5 dicas para ler mais rápido

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Saber como ler mais rápido vai dar a você muitas vantagens em variadas ocasiões de sua vida. Durante a preparação para o vestibular, por exemplo, na qual é preciso priorizar algumas técnicas de estudos, a leitura dinâmica contribui para otimizar tempo e ajuda a fazer uma boa redação.

Ter o hábito de leitura é fundamental para acelerar seu desenvolvimento pessoal, pois é uma maneira de ter acesso a novas informações e estimular o aprendizado. Além disso, em momentos nos quais é necessário ler muitos livros e textos, apostar em técnicas para finalizar as obras, otimizando o tempo de aplicação e o foco, será de grande utilidade.

Por isso, neste post, vamos dar algumas dicas simples de como fazer uma leitura rápida e dinâmica, otimizando seu tempo. Acompanhe e veja cinco ótimos truques!

Um ambiente que você se sinta confortável é ideal para concentração.

1. Prepare o ambiente

O local onde se prepara para estudar vai interferir bastante no seu rendimento. Para fazer uma leitura dinâmica, é essencial estar em um ambiente silencioso e confortável. Desse modo, é possível focar apenas no conteúdo que precisa ser lido. Isso ajuda a eliminar distrações e reduzir o tempo que gastaria com elas.

Portanto, prepare bem o contexto. Encontre um espaço no qual possa se concentrar, tente isolar os sons externos, ajuste a iluminação, deixe lanche e água próximos, consulte o seu roteiro de estudos e, pronto, você criou um ambiente favorável para focar na sua leitura.

2. Utilize os dedos

Já percebeu como é mais difícil se perder quando você passa os dedos pelas linhas em que está lendo? Utilizar essa estratégia na hora de fazer as leituras é outra maneira de otimizar o tempo, pois diminui os minutos que perderia tentando se localizar ou relendo frases já vistas.

3. Elimine o hábito da releitura

O tópico anterior nos leva a esta outra dica importante: faça o possível para não reler uma frase ou parágrafo. O ideal é ler todo o texto e só voltar quando necessário, ao notar que não compreendeu alguma ideia.

4. Leia grupos de palavras

Outra atitude que vai atrasar sua leitura é ler palavra por palavra de um texto. Para perder esse hábito, experimente aumentar aos poucos o grupo de termos lidos por vez. Lembra-se de quando você estava se alfabetizando e lia uma sílaba por vez? Com o tempo, aprende-se a completar toda a palavra, certo? Agora a dica é aumentar a quantidade de termos, formando grupos cada vez maiores.

5. Faça uma análise prévia

Ter uma noção básica do que vai ser lido também é outra estratégia inteligente para ler mais rápido. Você pode utilizar as técnicas de skimming e scanning. Isto é, primeiro, observe o contexto geral do texto, preparando-se para o que vai descobrir durante a leitura. Em seguida, passe os olhos pelo conteúdo a fim de procurar palavras-chave e termos que vão ajudar a encontrar a informação desejada.

LEIA TAMBÉM: O QUE ESTUDAR PARA PASSAR EM MEDICINA EM 2021

Saber como ler mais rápido envolve um conjunto de estratégias muito bem pensadas para melhorar sua concentração e absorção do conteúdo. Experimente cada uma dessas técnicas e veja quais delas ajudam a otimizar o tempo de leitura. Contudo, nunca se esqueça de que o importante é manter o ritmo de busca de conhecimento e fazer leituras dinâmicas e relevantes, mesmo após conquistar os seus objetivos, como uma vaga na faculdade.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios