3 passos para iniciar uma transição de carreira e ser bem sucedido na sua escolha

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Iniciar numa nova carreira é sempre um desafio e traz bastante insegurança, mas a busca por uma carreira que faça sentido tem feito com que os profissionais se arrisquem e alcem novos voos. A transição profissional tem se tornado cada vez mais comum, seja pela ausência de conexão e identificação com a profissão escolhida anos atrás, afinal de contas a definição de uma área de atuação acontece de forma precoce, seja pelo sonho de desenvolver novas habilidades ou por enfrentar dificuldades no mercado de trabalho.

O índice de insatisfação e infelicidade no trabalho tem crescido consideravelmente, é o que constatou a pesquisa realizada pelo aplicativo Survey Monkey. De acordo com os dados, 36,52% dos profissionais estão infelizes com o trabalho que realizam e, cerca de 65% têm o desejo de fazer algo diferente do que fazem atualmente para serem mais felizes. Mas buscar novos horizontes requer estrutura e planejamento, começando pelo autoconhecimento, que levará os profissionais a fazerem escolhas melhores. Aqui, cinco passos para levar em consideração ao definir uma nova área de atuação.

Passo 1

Invista no autoconhecimento. Você só conseguirá ter clareza sobre seus propósitos uma vez que você tenha conhecimento profundo sobre si mesmo. Se você não tem consciência de quem você é, qualquer caminho serve e será muito mais provável que se frustre no caminho.

Passo 2

Avalie o mercado de trabalho e faça um levantamento das áreas que precisam das suas habilidades.

Passo 3

Crie um plano de desenvolvimento da nova carreira. O que você vai precisar fazer para sair de onde está para chegar onde se sonha? Um planejamento bem feito, com etapas definidas e com clareza de detalhes, como a necessidade de desenvolver novas habilidades com cursos e certificações, por exemplo, é fundamental para construir o seu caminho. Não conseguimos realizar os sonhos de uma vez só. Defina onde quer chegar e dê pequenos passos todos os dias.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios