Como estudar EAD: veja 4 dicas práticas para mandar bem

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Quem trabalha ou tem outras obrigações no dia pode se beneficiar com a tecnologia de ensino digital ou educação a distância (EAD). Você não precisa se deslocar até a faculdade e consegue acompanhar as matérias no seu próprio ritmo. Apesar das vantagens, muita gente não sabe como estudar EAD.

Para ajudar você a aproveitar toda essa flexibilidade e realizar o sonho de ter seu diploma de ensino superior, vamos mostrar como funciona esse formato e 4 dicas para você ter um bom rendimento na faculdade a distância. Não perca!

Quais são as características da educação a distância?

No ensino digital, o aluno acompanha as disciplinas do curso superior por meio de uma plataforma virtual. Assim, assiste às aulas do seu tablet, computador ou até smartphone nos horários e no local mais convenientes. Não precisa estar presencialmente em sala de aula.

Todo o curso fica disponível online e, desse modo, você pode acompanhar com calma os tópicos e revisar sempre que precisar.

Quais são as melhores dicas de como estudar EAD?

Confira como se dar bem ao escolher o formato digital para fazer a faculdade.

1. Tenha um lugar organizado

O primeiro ponto é separar um ambiente para os estudos que seja confortável e que permita deixar seus materiais organizados. Assim, fica mais fácil estabelecer uma rotina de estudos e fazer seu tempo render mais, já que você não precisa ficar procurando cadernos, textos e outros itens.

2. Treine sua disciplina

Apesar da versatilidade do EAD, é preciso ter disciplina, já que a complexidade dos cursos é a mesma do formato presencial. Então, não procrastine: estude um pouco por dia para que as matérias não se acumulem. Com isso, você evita a ansiedade e o estresse e consegue aproveitar melhor os conteúdos.

3. Seja organizado

Além de disciplina, é preciso organização. Por isso, crie um cronograma de estudos semanal com os horários em que você vai se dedicar às aulas online. Se possível, respeite seu relógio biológico: caso você seja mais produtivo pela manhã, procure estudar nesse horário.

4. Crie uma lista de prioridades

Ao montar seu cronograma, considere as prioridades, como um trabalho para entregar ou prova. Com isso, você cria uma rotina que acompanha suas atividades, vai aprender melhor e não deixa nada para trás.

Quais são os benefícios de aplicar essas dicas?

É importante adotar as dicas, porque muitas pessoas associam a flexibilidade desse formato a uma facilidade maior do curso. É preciso muita dedicação e compromisso com as aulas, pois os conteúdos serão cobrados em uma avaliação.

Além disso, tenha em mente que você está seguindo a grade curricular de uma graduação, ou seja, os temas tratados serão mais específicos, exigindo uma atenção maior do aluno.

Você pode dar o primeiro passo na sua carreira fazendo um curso superior online. São formações de qualidade, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e que vão ajudar você a ingressar no mercado de trabalho. Para isso, coloque em prática as dicas de como estudar EAD e, aos poucos, crie uma rotina otimizada para acompanhar as matérias.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios