Como o personal branding contribui na carreira?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Hoje, o mercado de trabalho chegou a um patamar muito competitivo, por isso, diversas maneiras de se distinguir vem surgindo e chamando a atenção dos profissionais. O personal branding é uma dessas formas de gerir e pensar a carreira.  

A gestão de marca pessoal tem como objetivo evidenciar quem você é e como pode contribuir para o sucesso de uma organização. Essa estratégia é colocada em prática em todas as relações presenciais e também no ambiente virtual. Em um mundo digital e cheio de possibilidades, refletir sobre esse aspecto se faz necessário.

Higor Gonçalves, jornalista e especialista em personal branding, exemplifica: “sabe aquele post nas redes sociais? Ele deve vir a reboque de um plano com poder de destacá-lo perante as empresas”. Portanto, vale pensar sobre quais impressões você está transmitindo na Internet, principalmente no Linkedin.

Para deixar ainda mais claro, vamos a uma definição do conceito, nas palavras do CEO da Amazon, Jeff Bezos: “sua marca pessoal são os comentários sobre você quando não está na sala”. Cada indivíduo com quem interagimos cria uma visão sobre nós, logo, devemos articular métodos para garantir um olhar positivo.

Lembre-se, não é sobre fingir, e sim repensar atitudes e comportamentos. O personal branding descreve um conjunto mais amplo de atividades, sendo responsável por compartilhar essa essência, criando conexões com o target (ou os seguidores). Já o marketing pessoal se concentra em atrair e se comunicar com esse público, atendendo às suas necessidades e desejos.

Veja quatro dicas da Fundação Institudo de Administração (FIA) sobre o tema:

Infográfico branding pessoal
  1. Invista em autoconhecimento

Se o objetivo é falar sobre você, o primeiro passo é se conhecer, concorda? Não dá para dizer com coerência e clareza a respeito de um assunto sem dominá-lo, incluindo suas próprias aspirações e como deseja ser lembrado. Sendo assim, reflita e responda a quatro questões primordiais:

  • Qual é o maior objetivo em sua carreira?
  • Qual é a sua missão pessoal?
  • Como você deseja acrescentar ao mundo e de qual forma sua carreira pode ajudar nisso?
  • Quais as suas maiores habilidades, competências e como isso pode ajudá-lo na profissão?

Encontrando as respostas, você descobrirá sua autenticidade, mas esse é só o primeiro passo.

  1. Saiba como as pessoas te enxergam

Após encontrar sua originalidade, é hora de verificar como anda sua imagem diante de colegas, amigos e mercado. Colher feedback das pessoas mais próximas pode ser interessante, pois revela seu valor para quem está por perto. Também vale fazer uma busca com seu nome no Google, no modo anônimo, e checar se os seus perfis se destacam e quais os assuntos relacionados.

  1. Conheça seu público-alvo

Para se comunicar com eficiência, é fundamental conhecer bem para quem se está falando ou escrevendo. Caso contrário, não tem como saber qual a linguagem, tom e canais ideais para alcançar essas pessoas, nem sobre quais assuntos elas querem ler, ouvir ou assistir.

Não significa inventar um personagem para atender todas as expectativas do público, porque essa ideia está condenada ao fracasso. Contudo, informações sobre a sua audiência vão facilitar a aproximação, destacando habilidades e pautas relevantes.

  1. Trace uma estratégia digital

Independentemente da sua área de atuação, a estratégia de personal branding deve ser direcionada para as possibilidades do meio on-line. Isso porque os mercados estão cada vez mais digitalizados, e a Internet é a maior fonte na busca de informações de todos os tipos.

Mesmo para quem já é experiente, ignorar as ferramentas e canais digitais é um erro, pois eles são capazes de potencializar sua mensagem. Dentro da sua estratégia, inclua a criação de conteúdos relevantes, capazes de despertar identificação e interações. O tipo e formato desses materiais vai depender da sua expertise, por exemploredatores e executivos podem ficar à vontade para escrever posts e textos maiores, enquanto fotógrafos e designers tendem a se beneficiar com a publicação de imagens.

Gostou do assunto? Coloque tudo em prática, assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios