Saiba tudo sobre o SiSU

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Em vigência desde 2010, o Sistema de Seleção Unificada do Governo Federal – o SiSU, como é popularmente conhecido, tornou-se, aos poucos, a principal plataforma de ingresso no Ensino Superior. Quer saber por que ele é tão importante? Acompanhe algumas informações que podem ajudar você a entender:

Por meio do SiSU, participantes do Enem podem utilizar a nota do Exame para ingressar em instituições públicas de educação superior. Com prazos de inscrição bem definidos, o sistema conta com alguns recursos para garantir uma concorrência mais justa, além de alguns benefícios.

Com a implantação do sistema informatizado, os estudantes podem cursar Graduação nas principais universidades e instituições públicas de ensino superior do Brasil. Ou seja, participando do Enem e se inscrevendo no SiSU, você pode estudar em qualquer cidade do país.

Durante o processo de inscrição no SiSU, os participantes podem, todo dia, verificar a nota de corte das opções de escolha. Desse modo, é possível acompanhar a probabilidade de aprovação. Além disso, até o final das inscrições no Sistema de Seleção Unificada, é permitido ao inscrito a modificação dos cursos selecionados.

Para assegurar que as especificidades não sejam esquecidas e, assim, o inscrito escolha de qualquer forma uma Graduação, o peso calculado por competência varia entre os cursos. Ou seja, um bacharelado em Física pode exigir nota maior em Ciências da Natureza, por exemplo.

Vale ressaltar, ainda, que, mesmo com algumas facilidades no monitoramento do processo de seleção, cursos muito concorridos – como Medicina, exigem uma nota de corte mínima para ingresso.  

Em 2024, o SISU terá mudanças importantes. Saiba em detalhes! 

Edição anual   

Em 2024, a edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos às vagas ofertadas pelas instituições participantes. Serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024, de acordo com os Termos de Adesão assinados pelas instituições de ensino superior que aderiram à seleção.    

A nova forma de seleção favorece o preenchimento mais igualitário das vagas do primeiro e segundo semestre, mas requer planejamento por parte dos estudantes. Em outras palavras, seriam as vagas que não eram preenchidas pelos estudantes, tanto pela baixa procura quanto pela desistência ou troca de curso, sobretudo na edição do segundo semestre.   

 1º e 2º semestre: não é mais possível escolher

 A partir de agora, o ingresso do estudante no curso dependerá da sua colocação em relação às vagas disponíveis e da ocupação efetiva das vagas pelos estudantes que estiverem mais bem colocados no curso pretendido. As universidades ofertarão, simultaneamente, vagas em cursos cujo início das aulas é no primeiro e no segundo semestre e será a classificação do candidato que definirá o início do seu curso, no primeiro ou segundo semestre, conforme edital específico de cada instituição de ensino 

Importante! O período de matrícula para os dois semestres é o mesmo. No período determinado pelo edital do programa, todos os estudantes selecionados (indiferente se no primeiro ou segundo semestre) devem se matricular na universidade.    

  

Lei de Cotas  

 Adequando-se aos aprimoramentos da nova Lei de Cotas (PL 5.384/2020), todos os candidatos inscritos no Sisu 2024 serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.    

 Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2024 seguirão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, conforme a atualização da Lei de Cotas, de quilombolas.    

  

Lista de espera   

Diferentemente dos anos anteriores, em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. O que não muda é a obrigatoriedade de demonstrar interesse para participar do processo: o candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso.    

Calendário SISU 2024  

Agora que você já sabe todas as mudanças no SISU 2024, fique atento ao calendário com as principais datas do programa e não perca os prazos!  
  

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro  
  •  Resultado: 30 de janeiro  
  •  Período de matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro  
  •  Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro  

Quer saber mais sobre como utilizar sua nota do Enem? clique aqui.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios