Prouni 2022 – 5 dicas para garantir sua bolsa.

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
A imagem contém estudantes na biblioteca.

Imagine ter a oportunidade de estudar e se formar sem precisar pagar por isso? Se você tem esse desejo e quer garantir sua bolsa, neste artigo vamos dar algumas dicas sobre o Prouni 2022, o que irá te ajudar a dar o pontapé inicial na sua carreira profissional.

INSCRIÇÕES22 a 25/ fev 2022
RESULTADO DA 1º CHAMADA01/mar 2022
COMPROVAÇÕES DE INFORMAÇÕES DA 1º CHAMADA03 a 14/mar 2022
RESULTADO 2º CHAMADA21/mar 2022
COMPROVAÇÕES DE INFORMAÇÕES DA 2º CHAMADA21 a 29/mar 2022
LISTA DE ESPERA – MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE04 a 05/abr 2022
DIVULGAÇÃO LISTA DE ESPERA07/abr 2022
COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA LISTA DE ESPERA08 a 13/abr 2022
EDITALAcesse Aqui!

O Programa Universidade Para Todos — ProUni —  foi criado em 2004 pelo Governo Federal. O objetivo principal é dar acesso ao ensino superior dos estudantes que não possuem condições de pagar altas mensalidades em instituições privadas. Por meio do programa, é possível conseguir bolsas de estudo integrais ou parciais.

Para conseguir o benefício, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário-mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários-mínimos por pessoa.

É necessário também que o estudante tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, desde que na condição de bolsista integral. Pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa e, nesse último caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.

É preciso que o candidato tenha feito a edição mais recente do Enem, tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação. Neste ano, os estudantes serão selecionados de acordo com as notas do Enem de 2021.

Se você já atende a algum desses fatores, saiba que outros pontos podem te ajudar a conseguir a tão sonhada bolsa. São eles:

Fique atento ao período de inscrição

O primeiro passo para conseguir sua bolsa no ProUni 2022, além, é claro, de atender aos requisitos do programa, é ficar atento ao período de inscrição que o Ministério da Educação (MEC) informou o cronograma do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2022. Esta edição do primeiro semestre de 2022, o programa receberá inscrições entre os dias de 22 a 25 de fevereiro de 2022.

Nota de corte

Outro ponto importante para ficar de olho é na nota de corte. Cada curso exige uma pontuação mínima que o candidato deve ter alcançado para conseguir uma das vagas oferecidas. Uma boa dica é observar os números referentes aos dois últimos anos da prova, assim, você consegue ter uma ideia de quanto deve ser sua pontuação para ficar mais perto de garantir a bolsa de estudos.

Pesquise!

São diversas as universidades disponíveis espalhadas pelo país, não é mesmo? Mas antes de sair se inscrevendo sem saber se realmente você vai conseguir cursar uma delas, a melhor estratégia é pesquisar sobre as instituições, analisar a grade curricular dos cursos e entender qual opção realmente vale a pena para você. Procure por aquelas que possam oferecer experiências ricas e crescimento em conjunto, que acreditam e confiam no seu potencial!

Planejamento

Se planejar é essencial! Já imaginou conseguir a vaga e não poder cursar por falta de planejamento? Vamos supor que você consegue a bolsa para outra cidade, mas não tem disponibilidade imediata para mudar. Ou então acaba ficando sem tempo de começar os estudos. Para que você não passe por essa triste situação, não desgaste sua chance com opções que não fazem sentido no momento.

Tenha em mãos os documentos necessários

Antes mesmo de ter a confirmação da aprovação no processo seletivo do ProUni 2022 tenha em mãos toda a documentação necessária para conseguir realizar a matrícula. Não deixe para providenciar tudo em cima da hora, ok? Afinal, essa pode ser a chance da sua vida de iniciar uma graduação com o auxílio de uma bolsa de estudos.

Estas dicas foram úteis para você? Fique atentos às inscrições do ProUni 2022 e nosso financiamento. Saiba mais!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios