Conheça o perfil do estudante de Medicina

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Empatia, flexibilidade e ética profissional: essas são algumas características do perfil do estudante de Medicina, as quais fazem dos médicos excelentes profissionais em busca do bem-estar coletivo. Em uma profissão que lida diretamente com o ser humano e não permite negligências, esse alinhamento é fundamental para alcançar o sucesso na carreira.

Além disso, escolher uma instituição de ensino reconhecida também faz toda a diferença na qualidade da formação. Até porque uma boa universidade sempre estimulará o aluno a desenvolver competências cruciais para encarar o mercado de trabalho.

Importância de uma boa graduação

A responsabilidade social é a maior exigência no trabalho de um médico. Isso porque esses profissionais estão lidando cotidianamente com procedimentos complexos, que visam à melhoria e à manutenção da qualidade de vida humana. Então, não dá para agir na base de tentativas. É preciso tomar decisões rápidas e, muitas vezes, sob pressão, porém, sem chances de erro.

Essa capacidade só será desenvolvida se o aluno contar com uma boa formação em seu currículo acadêmico. Por isso, antes mesmo de avaliar se você tem o perfil do estudante de Medicina, direcione seus esforços para escolher uma instituição renomada, que se preocupa em formar profissionais altamente capacitados para o mercado.

Inclusive, na área da saúde, a graduação precisa contemplar uma exaustiva carga horária de aulas práticas. Afinal, o dia a dia no laboratório é o que permitirá ao aluno exercer aquilo que aprendeu nos conteúdos teóricos do curso de Medicina. Assim, o futuro médico ganhará a confiança e a segurança necessárias para diagnosticar e tratar da maneira correta os mais variados tipos de doenças.

Leia Mais: Saiba usar a nota do Enem para passar em medicina

Habilidades

Além de ter muito interesse pelas aulas de laboratório, um estudante de Medicina precisa desenvolver uma série de habilidades que vão ajudá-lo a exercer a profissão com maestria. Vamos a elas!

Paixão pelos estudos

Todas as áreas da Medicina estão sempre em transformação. Novas pesquisas e descobertas científicas surgem a cada dia, ou seja, ter paixão pelos estudos e vontade de aprender é algo indispensável para quem deseja seguir carreira no ramo.

A área pede atualização constante, significando que não basta somente frequentar as aulas do curso. É preciso também ir a congressos, conhecer as pesquisas em andamento no setor e aperfeiçoar seus conhecimentos lendo as referências mais atuais do campo.

Interesse pela ciência

Essa dica tem muito a ver com a anterior, principalmente se a gente considerar que teoria e prática em Medicina andam lado a lado. Por isso, além de estudar os teóricos de renome da área, é interessante se aproximar do laboratório de pesquisa, desenvolvendo trabalhos científicos de porte.

Isso pode ser feito ainda na graduação, por meio da iniciação científica, na qual os estudantes são orientados por professores pesquisadores e têm a chance de conduzir um projeto junto a eles. Quem sabe aí você não desperta a sua veia investigativa para, no futuro, contribuir com avanços importantíssimos do setor?

Equilíbrio emocional

Como dissemos, o médico muitas vezes trabalhará sob pressão, em casos complexos e com alta demanda de atendimentos. Isso requer enorme equilíbrio emocional para não se deixar abater na rotina da profissão. Alguns dias serão sim mais difíceis do que outros, mas haverá vários momentos gratificantes.

Então, comece desde cedo a cultivar sua inteligência emocional, pois é preciso estar muito bem psicologicamente para assumir um ofício de tamanha responsabilidade social. Cuide também do seu físico, porque corpo e mente devem andar juntos nessa busca por uma vida mais plena.

Foco e disciplina

Na verdade, qualquer curso de graduação exigirá foco e disciplina do aluno para começar a carreira com o pé direito. Acontece que na Medicina essa cobrança tende a ser um pouco maior, devido à carga horária elevada. Por isso, é importante treinar essas habilidades a cada dia, considerando seus planos de curto, médio e longo prazo.

Quando falamos em disciplina, estamos falando também de alcançar objetivos e realizar sonhos. Afinal, sem foco e dedicação diária fica mesmo muito difícil sair do lugar. É claro que haverá falhas e imprevistos no caminho, mas o segredo está em saber contornar essas frustrações, aprendendo com os erros e enxergando possibilidades para fazer melhor da próxima vez. Assim, dia após dia, você ficará mais perto da linha de chegada!

Empatia

Ao longo de suas trajetórias, bons médicos criarão laços de amizade e empatia com os pacientes. Inclusive, essa relação é muito vantajosa para ambas as partes, pois permite ao médico a gratidão por seu trabalho e ao paciente o sentimento de acolhimento em um momento de dor. Isso é algo evidente em todas as profissões da área da saúde, o que contribui para a valorização profissional e pessoal de quem atua no ramo.

Flexibilidade

Ser flexível e conseguir se adaptar a diferentes cenários é algo imprescindível na carreira médica. Muitos trabalharão em plantões madrugada afora e atenderão centros hospitalares das mais variadas estruturas. Então, é preciso estar ciente que nem tudo são flores na profissão. Em alguns momentos, você vai precisar abrir mão do seu próprio conforto para focar no trabalho. No entanto, será muito bem recompensado por isso!

Ética

Essa característica foi destacada logo no início deste post, pois, sem dúvida alguma, a ética profissional deve ser prioridade no exercício da Medicina. Estamos falando de alguém que trabalha salvando vidas, portanto, a empatia e o compromisso com a dignidade humana devem vir em primeiro lugar.

Se está pensando em seguir carreira médica, é porque provavelmente sabe da importância social dessa profissão e quer contribuir para a qualidade de vida das pessoas, sem distinções de qualquer tipo. Portanto, podemos dizer que o perfil do estudante de Medicina você já tem. Agora é só procurar uma instituição de referência e fazer a sua matrícula!

Leia Mais: Medicina UniFacid: melhor curso entre as privadas do Piauí

Este post trouxe inspiração? Então, aproveite para saber mais sobre o curso de Medicina do UniFacid e veja como transformar seus sonhos em realidade.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios