Se você procura uma profissão com várias possibilidades de atuação e uma formação rápida para entrar logo no mercado de trabalho, o curso de logística é ideal para você! Trata-se de um tecnólogo, portanto, você conquista o diploma de Ensino Superior em cerca de 2 anos de faculdade.
Com ele, você se tornará auxiliar de logística, o profissional apto a avaliar, projetar e implementar sistemas de transporte e armazenamento, além de cuidar da gestão de suprimentos em empresas de qualquer porte ou segmento. O resultado é que a empregabilidade é excelente!
O que faz o auxiliar de logística?
O auxiliar de logística é o responsável por diversas tarefas relacionadas à organização de produtos e serviços de transporte. Essencialmente, a logística tem a ver com planejamento, então, o profissional deve avaliar o espaço físico da empresa, as vias de transporte e o tempo de realização de entregas e recebimentos para elaborar os processos logísticos da melhor forma.
As principais atribuições nessa área são:
- Armazenagem — trata-se de gerir, organizar e supervisionar o estoque de mercadorias e insumos da empresa, cuidando para que os produtos sejam organizados de forma otimizada e segura, além de monitorar a entrada e a saída de itens;
- Transporte — é a parte relacionada à distribuição de produtos, sendo necessário planejar rotas, escolher os meios de transporte, rastrear entregas, contratar prestadores de serviço, entre outros;
- Supply chain (cadeia de suprimentos) — o profissional deve cuidar de encomendas, recebimentos, documentação e outros processos relacionados, fazendo com que toda a cadeia de suprimentos funcione de forma integrada e eficiente;
- Manutenção da informação — é a organização de informações referentes ao desempenho logístico da empresa. Isso permite avaliar as operações, além de identificar falhas e oportunidades de melhoria.
A depender do porte da empresa, o auxiliar de logística pode atuar em todos os processos logísticos ou ser responsável por apenas um desses. Além disso, as atribuições vão desde a gestão das operações até a administração da parte burocrática (documentos, notas fiscais etc.) e o controle dos processos por meio de relatórios e planilhas.
O auxiliar de logística é bem-colocado nos mais diversos segmentos. Afinal, qualquer empresa precisa cuidar de processos de armazenamento e transporte. Assim, o mercado de trabalho é amplo: o profissional pode atuar nos setores primário, secundário ou terciário, no comércio nacional ou internacional e em empresas de todos os tamanhos.
Quanto ao rendimento, o portal Salário, que utiliza dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mostra que um profissional com tecnólogo em logística ganha, em média, de R$ 2 mil a R$ 4,2 mil. E olha só: somente em 2020, a demanda na área aumentou cerca de 21%.
Qual é o perfil desse profissional?
Você não precisa ser um gênio da Matemática ou um especialista em organização para ser um excelente auxiliar de logística. As principais técnicas da área são aprendidas pelos estudantes que contam com uma formação de qualidade. Então, o primeiro passo é investir em uma boa universidade.
No entanto, mais do que conhecimentos técnicos, o profissional da logística precisa ter certas habilidades (soft skills) e competências profissionais (hard skills) para se destacar no mercado de trabalho. Veja só algumas delas:
- Pensamento estratégico — ter uma perspectiva ampla do mercado para identificar tendências e focar resultados no médio e no longo prazo;
- Bom relacionamento interpessoal — ser capaz de lidar bem com as pessoas, de forma empática, motivadora e respeitosa;
- Habilidade de intermediar conflitos — saber lidar com problemas e solucioná-los da melhor forma, reduzindo os impactos negativos de situações desafiadoras e revertendo esses conflitos em oportunidades de crescimento;
- Capacidade de trabalhar sob pressão — manter a tranquilidade e a resiliência para lidar com cobranças e situações que exigem soluções rápidas;
- Criatividade — enxergar além do óbvio para chegar a estratégias inovadoras e técnicas capazes de otimizar os processos logísticos.
Além disso, as empresas têm valorizado cada vez mais os profissionais interdisciplinares, isto é, aqueles que não se limitam a um conhecimento específico. A capacidade de contribuir com as operações logísticas levando em conta o serviço como um todo e integrando processos é muito bem-vinda.
Como é o curso de logística?
O curso de logística é uma graduação tecnológica. Isso significa que o curso pertence ao nível superior, mas é focado nas aplicações práticas da profissão. Como o curso é direcionado ao mercado de trabalho e não é tão amplo quanto o bacharelado, tem uma duração menor: em geral, o auxiliar de logística obtém seu diploma em 2 anos (4 períodos).
Durante a formação, o estudante tem disciplinas dedicadas às principais atribuições do profissional de logística. Algumas delas são:
- Princípios de Gestão;
- Matemática Empresarial;
- Logística 4.0;
- Organização e Estrutura de Modais;
- Distribuição Física e Custos Logísticos;
- Gerenciamento de Aquisições e Estoque;
- Logística Reversa e Cadeia Verde;
- Mobilidade e Sistemas de Transporte.