Você já participou de um processo seletivo e ouviu os selecionadores falarem sobre os pré-requisitos e soft skills para uma vaga? Nesta matéria vamos explicar esse conceito, afinal ele é essencial para quem busca sucesso no mercado de trabalho. Assista ao vídeo com a opinião dos melhores especialistas sobre o tema.
As soft skills são habilidades comportamentais e socioemocionais para lidar bem com o mundo complexo no qual vivemos. Para a CEO do Career Group, Karin Parodi, “esse tema reflete muito sobre o novo normal de adaptabilidade, flexibilidade, resiliência, capacidade de comunicação, de trabalhar em times e ser muito mais colaborativo.” Na pandemia esses itens ganharam ainda mais destaque e serão requisitados no novo normal.
O desafio de se destacar
No mundo corporativo, há muita competitividade. Logo, é significativo nos atentarmos às demandas exigidas por ele. Nem sempre ser o melhor em alguma função técnica será o suficiente para te manter bem empregado e eficiente como funcionário ou estagiário. Em uma seleção, a análise de requisitos do candidato deve ser altamente considerada. Porém, além dos pontos-chave exigidos pela empresa, vai se destacar quem desenvolver uma melhor interação com os outros.
O melhor amigo do sucesso
Sabe aquele seu colega um pouco rude? Às vezes, o segredo da vitória para ele pode ser investir em um curso ou treinamento de comunicação não violenta. Essas pequenas atitudes nos fazem evoluir tanto como seres humanos, quanto como colaboradores e, com certeza, motivam quem está ao redor. O ciclo é virtuoso e funciona como um efeito borboleta. Uma pessoa inspirada, motiva as outras.
Para você não duvidar
O Fórum Econômico Mundial apontou, em 2020, no The Future of Jobs Report, alguns aspectos importantes para o futuro do ambiente empresarial e foi além, identificando as soft skills mais requisitadas do amanhã. No Brasil de um ano atrás, tínhamos mais de 136 milhões de pessoas em atividade, no geral, e as habilidades em foco são diversas. É notório perceber a relevância de se ter iniciativa, saber gerenciar pessoas, conseguir pensar fora da caixa, ser líder e inovador, por exemplo.
Quando falamos sobre a importância dos temas citados acima e a necessidade de irmos além na nossa carreira, é indispensável refletirmos sobre sermos o melhor cada vez mais. Dessa forma, há diversos treinamentos disponíveis, cursos e mentorias e, para garantir ainda mais eficácia, a terapia funciona como aliada, nos ajudando nesse processo de evolução individual e profissional.
Para o head of leadership & emotional safety at CI&T, Marlon Silva, “características como criatividade, pensamento crítico e inteligência emocional são fundamentais em um ambiente corporativo. Esses elementos juntos levam qualquer colaborador e ser humano até um lugar de protagonismo, pois exigem das pessoas mais responsabilidade com as suas ações, evitando o vitimismo ou a síndrome de impostor.”
O ponto chave para obter triunfo na profissão é sempre buscar o desenvolvimento, sendo adaptável às mudanças ocorrendo ao redor. Não existe poção mágica, é tudo questão de entendermos como podemos evoluir e tentarmos sempre fazer por amor. “Eu não escolho aplicar em algum dia ou horário específico, eu vou melhorando continuamente na minha vida pessoal e conforme a necessidade eu vou aplicando em meus relacionamentos, nos meus contatos interpessoais.” diz o CEO da Agência DDA, Paulo Henrique de Lucena. É um processo!
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