7 benefícios da leitura para a sua vida acadêmica

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Melhorar a interpretação de texto, aumentar a criatividade e aprender conteúdos novos: esses são apenas alguns dos benefícios da leitura que você pode aproveitar para o seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional.

Se você ainda não tem o hábito de leitura, saiba que nunca é tarde demais para começar. No entanto, quanto mais cedo iniciar, melhor. Afinal, essa é uma prática que ajuda muito na sua vida, principalmente no que diz respeito ao aprendizado.

É por isso que, neste post, listamos 7 dos principais benefícios da leitura para que você se inspire e comece agora mesmo a desenvolver o hábito de ler mais. Acompanhe!

1. Desenvolve o pensamento crítico

O pensamento crítico nada mais é do que ter a própria visão sobre um conjunto de assuntos, sendo capaz de formular a própria opinião, questionar conceitos e desenvolver os próprios argumentos. A leitura coloca você em contato com novos conteúdos, o que ajuda a estimular essa habilidade.

2. Diminui o estresse

Você sabia que a leitura também é ótima para aliviar o estresse? Ao criar esse hábito, seu cérebro começa a se concentrar melhor nessa atividade, eliminando pensamentos que causam preocupação e ansiedade. É por isso que é muito recomendado ler um livro antes de dormir. A leitura contribui com a higiene do sono, melhorando a qualidade dele e evitando problemas como a insônia.

3. Aumenta o vocabulário

Quer uma forma melhor de aprender novas palavras do que estando em contato com elas? Provavelmente, com a leitura de um livro, você vai conseguir aprender o significado de, pelo menos, um novo termo. Ao longo do tempo, essa expansão do vocabulário ajuda a escrever com mais facilidade, ler mais rápido e interpretar melhor.

4. Expande a criatividade

Livros que narram fantasias, aventuras ou até mesmo romances levam você a outro mundo. Apenas o ato de imaginar como é um personagem descrito estimula a criatividade. Essa mesma habilidade pode ser incentivada com a leitura de diversos gêneros literários.

5. Melhora a capacidade de argumentação

Lembra que a leitura ajuda a aprimorar o pensamento crítico? Ao mesmo tempo, ela ajuda a melhorar a capacidade de argumentação. Conforme você lê mais, é possível criar padrões de organização das palavras em sua mente, pois se acostuma a ter contato com frases bem-construídas.

Desse modo, a leitura ajuda também a estruturar melhor o seu pensamento e, assim, desenvolver argumentos mais sustentáveis, o que é fundamental para a escrita e a apresentação de trabalhos acadêmicos.

6. Ajuda a ter mais empatia

A leitura ajuda a expandir o seu conhecimento ao colocar você de frente para outras realidades, independentemente do gênero literário escolhido. Essa é uma forma de começar a se colocar no lugar de outras pessoas e, como consequência, desenvolver a empatia — uma das habilidades profissionais mais valorizadas.

7. Aprimora a interpretação de texto

Por fim, um dos benefícios mais evidentes da leitura é a melhora da interpretação. Como você se acostuma a absorver mais conteúdos de livros, a identificação do que se trata o assunto ou da motivação de um texto se torna muito mais intuitiva.

Como visto, existem muitos benefícios da leitura que podem ser aproveitados a partir do momento em que você decide adotar esse hábito para a sua vida. Desse modo, faça uma seleção de textos, de livros e de artigos de seu interesse e comece agora mesmo a desenvolver várias habilidades.

Achou este post interessante? Então, aproveite para compartilhar com os colegas de sala!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios