Saiba tudo sobre o SiSU

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Em vigência desde 2010, o Sistema de Seleção Unificada do Governo Federal – o SiSU, como é popularmente conhecido, tornou-se, aos poucos, a principal plataforma de ingresso no Ensino Superior. Quer saber por que ele é tão importante? Acompanhe algumas informações que podem ajudar você a entender:

Por meio do SiSU, participantes do Enem podem utilizar a nota do Exame para ingressar em instituições públicas de educação superior. Com prazos de inscrição bem definidos, o sistema conta com alguns recursos para garantir uma concorrência mais justa, além de alguns benefícios.

Com a implantação do sistema informatizado, os estudantes podem cursar Graduação nas principais universidades e instituições públicas de ensino superior do Brasil. Ou seja, participando do Enem e se inscrevendo no SiSU, você pode estudar em qualquer cidade do país.

Durante o processo de inscrição no SiSU, os participantes podem, todo dia, verificar a nota de corte das opções de escolha. Desse modo, é possível acompanhar a probabilidade de aprovação. Além disso, até o final das inscrições no Sistema de Seleção Unificada, é permitido ao inscrito a modificação dos cursos selecionados.

Para assegurar que as especificidades não sejam esquecidas e, assim, o inscrito escolha de qualquer forma uma Graduação, o peso calculado por competência varia entre os cursos. Ou seja, um bacharelado em Física pode exigir nota maior em Ciências da Natureza, por exemplo.

Vale ressaltar, ainda, que, mesmo com algumas facilidades no monitoramento do processo de seleção, cursos muito concorridos – como Medicina, exigem uma nota de corte mínima para ingresso. Saiba mais sobre as etapas de inscrição no SiSU 2021 e não perca os prazos.

Participou do Enem 2020? Então confira o calendário do SiSU 2021:

ATIVIDADEDATA
Resultado Enem 202029 de março
Inscrições SiSU 20216 a 9 de abril
Chamada regular SiSU13 de abril
Inscrições lista de espera SiSU13 a 19 de abril
Matrícula chamada regular14 a 19 de abril
Convocação lista de espera23 de abril

Quer saber mais sobre o Enem 2021? Acompanhe o passo a passo para consultar sua nota individual: clique aqui.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios