. Conheça a Yduqs e saiba o que toda a equipe faz, isso vai além de números, isso é olhar para o aluno e o negócio. Se prepare o máximo, pois, com certeza, se sentirá mais preparado para enfrentar todas as etapas”. 

Sobre sua experiência como trainee na Yduqs, Gustavo comenta que ela é única e que nunca viveu algo como está vivendo neste ano. Para ele, o programa de trainee para negros é de fato um acelerador de carreira e sente isso na prática. Ele agradece por receber diversos treinamentos, embarques operacionais, eventos e contatos com pessoas estratégicas para entender melhor o negócio da companhia.

Glenda Juliana Dantas

Formada em Direito pela UERJ e sua última experiência foi como estagiária no jurídico comportamental da Ipiranga Produtos de Petróleo.  Tem 27 anos, mora na Taquara, em Jacarepaguá, e não foi a primeira da família a cursar o ensino superior. Ela tem 1 irmão mais novo. Atualmente mora com seus pais, mas pontua que saio de casa aos 17 para fazer faculdade e jogar basquete em outro país. 

A advogada fazia biologia em uma junior college Norte americana e eu era apaixonada, contudo sentia que ainda faltava alguma coisa. Decidiu voltar para o Brasil, daí decidiu fazer direito porque queria servir sua comunidade e suas causas que acredita e defende, em especial a equidade racial.  

“Eu acho que essa da Yduqs tem um fator que é muito importante, ou seja, a questão da representatividade e também da identificação. Para mim, é muito importante fazer parte de um programa em que eu me identifico com as outras pessoas. Olho para os meus amigos trainees e consigo me enxergar neles, sabendo que a gente divide as mesmas dores, os mesmos desafios, mesmo sendo completamente diferentes. Fazer parte de um programa de trainee para negros é igual aquele samba-enredo da Mangueira que diz que é na luta que a gente se encontra”, afirma. 

Os planos da Glenda para o futuro são:  a curto prazo seria justamente conseguir aplicar todo o treinamento e todo o investimento que tem recebido enquanto trainee no dia a dia; quer construir uma carreira que seja íntegra, que seja bonita e que traga bastante representatividade; e quer ser uma referência enquanto mulher, enquanto pessoa negra, tanto como atleta quanto profissional no mercado de trabalho.  

Para os que pretendem fazer parte da nova turma da companhia, a jovem comenta “Quando eu estava fazendo parte deste processo seletivo e participava das lives e tudo mais, as pessoas diziam muito para eu ser eu mesma e não acreditava nisso e pensava, ah, isso é balela, mas não é, essa dica é poderosa, sejam vocês na essência, não tenham medo de contar suas histórias, não tenham medo de opinar sobre algo que talvez julguem menos importante”, comenta. 

“A experiência de ser trainee na Yduqs é fantástica para minha vida e uma das mais intensas e olha que eu já passei por bastante coisa nesta vida. Tenho vivido uma experiência ímpar, aqui você é treinado, mas também é constantemente desafiado o tempo inteiro, somos chamados para um local de protagonismo”, finaliza Glenda. 

Sobre a Yduqs

A Yduqs é um dos maiores grupos de educação superior no Brasil, com mais de 1,4 milhão de alunos e presença nacional. Reconhecida pela MSCI com classificação “AA” em sustentabilidade corporativa, a Yduqs é líder em práticas ESG na América Latina. A empresa é conhecida por sua inovação e crescimento contínuo, promovendo um ambiente dinâmico e orientado à inovação, com mais de 16 mil colaboradores.

Conclusão O Programa Trainee 2025 da Yduqs é uma iniciativa significativa para promover a diversidade racial e desenvolver futuros líderes no setor de educação, oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional para jovens talentos negros.

Serviço

Essa iniciativa reforça o compromisso da Yduqs com a diversidade, inclusão e desenvolvimento de talentos, contribuindo para um mercado de trabalho mais justo e equitativo.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios