Faculdade de Medicina: quantos anos dura?

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O curso de Medicina e as especializações

As especializações em Medicina são algo que preocupam vários alunos. Afinal, ao se aproximar do fim da graduação, chega a dúvida: quais carreiras um médico pode seguir? Depois de concluir o curso de Medicina, ao final de aproximadamente 12 semestres ou 6 anos, o aluno pode escolher continuar como clínico geral ou fazer um tipo de pós-graduação, que é a residência médica.

Como o curso de Medicina dura em média seis anos, divididos igualmente em ensino básico, estudos clínicos e internato, é importante ter em mente o período de duração da especialização escolhida. 

Por esse motivo, queremos ajudar você a pensar melhor sobre o assunto com este post. Ao longo do artigo, você vai entender mais sobre a residência médica e sobre a duração de algumas especializações em Medicina. Acompanhe e não perca a oportunidade de tirar as suas dúvidas!

Qual a importância da especialização?

A Medicina é uma área muito ampla, afinal, é preciso muito conhecimento para compreender como funciona a saúde humana e garantir o bem-estar dos pacientes. Por essa razão, o curso de medicina apresenta o conteúdo geral, onde os estudantes compreendem as áreas básicas da profissão e iniciam as práticas. E da mesma forma que os estudantes do curso necessitam de uma boa preparação durante a faculdade, os vestibulandos da área devem se esforçar para conquistar uma vaga na faculdade. Uma tática para ajudar nos estudos, é aprender dicas para melhorar o desempenho no vestibular

No entanto, para se aprofundar em uma determinada especialidade, é necessário dedicar-se a mais alguns anos de estudo e preparação

A especialização na Medicina é um processo que permite que os profissionais adquiram conhecimentos mais profundos sobre determinados assuntos, além de conquista rhabilidades específicas para o atendimento de áreas específicas, o que proporciona maior confiança dos pacientes.

Como funciona a residência médica

Essa outra dúvida é muito comum entre os estudantes após cursar Medicina: afinal, como funciona a residência médica? Semelhante ao internato, a especialização é voltada para adquirir conhecimentos práticos sobre a área escolhida.

No entanto, a diferença é que, na residência, o estudante de Medicina associa-se ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Por essa razão, passa a receber uma bolsa no valor bruto e fixo (não varia de acordo com a instituição nem com a especialidade) de R$ 3.330,43 para quem trabalha por 60 horas semanais — com os descontos provenientes da contribuição para a Previdência Social, a remuneração é algo em torno de R$ 2.964,13 por esse período trabalhado.

A carga horária é intensa, sendo necessárias 24 horas de plantão a cada semana, com 6 horas obrigatórias de descanso após 12 horas noturnas. O residente também recebe recesso de 30 dias consecutivos por ano e uma folga de 1 dia por semana.

Duração da especialização em cada área

Depois de realizar o processo seletivo e conseguir a aprovação para dar entrada à residência, o médico iniciará a sua especialização, que pode durar entre 2 e 5 anos, dependendo da área escolhida. É por isso que saber o tempo de duração é tão importante para escolher o destino de sua carreira.

Para ajudar nessa decisão, reunimos as especialidades mais procuradas pelos médicos e suas principais características:

Dermatologia

Um dermatologista cuida de procedimentos clínicos e cirúrgicos nos tecidos superficiais do corpo, como pele, cabelos e unhas. Para essa especialidade, é importante saber lidar com o público e ter contato direto com o paciente.

Essa área oferece a oportunidade de trabalhar em diversos locais como hospitais, ambulatórios, consultórios e clínicas. A duração da residência médica em dermatologia é de 3 anos.

Cardiologia

A Cardiologia é um dos ramos mais importantes da Medicina, tendo em vista que trata de um dos órgãos mais importantes do corpo humano: o coração. Por isso, o seu trabalho envolve cuidados com o sistema circulatório, com a musculatura cardíaca e com o próprio coração. A residência dessa especialidade dura em torno de 2 anos, na qual o profissional pode atuar em lugares como clínicas, hospitais, ambulatórios…

Neurologia

A Neurologia é uma especialidade que trata do sistema nervoso, muito importante para o funcionamento geral do corpo humano. Por ser uma especialização em uma área delicada e minuciosa, com diversas doenças ligadas a essa área, a residência médica tem 3 anos de duração.

Cirurgia Plástica

O cirurgião plástico é o profissional apto para cuidar da aparência e funcionalidade das partes do corpo através de procedimentos cirúrgicos. Ele realiza reparações, reconstruções de traumas, e de diversas patologias, assim como a área estética. A residência dessa especialidade também dura 3 anos

Ortopedia

A Ortopedia lida com regiões importantes para executar o movimento e realizar a sustentação do corpo, tratando de componentes como articulações, músculos, nervos, ligamentos, tendões e ossos. Nesse caso, será necessário um longo tempo de prática para desenvolver as habilidades manuais necessárias para exercer a profissão, com residência médica de até 3 anos.

Existem diversas especializações em Medicina, e escolher aquela com a qual você mais se identifica é fundamental para ter uma carreira de sucesso.

Além disso, é importante participar de eventos, congressos e de outras atividades para se manter atualizado nas novidades científicas do meio, pois essa é uma área que apresenta muitos avanços em curtos períodos de tempo. 
Agora que você sabe tudo sobre a importância das especializações na medicina, acesse o site da Wyden para se desenvolver profissionalmente e saber mais sobre as diversas faculdades disponíveis. Descubra como funciona o vestibular digital das unidades e saiba como estudar conosco!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios